Matemática - 6º ao 9º anos


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
MATEMÁTICA
AULAS PROGRAMADAS PARA O MÊS DE ABRIL

6º ANO : Professor Alex Brando - História dos Números, Sistema Decimal e Números Naturais. Aula programada de 06/04 à 10/04.
1º) ALUNOS, ASSISTAM AOS VÍDEOS NA SEQUÊNCIA. FAÇAM ANOTAÇÕES IMPORTANTES NO CADERNO( COMO EXEMPLOS, DICAS). ANOTEM AS DÚVIDAS QUE SURGIREM.
2º) ESTUDEM CONSTANTEMENTE A TABUADA, POIS O DOMÍNIO DA TABUADA SERÁ ESSENCIAL PARA NOSSO ESTUDO.
3º) APÓS VER OS VÍDEOS...a) CITE,  EM SEU CADERNO, TRÊS SITUAÇÕES DO SEU DIA A DIA EM QUE VOCÊ USA NÚMEROS NATURAIS. b) CITE UMA VANTAGEM DE USAR O SISTEMA DECIMAL.
BOA AULA.





6º ANO : Professor Alex Brando - Adição e Subtração com Números NaturaisAula programada de 13/04 à 17/04.
1º) ALUNOS, ASSISTAM AOS VÍDEOS NA SEQUÊNCIA. FAÇAM ANOTAÇÕES IMPORTANTES NO CADERNO( COMO AS DEFINIÇÕES, AS PROPRIEDADES, EXEMPLOS, DICAS). ANOTEM AS DÚVIDAS QUE SURGIREM.
2º) ESTUDEM CONSTANTEMENTE A TABUADA, POIS O DOMÍNIO DA TABUADA SERÁ ESSENCIAL PARA NOSSO ESTUDO.

BOA AULA











6º ANO : Professor Alex Brando - Adição e Subtração com Números NaturaisAula programada de 20/04 à 24/04.
Copie e resolva as atividades em seu caderno. Anotem as dúvidas.
Bibliografia: Projeto Araribá: Matemática 6º ano. Ensino Fundamental. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2014.

BOA AULA




6º ANO : Professor Alex Brando - Adição e Subtração com Números NaturaisAula programada de 27/04 à 30/04.
1º) Corrija as atividades da semana passada.
2º) Copie e resolva as atividades dessa semana em seu caderno. Anotem as dúvidas.
Bibliografia: Projeto Araribá: Matemática 6º ano. Ensino Fundamental. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2014.

BOA AULA




 7º ANO: PROFESSORA ZILCE /  REVISÃO DE CONTEÚDOS IMPORTANTES
1. ALUNOS: ASSISTAM ÀS VÍDEO AULAS, E COPIEM O CONTEÚDO DELAS NO CADERNO DE VOCÊS, REALIZEM NO CADERNO TAMBÉM OS EXERCÍCIOS DAS VÍDEO AULAS. 
Semana 1
semana 2
Semana 3



Aulas programadas de matemática:


Aulas programadas 06/04 a 10/04

8º e 9º ANO: Professora Maristela: Estas atividades serão as mesmas para o oitavo e nono ano. Começaremos revisando o BÁSICO. Assistam os vídeos, após, copiem e as resolvam em seu caderno. Também estarei disponibilizando um link com um jogo online sobre o conteúdo para aqueles que tiverem interesse. 


Boas aulas!





Link para o Jogo Tabuada do Alien:





Atividades:

    Devem ser copiadas e resolvidas em seu caderno.


Preencha a tabela e faça os cálculos.

































Observe o gráfico e responda as questões abaixo:



     Sabia que também é possível aprender a tabuada com a ajuda de belas canções? O vídeo abaixo é um exemplo muito legal desse tipo de aprendizado. Assista e divirta-se!








Aulas programadas de matemática:  

          13 a 17 abril de 2020

Vou postar as aulas semanalmente.
Copiar todas as atividades no caderno e resolve-las, (incluindo os exemplos).  Assistam aos vídeos que também contém explicações sobre o conteúdo. Acompanhem para não ficarem atrasados. Todas as atividades serão conferidas posteriormente. Portanto copiem com as datas corretas. Quem puder imprimir, pode colar no caderno.









Atividades para o 8º e 9º anos
COMPARAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS.
Observe a representação gráfica dos números inteiros na reta.
-I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I_
-6   -5    -4    -3   -2     -1     0   +1   +2   +3  +4   +5   +6
Dados dois números quaisquer, o que está à direita é o maior deles, e o que está à esquerda, o menor deles.
exemplos
a) -1 maior; -4, porque -1 está à direita de -4.
b) +2 maior; -4, porque +2 está a direita de -4
c) -4 menor -2 , porque -4 está à esquerda de -2.
d) -2 menor +1, porque -2 está à esquerda de +1.

Exercícios
1) Qual é o número maior ?
a) +1 ou -10
b) +30 ou 0
c) -20 ou 0
d) +10 ou -10
e) -20 ou -10
f) +20 ou -30)
g) -50 ou +50
h) -30 ou -15 

 2) compare os seguintes pares de números, dizendo se o primeiro é maior, menor ou igual.
a) +2 e + 3
b) +5 e -5
c) -3 e +4
d) +1 e -1
e) -3 e -6
f) -3 e -2
g) -8 e -2
h) 0 e -5
i) -2 e 0
j) -2 e -4
l) -4 e -3



3) coloque os números em ordem crescente.
a)    -9,-3,-7,+1,0

b) -2, -6, -5, -3, -8

c) 5,-3,1,0,-1,20





4) Coloque os números em ordem decrescente
a) +3,-1,-6,+5,0

b) -4,0,+4,+6,-2

c) -5,1,-3,4,8

d) +10,+6,-3,-4,-9,+1

e) -18,+83,0,-172, -64

f) -286,-740, +827,0,+904

Adição de números positivos :                                                               
A soma de dois números positivos é um número positivo.

Adição de números negativos:                                                              
A soma de dois números negativos é um número negativo


1) Resolva as adições e subtrações:
a) +5 + 3 =
b) +1 + 4 =
c) - 4 - 2 =
d) -3 - 1
e) +6 + 9 =
f) +10 + 7 =
g) - 8 -12 =
h) - 4 -15 =


2) Elimine os parênteses e calcule:
a) (-34) + (+12)=
b) (-84) + (+84)=
c) (+48) + (-66)
d) (-91) + 0
e) 0 + (+77)
 f) (- 3) + (+11) + (-8)
 g) (-12) + (-3) + (+9)
 h) (-5) + (-1) + (- 26)

 3) Eu tinha um saldo de negativo R$ 520,00 no banco. Depositei R$ 810,00 e paguei com cheques as seguintes contas: aluguel R$ 440,00 e supermercado R$ 180,00. Depois de descontar os cheques, qual será o meu saldo


4) Calcule:
a) (+5 + (+7) =
b) (-8) + (-9) =
c) (-37) + (+35) =
d) (+10) + (-9) =
e) (-15 ) + (+15)
f) (+80) + 0
g) (-127) + (-51) =
h) (+37) + (+37) =
i) (-42) + (-18) =
j) (-18) + (+17)
l) (-18) + (+19) =
m) (-1) + (-42) =
n) (+325) + (-257) =
o) 0 + (-75) =
p) (-121) + (+92) =
q ) (-578) + (-742)=
r) (+101) + (-101) =
s) (-1050) + (+876) =



5) Determine as seguintes somas
a) (-8) + (+10) + (+7) + (-2) =
b) (+20) + (-19) + (-13) + (-8)
c) (-5) + (+8) + (+2) + (+9) =
d) (-1) + (+6) + (-3) + (-4) + (-5) =
e) (+10) + (-20) + (-15) + (+12) + (+30) + (-40) =
f) (+3) + (-6) + (+8) =
g) (-5) + (-12) + (+3) =

Parênteses precedidos pelo sinal –
Ao eliminarmos os parênteses e o sinal de – que os precede, devemos trocar os sinais dos números contidos nesses parênteses.

6) Calcule:
a) (-5) + (+2) – (-1) + (-7) =
b) (+2) – (-3) + (-5) -(-9) =
c) (-2) + (-1) -(-7) + (-4) =
d) (-5) + (-6) -(-2) + (-3) =
e) (+9) -(-2) + (-1) – (-3) =
f) 9 – (-7) -11 =
g) -2 + (-1) -6 =
h) -(+7) -4 -12 =
i) 15 -(+9) -(-2) =
j) -25 – ( -5) -30 =
l) -50 – (+7) -43 =
m) 10 -2 -5 -(+2) – (-3) =
n) 18 – (-3) – 13 -1 -(-4) =
o) 5 -(-5) + 3 – (-3) + 0 – 6 =
p) -28 + 7 + (-12) + (-1) -4 -2 =
q) -21 -7 -6 -(-15) -2 -(-10) =



MULTIPLICAÇÃO:
 Multiplicação de dois números de sinais iguais
observe o exemplo
a) (+5) . (+2) = +10

b) (-5) . (-2) = +10

conclusão: Se os fatores tiverem sinais iguais o produto é positivo
 Multiplicação de dois produtos de sinais diferentes
observe os exemplos
a) (+3) . (-2) = -6
b) (-5) . (+4) = -20

Conclusão : Se dois produtos tiverem sinais diferentes o produto é negativo
Regra pratica dos sinais na multiplicação
SINAIS IGUAIS: o resultado é positivo
a) (+) . (+) = (+)
b) (-) . (-) = (+)
SINAIS DIFERENTES: o resultado é negativo –
a) (+) . (-) = (-)
b) (-) . (+) = (-)


EXERCÍCIOS
1) Efetue as multiplicações
a) (+8) . (+5) =
b) (-8) . ( -5) =
c) (+8) .(-5) =
d) (-8) . (+5) =
e) (-3) . (+9) =
f) (+3) . (-9) =
g) (-3) . (-9) =
h) (+3) . (+9) =
i) (+7) . (-10) =
j) (+7) . (+10) =
l) (-7) . (+10) =
m) (-7) . (-10) =
o) (-5) . (+7) =
p) (+9) . (-2) =
r) (-4) . (+6) =
s) (-2) .(-4) =
t) (+9) . (+5) =
u) (+4) . (-2) =
v) (+8) . (+8) =
z) (-6) . (-6)


2) Calcule o produto
a) (+2) . (-7) =
b) 13 . 20 =
c) 13 . (-2) =
d) 6 . (-1) =
f) 7 . (-6) =
g) 5 . (-10) =
h) (-8) . 2 =
i) (-1) . 4 =

j) (-16) . 0 =

E ai alunos! Agora que terminaram as atividades vamos jogar para fixar bem o conteúdo? Jogos são uma ótima forma de estudarmos e nos divertirmos ao mesmo tempo. Então, faremos o seguinte desafio, o aluno que conseguir terminar o jogo em menos tempo ganhará um prêmio.

Regras do desafio:
1- Terminar a trilha no menor tempo possível no nível 2 com a operação de multiplicação.
2 - Tirar um print da tela e salvar até o retorno das aulas (esta será sua prova para concorrer ao prêmio).

OBS: Vocês podem jogar em qualquer nível usando a soma e a subtração também para treinarem seus conhecimentos.

Link para o Jogo Caminho Espacial da Matemática:



Boa sorte e boas atividades!
Até semana que vem.






Aulas programadas de matemática:

20 a 24 abril de 2020

 PROFESSORA MARISTELA

Vou postar as aulas semanalmente.

Copiar todas as atividades no caderno e resolve-las, (incluindo os exemplos).  Assistam aos vídeos que também contém todas as explicações sobre o conteúdo.  Acompanhem para não ficarem atrasados. Todas as atividades serão conferidas posteriormente. Portanto copiem com as datas corretas. Quem puder imprimir, pode colar no caderno.


Atividades para o 8º e 9º anos







POTENCIAÇÃO

A potenciação é uma multiplicação de fatores iguais


Exemplos 2³ = 2 .2 .2 = 8


Você sabe também que:


2 é a base
3 é o expoente

8 é a potência ou resultado




1) O expoente é par


a) (+7)² = (+7) . (+7) = +49
b) (-7)² = (-7) . (-7) = +49

c) (+2) = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = + 16
d) (-2) = (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = + 16


Conclusão : Quando o expoente for par, a potencia é um número positivo


2) Quando o expoente for impar


a) (+4)³ = (+4) . (+4) . (+4) = + 64
b) (-4)³ = (-4) . (-4) . (-4) = - 64

c) (+2) = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = +32
d) (-2) = (-2) . (-2) . (-2) . (-2) . (-2) = -32


Conclusão : Quando o expoente é impar, a potência tem o mesmo sinal da base.



EXERCÍCIOS


1) Calcule as potências ;

a) (+7)²= 
b) (+4)² = 
c) (+3)² = 
d) (+5)³ = 
e) (+2)³ = 
f) (+3)³ = 
g) (+2)
h) (+2)
i) (-5)² = 
j) (-3)² = 
k) (-2)³ = 
l) (-5)³ = 
m) (-1)³ = 
n) (-2)
o) (-3)³ = 
p) (-3)




2) Calcule as potencias:

a) (-6)² = 
b) (+3) =  
c) (-6)³ = 
d) (-10)² = 
e) (+10)² = 
f) (-3)
g) (-1)
h) (-1)³ = 
i) (+2)
j) (-4)² = 
k) (-9)² = 
l) (-1)⁵⁴
m) (-1)¹³ = 
n) (-4)³ = 
o) (-8)² = 
p) (-7)² = 




3) Calcule as potencias

a) 0
b) (-2)
c) (-3)
d) (-11)³ = 
e) (-21)² = 
f) (+11)³ = 
g) (-20)³




4) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências)

a) 15 + (+5)² = 
b) 32 – (+7)² = 
c) 18 + (-5)² = 
d) (-8)² + 14 = 
e) (-7)² - 60 = 
f) 40 – (-2)³ = 
g) (-2) + 21 = 
h) (-3)³ - 13 = 
i) (-4)² + (-2)
j) (-3)² + (-2)³ = 
k) (-1) + (-3)³ = 
l) (-2)³ + (-1)


CONVENÇÕES:

Todo o número inteiro elevado a 1 é igual a ele mesmo.

Exemplos:

a) (+7)¹ = +7
b) (-3)¹ = -3

Todo o número inteiro elevado a zero é igual a 1.

Exemplos:
a) (+5) = 1
b) (-8)= 1

IMPORTANTE!

Observe como a colocação dos parênteses é importante:

a) (-3)² = (-3) . (-3) = +9
b) -3² = -(3 . 3) = -9

Para que a base seja negativa, ela deve estar entre parênteses.


EXERCÍCIOS

1) Calcule as potências:

a) (+6)¹ = 
b) (-2)¹ = 
c) (+10)¹ = 
d) (-4)
e) (+7)
f) (-10)
g) (-1)
h) (+1)
i) (-1)²³ = 
j) (-50)¹ = 
k) (-100)
l) 20000





2) Calcule:

a) (-2)
b) -2

Os resultados são iguais ou diferentes?
R:




3) Calcule as potências:

a) (-5)² = 
b) -5² = 
c) (-7)² = 
d) -7² = 
e) (-1)
f) -1

4) Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):

a) 35 + 5²= 
b) 50 - 4² = 
c) -18 + 10² = 
d) -6² + 20 = 
e) -12-1
f) -2 - 40 = 
g) 2 + 0 - 2
h) 2 - 2² - 2
i) -3² + 1 - .65
j) 4² - 5 + 0 + 7² = 
k) 10 - 7² - 1 + 2³ = 
l) 3 - 3³ + 3² - 3¹ + 3


Aulas programadas de matemática:

 27 a 30 abril de 2020

  PROFESSORA MARISTELA

Copiar todas as atividades no caderno e resolve-las, (incluindo os exemplos).  Assistam aos vídeos que também contém todas as explicações sobre o conteúdo.  Acompanhem para não ficarem atrasados. Todas as atividades serão conferidas posteriormente. Portanto copiem com as datas corretas. Quem puder imprimir, pode colar no caderno.


Atividades para o 8º e 9º anos








Para ler e relembrar:








Atividades:


1)            Calcule o mmc dos seguintes números:

a)                6 e 8
b)                9 e 4
c)                 36 e 24
d)                45 e 60
e)                16 e 81
f)                  13 e 17
g)                12,15 e 18
h)                4,25 e 21
i)                   210 e 360
j)                   30, 42 e 48
k)                12, 14, 16 e 18



   2) Calcule o mmc dos números abaixo:

     1.   (3, 4, 6)

     2.  (2, 4, 8)

     3.   (3, 6, 9)

     4.  (4, 8, 10)

     5.  (6, 12, 15)

     6.  (6, 15, 18)












ATÉ SEMANA QUE VEM!


BOAS AULAS

____________________________________
ATIVIDADES MARÇO DE 2020

1. Criar uma linha do tempo de sua vida do nascimento até os dias atuais. (Fatos mais marcantes em sua vida). O texto deve conter ano a ano (mínimo 20 linhas).


2. Como podemos relacionar a linha do tempo com a Matemática? Explique.

Elaborado pelos Professores: Maristela, Alex, Roberta e Zilce.

OBS: Realize sua atividade no caderno