6º ANO : Professor Alex Brando - História dos Números, Sistema Decimal e Números Naturais. Aula programada de 06/04 à 10/04.
1º) ALUNOS, ASSISTAM AOS VÍDEOS NA SEQUÊNCIA. FAÇAM ANOTAÇÕES IMPORTANTES NO CADERNO( COMO EXEMPLOS, DICAS). ANOTEM AS DÚVIDAS QUE SURGIREM.
2º) ESTUDEM CONSTANTEMENTE A TABUADA, POIS O DOMÍNIO DA TABUADA SERÁ ESSENCIAL PARA NOSSO ESTUDO.
3º) APÓS VER OS VÍDEOS...a) CITE, EM SEU CADERNO, TRÊS SITUAÇÕES DO SEU DIA A DIA EM QUE VOCÊ USA NÚMEROS NATURAIS. b) CITE UMA VANTAGEM DE USAR O SISTEMA DECIMAL.
BOA AULA.
6º ANO : Professor Alex Brando - Adição e Subtração com Números Naturais. Aula programada de 13/04 à 17/04.
1º) ALUNOS, ASSISTAM AOS VÍDEOS NA SEQUÊNCIA. FAÇAM ANOTAÇÕES IMPORTANTES NO CADERNO( COMO AS DEFINIÇÕES, AS PROPRIEDADES, EXEMPLOS, DICAS). ANOTEM AS DÚVIDAS QUE SURGIREM.
2º) ESTUDEM CONSTANTEMENTE A TABUADA, POIS O DOMÍNIO DA TABUADA SERÁ ESSENCIAL PARA NOSSO ESTUDO.
BOA AULA
6º ANO : Professor Alex Brando - Adição e Subtração com Números Naturais. Aula programada de 20/04 à 24/04.
Copie e resolva as atividades em seu caderno. Anotem as dúvidas.
Bibliografia: Projeto Araribá: Matemática 6º ano. Ensino Fundamental. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2014.
Copie e resolva as atividades em seu caderno. Anotem as dúvidas.
Bibliografia: Projeto Araribá: Matemática 6º ano. Ensino Fundamental. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2014.
BOA AULA
6º ANO : Professor Alex Brando - Adição e Subtração com Números Naturais. Aula programada de 27/04 à 30/04.
1º) Corrija as atividades da semana passada.
2º) Copie e resolva as atividades dessa semana em seu caderno. Anotem as dúvidas.
Bibliografia: Projeto Araribá: Matemática 6º ano. Ensino Fundamental. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2014.
1º) Corrija as atividades da semana passada.
2º) Copie e resolva as atividades dessa semana em seu caderno. Anotem as dúvidas.
Bibliografia: Projeto Araribá: Matemática 6º ano. Ensino Fundamental. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2014.
7º ANO: PROFESSORA ZILCE / REVISÃO DE CONTEÚDOS IMPORTANTES
1. ALUNOS: ASSISTAM ÀS VÍDEO AULAS, E COPIEM O CONTEÚDO DELAS NO CADERNO DE VOCÊS, REALIZEM NO CADERNO TAMBÉM OS EXERCÍCIOS DAS VÍDEO AULAS.
Semana 1
semana 2
Semana 3
Aulas programadas de matemática:
Aulas programadas 06/04 a 10/04
8º e 9º ANO: Professora Maristela: Estas atividades serão as mesmas para o oitavo e nono ano. Começaremos revisando o BÁSICO. Assistam os vídeos, após, copiem e as resolvam em seu caderno. Também estarei disponibilizando um link com um jogo online sobre o conteúdo para aqueles que tiverem interesse.
Boas aulas!
Link para o Jogo Tabuada do Alien:
Atividades:
Devem ser copiadas e resolvidas em seu caderno.
Preencha a tabela e faça os cálculos.
Observe o gráfico e responda as questões abaixo:
Sabia que também é possível aprender a tabuada com a ajuda de belas canções? O vídeo abaixo é um exemplo muito legal desse tipo de aprendizado. Assista e divirta-se!
Aulas programadas de matemática:
13 a 17 abril de 2020
Vou postar as aulas semanalmente.
Copiar todas as atividades no caderno e resolve-las, (incluindo
os exemplos). Assistam aos vídeos que
também contém explicações sobre o conteúdo. Acompanhem para não ficarem
atrasados. Todas as atividades serão conferidas posteriormente. Portanto copiem
com as datas corretas. Quem puder imprimir, pode colar no caderno.
Atividades para o 8º e 9º anos
COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS.
Observe a representação gráfica dos números inteiros na reta.
-I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I_
-6 -5 -4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6
-6 -5 -4 -3 -2 -1 0 +1 +2 +3 +4 +5 +6
Dados dois números quaisquer, o que está à direita é o maior deles,
e o que está à esquerda, o menor deles.
exemplos
a) -1 maior; -4, porque -1 está à direita de -4.
b) +2 maior; -4, porque +2 está a direita de -4
c) -4 menor -2 , porque -4 está à esquerda de -2.
d) -2 menor +1, porque -2 está à esquerda de +1.
b) +2 maior; -4, porque +2 está a direita de -4
c) -4 menor -2 , porque -4 está à esquerda de -2.
d) -2 menor +1, porque -2 está à esquerda de +1.
Exercícios
1) Qual é o número maior ?
a) +1 ou -10
b) +30 ou 0
b) +30 ou 0
c) -20 ou 0
d) +10 ou -10
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30)
g) -50 ou +50
h) -30 ou -15
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30)
g) -50 ou +50
h) -30 ou -15
2) compare os seguintes
pares de números, dizendo se o primeiro é maior, menor ou igual.
a) +2 e + 3
b) +5 e -5
c) -3 e +4
b) +5 e -5
c) -3 e +4
d) +1 e -1
e) -3 e -6
f) -3 e -2
g) -8 e -2
e) -3 e -6
f) -3 e -2
g) -8 e -2
h) 0 e -5
i) -2 e 0
i) -2 e 0
j) -2 e -4
l) -4 e -3
3) coloque os números em ordem crescente.
a) -9,-3,-7,+1,0
b) -2, -6, -5, -3, -8
c) 5,-3,1,0,-1,20
4) Coloque os números em ordem decrescente
a) +3,-1,-6,+5,0
b) -4,0,+4,+6,-2
c) -5,1,-3,4,8
d) +10,+6,-3,-4,-9,+1
e) -18,+83,0,-172, -64
f) -286,-740, +827,0,+904
Adição
de números positivos :
A
soma de dois números positivos é um número positivo.
Adição
de números negativos:
A
soma de dois números negativos é um número negativo
1) Resolva
as adições e subtrações:
a) +5 + 3 =
b) +1 + 4 =
c) - 4 - 2 =
d) -3 - 1
e) +6 + 9 =
f) +10 + 7 =
g) - 8 -12 =
h) - 4 -15 =
2) Elimine
os parênteses e calcule:
a) (-34) + (+12)=
b) (-84) + (+84)=
c) (+48) + (-66)
d) (-91) + 0
e) 0 + (+77)
f) (- 3) + (+11) +
(-8)
g) (-12) + (-3) +
(+9)
h) (-5) + (-1) + (-
26)
3) Eu tinha um saldo
de negativo R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheques as
seguintes contas: aluguel R$ 440,00 e supermercado R$ 180,00. Depois de
descontar os cheques, qual será o meu saldo
4) Calcule:
a) (+5 + (+7) =
b) (-8) + (-9) =
c) (-37) + (+35) =
d) (+10) + (-9) =
e) (-15 ) + (+15)
f) (+80) + 0
g) (-127) + (-51) =
h) (+37) + (+37) =
i) (-42) + (-18) =
j) (-18) + (+17)
l) (-18) + (+19) =
m) (-1) + (-42) =
n) (+325) + (-257) =
o) 0 + (-75) =
p) (-121) + (+92) =
q ) (-578) + (-742)=
r) (+101) + (-101) =
s) (-1050) + (+876) =
5) Determine as seguintes somas
a) (-8) + (+10) + (+7) + (-2) =
b) (+20) + (-19) + (-13) + (-8)
c) (-5) + (+8) + (+2) + (+9) =
d) (-1) + (+6) + (-3) + (-4) + (-5) =
e) (+10) + (-20) + (-15) + (+12) + (+30) + (-40) =
f) (+3) + (-6) + (+8) =
g) (-5) + (-12) + (+3)
=
Parênteses precedidos pelo sinal –
Ao eliminarmos os parênteses e o sinal de – que os precede,
devemos trocar os sinais dos números contidos nesses parênteses.
6) Calcule:
a) (-5) + (+2) – (-1) + (-7) =
b) (+2) – (-3) + (-5) -(-9) =
c) (-2) + (-1) -(-7) + (-4) =
d) (-5) + (-6) -(-2) + (-3) =
e) (+9) -(-2) + (-1) – (-3) =
e) (+9) -(-2) + (-1) – (-3) =
f) 9 – (-7) -11 =
g) -2 + (-1) -6 =
h) -(+7) -4 -12 =
i) 15 -(+9) -(-2) =
j) -25 – ( -5) -30 =
l) -50 – (+7) -43 =
m) 10 -2 -5 -(+2) – (-3) =
n) 18 – (-3) – 13 -1 -(-4) =
o) 5 -(-5) + 3 – (-3) + 0 – 6 =
p) -28 + 7 + (-12) + (-1) -4 -2 =
q) -21 -7 -6 -(-15) -2 -(-10) =
MULTIPLICAÇÃO:
Multiplicação de dois números
de sinais iguais
observe o exemplo
a) (+5) . (+2) = +10
b) (-5) . (-2) = +10
b) (-5) . (-2) = +10
conclusão: Se os fatores tiverem sinais iguais o produto é positivo
Multiplicação de dois
produtos de sinais diferentes
observe os exemplos
a) (+3) . (-2) = -6
b) (-5) . (+4) = -20
b) (-5) . (+4) = -20
Conclusão : Se dois produtos tiverem sinais diferentes o produto é negativo
Regra pratica dos sinais na multiplicação
SINAIS IGUAIS: o resultado é positivo
a) (+) . (+) = (+)
b) (-) . (-) = (+)
SINAIS DIFERENTES: o resultado é negativo –
a) (+) . (-) = (-)
b) (-) . (+) = (-)
EXERCÍCIOS
1) Efetue as multiplicações
a) (+8) . (+5) =
b) (-8) . ( -5) =
c) (+8) .(-5) =
d) (-8) . (+5) =
e) (-3) . (+9) =
f) (+3) . (-9) =
g) (-3) . (-9) =
h) (+3) . (+9) =
i) (+7) . (-10) =
j) (+7) . (+10) =
l) (-7) . (+10) =
m) (-7) . (-10) =
o) (-5) . (+7) =
p) (+9) . (-2) =
r) (-4) . (+6) =
s) (-2) .(-4) =
t) (+9) . (+5) =
u) (+4) . (-2) =
v) (+8) . (+8) =
z) (-6) . (-6)
2) Calcule o produto
a) (+2) . (-7) =
b) 13 . 20 =
c) 13 . (-2) =
d) 6 . (-1) =
f) 7 . (-6) =
g) 5 . (-10) =
h) (-8) . 2 =
i) (-1) . 4 =
j) (-16) . 0 =
E ai alunos! Agora que terminaram as atividades vamos jogar para fixar bem o conteúdo? Jogos são uma ótima forma de estudarmos e nos divertirmos ao mesmo tempo. Então, faremos o seguinte desafio, o aluno que conseguir terminar o jogo em menos tempo ganhará um prêmio.
Regras do desafio:
1- Terminar a trilha no menor tempo possível no nível 2 com a operação de multiplicação.
2 - Tirar um print da tela e salvar até o retorno das aulas (esta será sua prova para concorrer ao prêmio).
OBS: Vocês podem jogar em qualquer nível usando a soma e a subtração também para treinarem seus conhecimentos.
Link para o Jogo Caminho Espacial da Matemática:
Boa sorte e boas atividades!
Até semana que vem.
Aulas programadas de matemática:
20 a 24 abril de 2020
PROFESSORA MARISTELA
Vou postar as aulas semanalmente.
Copiar todas as atividades no caderno e resolve-las, (incluindo
os exemplos). Assistam aos vídeos que
também contém todas as explicações sobre o conteúdo. Acompanhem para não ficarem atrasados. Todas
as atividades serão conferidas posteriormente. Portanto copiem com as datas
corretas. Quem puder imprimir, pode colar no caderno.
Atividades para o 8º e 9º anos
POTENCIAÇÃO
A potenciação é uma multiplicação de fatores
iguais
Exemplos 2³ = 2 .2 .2 = 8
Você sabe também que:
2 é a base
3 é o expoente
8 é a potência ou resultado
1) O expoente é par
a) (+7)² = (+7) . (+7) = +49
b) (-7)² = (-7) . (-7) = +49
c) (+2)⁴ = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = + 16
d) (-2)⁴ = (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = + 16
Conclusão : Quando o expoente for par, a potencia é um número
positivo
2) Quando o expoente for impar
a) (+4)³ = (+4) . (+4) . (+4) = + 64
b) (-4)³ = (-4) . (-4) . (-4) = - 64
c) (+2)⁵ = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = +32
d) (-2)⁵ = (-2) . (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = -32
Conclusão : Quando o expoente é impar, a potência tem o mesmo
sinal da base.
EXERCÍCIOS
1) Calcule as potências ;
a) (+7)²=
b) (+4)² =
c) (+3)² =
d) (+5)³ =
e) (+2)³ =
f) (+3)³ =
g) (+2)⁴ =
h) (+2)⁵ =
i) (-5)² =
j) (-3)² =
k) (-2)³ =
l) (-5)³ =
m) (-1)³ =
n) (-2)⁴ =
o) (-3)³ =
p) (-3)⁴ =
2) Calcule as potencias:
a) (-6)² =
b) (+3)⁴ =
c) (-6)³ =
d) (-10)² =
e) (+10)² =
f) (-3)⁵ =
g) (-1)⁶ =
h) (-1)³ =
i) (+2)⁶ =
j) (-4)² =
k) (-9)² =
l) (-1)⁵⁴ =
m) (-1)¹³ =
n) (-4)³ =
o) (-8)² =
p) (-7)² =
3) Calcule as potencias
a) 0⁷ =
b) (-2)⁸ =
c) (-3)⁵ =
d) (-11)³ =
e) (-21)² =
f) (+11)³ =
g) (-20)³
4) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências)
a) 15 + (+5)² =
b) 32 – (+7)² =
c) 18 + (-5)² =
d) (-8)² + 14 =
e) (-7)² - 60 =
f) 40 – (-2)³ =
g) (-2)⁵ + 21 =
h) (-3)³ - 13 =
i) (-4)² + (-2)⁴ =
j) (-3)² + (-2)³ =
k) (-1)⁶ + (-3)³ =
l) (-2)³ + (-1)⁵ =
CONVENÇÕES:
Todo o número inteiro elevado a 1 é igual a ele mesmo.
Exemplos:
a) (+7)¹ = +7
b) (-3)¹ = -3
Todo o número inteiro elevado a zero é igual a 1.
Exemplos:
a) (+5)⁰ = 1
b) (-8)⁰= 1
IMPORTANTE!
Observe como a colocação dos parênteses é importante:
a) (-3)² = (-3) . (-3) = +9
b) -3² = -(3 . 3) = -9
Para que a base seja negativa, ela deve estar entre parênteses.
EXERCÍCIOS
1) Calcule as potências:
a) (+6)¹ =
b) (-2)¹ =
c) (+10)¹ =
d) (-4)⁰ =
e) (+7)⁰ =
f) (-10)⁰ =
g) (-1)⁰ =
h) (+1)⁰ =
i) (-1)⁴²³ =
j) (-50)¹ =
k) (-100)⁰ =
l) 20000⁰ =
2) Calcule:
a) (-2)⁶ =
b) -2⁶ =
Os resultados são iguais ou diferentes?
R:
3) Calcule as potências:
a) (-5)² =
b) -5² =
c) (-7)² =
d) -7² =
e) (-1)⁴ =
f) -1⁴ =
4) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):
a) 35 + 5²=
b) 50 - 4² =
c) -18 + 10² =
d) -6² + 20 =
e) -12-1⁷ =
f) -2⁵ - 40 =
g) 2⁵ + 0 - 2⁴ =
h) 2⁴ - 2² - 2⁰ =
i) -3² + 1 - .65⁰ =
j) 4² - 5 + 0 + 7² =
k) 10 - 7² - 1 + 2³ =
l) 3⁴ - 3³ + 3² - 3¹ + 3⁰ =
Aulas programadas de matemática:
27 a 30 abril de 2020
PROFESSORA MARISTELA
Copiar todas as atividades no caderno e resolve-las, (incluindo
os exemplos). Assistam aos vídeos que
também contém todas as explicações sobre o conteúdo. Acompanhem para não ficarem atrasados. Todas
as atividades serão conferidas posteriormente. Portanto copiem com as datas
corretas. Quem puder imprimir, pode colar no caderno.
Atividades para o 8º e 9º anos
Para ler e relembrar:
Atividades:
1)
Calcule o mmc dos seguintes números:
a)
6
e 8
b)
9
e 4
c)
36
e 24
d)
45
e 60
e)
16
e 81
f)
13
e 17
g)
12,15
e 18
h)
4,25
e 21
i)
210
e 360
j)
30,
42 e 48
k)
12,
14, 16 e 18
2) Calcule o
mmc dos números abaixo:
1. (3, 4, 6)
2.
(2, 4, 8)
3. (3, 6, 9)
4.
(4, 8, 10)
5.
(6, 12, 15)
6.
(6, 15, 18)
ATÉ SEMANA QUE VEM!
BOAS AULAS
ATIVIDADES MARÇO DE 2020
1. Criar uma linha do tempo de sua vida do nascimento até os dias atuais. (Fatos mais marcantes em sua vida). O texto deve conter ano a ano (mínimo 20 linhas).
2. Como podemos relacionar a linha do tempo com a Matemática? Explique.
Elaborado pelos Professores: Maristela, Alex, Roberta e Zilce.
OBS: Realize sua atividade no caderno