Curso Normal - Linguagens - 1º, 2º e 3º anos


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
LINGUAGENS CURSO NORMAL

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – SÃO FRANCISCO DE PAULA
ESTUDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
CURSO NORMAL

ATIVIDADE PARA TODOS OS ALUNOS DOS 1ºs, 2ºs e 3ºs ANOS DO CURSO NORMAL

IMPORTANTE:

AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO CADERNO



______________________________________


ATIVIDADES DE ABRIL/2020: 

LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA ESPANHOLA.


1º ANOS DO CURSO NORMAL:

Língua Portuguesa e Literatura:


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA PARA OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS DO CURSO NORMAL 


Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura.
Professores responsáveis disponíveis para esclarecer dúvidas:
Aline Aguiar da Silva, Luciano Bisol, Tatiana Marques Reis e Vera Lúcia Farias.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 1º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.

ATIVIDADE ABRIL 2020: ESTUDO DO GÊNERO LITERÁRIO “CONTO”.

O conto é um formato de narrativa, ou seja, de história, em que se concentram personagens e cenários como em uma fotografia. O conto permite resumir em um curto espaço de tempo a sabedoria de toda uma vida. Leia o conto a seguir (No Retiro da Figueira) do escritor gaúcho Moacyr Scliar e responda as questões abaixo.


NO RETIRO DA FIGUEIRA
Moacyr Scliar

Sempre achei que era bom demais. O lugar, principalmente. O lugar era... era maravilhoso. Bem como dizia o prospecto: maravilhoso. Arborizado, tranquilo, um dos últimos locais – dizia o anúncio – onde você pode ouvir um bem-te-vi cantar. Verdade: na primeira vez que fomos lá ouvimos o bem-te-vi. E também constatamos que as casas eram sólidas e bonitas, exatamente como o prospecto as descrevia: estilo moderno, sólidas e bonitas. Vimos os gramados, os parques, os pôneis, o pequeno lago. Vimos o campo de aviação. Vimos a majestosa figueira que dava nome ao condomínio: Retiro da Figueira.  
Mas o que mais agradou à minha mulher foi a segurança. Durante todo o trajeto de volta à cidade – e eram uns bons cinquenta minutos – ela falou, entusiasmada, da cerca eletrificada, das torres de vigia, dos holofotes, do sistema de alarmes – e sobretudo dos guardas. Oito guardas, homens fortes, decididos – mas amáveis, educados. Aliás, quem nos recebeu naquela visita, e na seguinte, foi o chefe deles, um senhor tão inteligente e culto que logo pensei: “ah, mas ele deve ser formado em alguma universidade”. De fato: no decorrer da conversa ele mencionou – mas de maneira casual – que era formado em Direito. O que só fez aumentar o entusiasmo de minha mulher.         
Ela andava muito assustada ultimamente. Os assaltos violentos se sucediam na vizinhança; trancas e porteiros eletrônicos já não detinham os criminosos. Todos os dias sabíamos de alguém roubado e espancado; e quando uma amiga nossa foi violentada por dois marginais, minha mulher decidiu – tínhamos de mudar de bairro. Tínhamos de procurar um lugar seguro.          
Foi então que enfiaram o prospecto colorido sob nossa porta. Às vezes penso que se morássemos num edifício mais seguro o portador daquela mensagem publicitária nunca teria chegado a nós, e, talvez... Mas isto agora são apenas suposições. De qualquer modo, minha mulher ficou encantada com o Retiro da Figueira. Meus filhos estavam vidrados nos pôneis. E eu acabava de ser promovido na firma. As coisas todas se encadearam, e o que começou com um prospecto sendo enfiado sob a porta transformou-se – como dizia o texto – num novo estilo de vida.          
Não fomos os primeiros a comprar casa no Retiro da Figueira. Pelo contrário; entre nossa primeira visita e a segunda – uma semana após – a maior parte das trinta residências já tinha sido vendida. O chefe dos guardas me apresentou a alguns dos compradores. Gostei deles: gente como eu, diretores de empresa, profissionais liberais, dois fazendeiros. Todos tinham vindo pelo prospecto. E quase todos tinham se decidido pelo lugar por causa da segurança.          
Naquela semana descobri que o prospecto tinha sido enviado apenas a uma quantidade limitada de pessoas. Na minha firma, por exemplo, só eu o tinha recebido. Minha mulher atribuiu o fato a uma seleção cuidadosa de futuros moradores – e viu nisso mais um motivo de satisfação. Quanto a mim, estava achando tudo muito bom. Bom demais.          
Mudamo-nos. A vida lá era realmente um encanto. Os bem-te-vis eram pontuais: às sete da manhã começavam seu afinado concerto. Os pôneis eram mansos, as aléias ensaibradas estavam sempre limpas. A brisa agitava as árvores do parque – cento e doze, bem como dizia o prospecto. Por outro lado, o sistema de alarmes era impecável. Os guardas compareciam periodicamente à nossa casa para ver se estava tudo bem – sempre gentis, sempre sorridentes. O chefe deles era uma pessoa particularmente interessada: organizava festas e torneios, preocupava-se com nosso bem-estar. Fez uma lista dos parentes e amigos dos moradores – para qualquer emergência, explicou, com um sorriso tranquilizador. O primeiro mês decorreu – tal como prometido no prospecto – num clima de sonho. De sonho, mesmo.       
Uma manhã de domingo, muito cedo – lembro-me que os bem-te-vis ainda não tinham começado a cantar – soou a sirene de alarme. Nunca tinha tocado antes, de modo que ficamos um pouco assustados – um pouco, não muito. Mas sabíamos o que fazer: nos dirigimos, em ordem, ao salão de festas, perto do lago. Quase todos ainda de roupão ou pijama.          O chefe dos guardas estava lá, ladeado por seus homens, todos armados de fuzis. Fez-nos sentar, ofereceu café. Depois, sempre pedindo desculpas pelo transtorno, explicou o motivo da reunião: é que havia marginais nos matos ao redor do Retiro e ele, avisado pela polícia, decidira pedir que não saíssemos naquele domingo.          
– Afinal – disse, em tom de gracejo – está um belo domingo, os pôneis estão aí mesmo, as quadras de tênis...          
 Era mesmo um homem muito simpático. Ninguém chegou a ficar verdadeiramente contrariado.          
Contrariados ficaram alguns no dia seguinte, quando a sirene tornou a soar de madrugada. Reunimo-nos de novo no salão de festas, uns resmungando que era segunda-feira, dia de trabalho. Sempre sorrindo, o chefe dos guardas pediu desculpas novamente e disse que infelizmente não poderíamos sair – os marginais continuavam nos matos, soltos. Gente perigosa; entre eles, dois assassinos foragidos. À pergunta de um irado cirurgião o chefe dos guardas respondeu que, mesmo de carro, não poderíamos sair; os bandidos poderiam bloquear a estreita estrada do Retiro.          
– E vocês, por que não nos acompanham? – perguntou o cirurgião.          
– E quem vai cuidar da família de vocês? – disse o chefe dos guardas, sempre sorrindo.          
Ficamos retidos naquele dia e no seguinte. Foi aí que a polícia cercou o local: dezenas de viaturas com homens armados, alguns com máscaras contra gases. De nossas janelas nós os víamos e reconhecíamos: o chefe dos guardas estava com a razão.          
Passávamos o tempo jogando cartas, passeando ou simplesmente não fazendo nada. Alguns estavam até gostando. Eu não. Pode parecer presunção dizer isto agora, mas eu não estava gostando nada daquilo.          
Foi no quarto dia que o avião desceu no campo de pouso. Um jatinho. Corremos para lá. Um homem desceu e entregou uma maleta ao chefe dos guardas. Depois olhou para nós – amedrontado, pareceu-me – e saiu pelo portão da entrada, quase correndo.          
O chefe dos guardas fez sinal para que não nos aproximássemos. Entrou no avião. Deixou a porta aberta, e assim pudemos ver que examinava o conteúdo da maleta. Fechou-a, chegou à porta e fez um sinal. Os guardas vieram correndo, entraram todos no jatinho. A porta se fechou, o avião decolou e sumiu.          
Nunca mais vimos o chefe e seus homens. Mas estou certo que estão gozando o dinheiro pago por nosso resgate. Uma quantia suficiente para construir dez condomínios iguais ao nosso – que eu, diga-se de passagem, sempre achei que era bom demais.

 1)    FAÇA O RESUMO DO CONTO EM UM PARÁGRAFO (Não esqueça de deixar o espaçamento de parágrafo na primeira linha. Além disso, procure escrever três frases neste parágrafo, correspondentes ao início, meio e fim do conto).
 2)    Qual o significado da palavra "prospecto" (linha 2)?
 3)    Quem é o narrador da história? Descreva sua personalidade.
 4)    Qual o desfecho (resolução) do conflito narrado no conto?
 5)    Faça uma descrição do cenário do conto, isto é, do condomínio Retiro da Figueira.
 6)    Segundo o filósofo francês Michel Foucault, as estruturas físicas dos prédios que habitamos funcionam como mecanismos de controle sobre nossos corpos. Explique de que maneira a estrutura física do condomínio Retiro da Figueira controlou os corpos e os comportamentos das personagens.
 7)    A violência urbana foi o que levou a esposa do narrador a interessar-se pelo condomínio. Mas qual foi precisamente o fato que fez ela tomar a decisão de se mudar?
 8)    Quais semelhanças e diferenças você percebe entre o nosso momento atual e o conto No Retiro da Figueira de Moacyr Scliar?
9)    Considerando que um conto pode ser comparado a uma fotografia, faça um desenho em seu caderno ou folha A4 com a representação do clímax do conto, isto é, do momento de maior tensão da história.


Educação Física:


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO NORMAL 




Disciplina: Educação Física.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Fernanda Silva.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 1º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.

ATIVIDADE ABRIL 2020: ATLETAS PROFISSIONAIS E SUAS ROTINAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Usando sua criatividade (com imagens, textos e reportagens) confeccione um cartaz explicando as seguintes questões sobre atletas olímpicos e a pandemia covid-19:

1- Como em meio a Pandemia do covid-19 os atletas estão mantendo a forma física?
2-    Porque as olimpíadas foram adiadas no ano de 2020? Justifique a sua resposta.
3-    Quais atividades físicas os atletas podem fazer sozinhos e em casa durante a pandemia?
4-    Uma boa alimentação e um forma física saudável, ajudam na prevenção contra o vírus? Justifique.
5-    Apresente no cartaz um atleta olímpico que testou positivo para o novo coronavírus.


OBS: As questões devem ser respondidas uma a uma em um trabalho escrito, também dispostas no cartaz. 

Seminário
ATIVIDADE DE SEMINÁRIO PARA OS ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO NORMAL 


Disciplina: Seminário.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Juliana dos Santos.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 1º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.


ATIVIDADE ABRIL 2020: O que é Justificativa em um trabalho científico? Qual as características de um resumo e de uma resenha?


Olá 1º ano! Tudo bem com vocês?

Bem vindos!
Sou a professora  Juliana dos Santos, irei trabalhar com vocês a disciplina de Seminário.
Vamos as atividades?
Bom trabalho!
Vamos combinar o seguinte: Os trabalhos deverão ser entregues logo que iniciar as aulas, combinado?
Estou a disposição de vocês no grupo da escola, ou no pessoal também.

Atividade 1.
Procure um livro infantil de sua preferência e vamos trabalhar com ele.
# Faça um resumo no seu caderno. Você vai ter um caderno para seminário.
# Pesquise: O que é seminário
# O que significa a justificativa de um trabalho
# Explique a diferença de resenha e resumo
# Como fazer uma introdução relacionada ao tema.
Estas atividades iremos trabalhar com a turma, então capriche nas respostas e pesquisas.
Para o momento é isso!

Até a próxima!


2º ANO DO CURSO NORMAL:

Língua Portuguesa e Literatura:


Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Professores Responsáveis: Luciano Bisol, Silvana Prux Masieiro e Tatiana Marques Reis

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 2º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.

ATIVIDADE ABRIL 2020: ESTUDO DO GÊNERO LITERÁRIO CRÔNICA; ESTUDO DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS.

Atividade 1: Leia atentamente o texto abaixo e reflita sobre o que foi dito por Fabrício Carpinejar:

NÃO EXISTE DIA RUIM

Não existe dia ruim. Sempre há chance do dia ser feliz. Mesmo que seja tarde. Mesmo que seja de madrugada. Uma gentileza salva o dia. Um bife à milanesa salva o dia. Uma gola branca e engomada salva o dia. Uma emoção involuntária salva o dia. Nunca o dia está inteiramente perdido. Não devemos acreditar que uma tristeza chama a outra, que se algo acontece de errado tudo então vai dar errado. Lei de Murphy não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
Confio no improviso, na casualidade, no movimento das cortinas na janela. Até o último minuto antes da meia-noite, você pode resgatar o contentamento. É uma gargalhada do filho diante da papinha, transformando a cadeira num imenso prato. É algum amigo telefonando para confessar saudade. É sua mulher procurando beijar a orelha mandando sinais de seu desejo. É o barulho da chuva na calha, é o estardalhaço do sol na varanda. É encontrar – iniciando na tevê – um filme que adora e já assistiu cinco vezes. É oferecer colo ao seu gato. É planejar uma viagem de férias. É terminar um livro que abandonou pela metade. É ouvir sua coleção de LPs da adolescência. É comprar uma calça jeans em promoção. É adormecer no sofá e receber a coberta silenciosa de sua companhia. É a possibilidade feminina de passar um batom e pintar as unhas. É possibilidade masculina de devolver a bola quando ela sobe a cerca num jogo de crianças. A felicidade é pobre. A felicidade precisa de apenas um abraço bem feito.
Sigo esperançoso. Não coleciono tragédias. Sofro e apago. Sofro e mudo de assunto, abro espaço para palavras novas, para lembranças novas. Vejo o esforço da abelha tentando sair do vidro, e não sou melhor do que ela. Vejo o esforço da formiga carregando uma casca de laranja, e não sou melhor do que ela. Viver é esforço e nos traz a paz de sonhar – querer não fazer nada é que cansa. Não existe dia que não ganhe conserto. Não existe dia morto, dia de todo inútil. Não desista da alegria somente porque ela se atrasou. Pode ter recebido esporro do chefe, ainda assim a hora está aberta. Comer um picolé de limão é capaz de restituir sua infância. Não encerre o expediente com o escuro do céu. Pode não ter grana para pagar as contas e ter que escolher o que é menos importante para adiar, ainda assim é possível se divertir com o cachorro carregando seu chinelo para o quarto.
Quando acordo com o pé esquerdo, sou canhoto. Não existe dia derrotado.

1)    FAÇA UM RESUMO DA CRÔNICA
2)    ELABORE DOIS PARÁGRAFOS REFLETINDO SOBRE COMO APROVEITAR SEUS DIAS NA ATUALIDADE.

3)    LEIA, ATENTAMENTE, O CONTO “O ALIENISTA”, DE MACHADO DE ASSIS. (conto em PDF): 


4)    FAÇA UM RESUMO DO CONTO (até duas páginas).

5)    Conheça a vida e a obra de Machado de Assis. Faça uma pesquisa na internet e elabore um texto de 60 a 80 linhas, em seu caderno de LÍNGUA PORTUGUESA OU LITERATURA, SOBRE A VIDA E A OBRA DESSE RENOMADO AUTOR.

6)    EM SUA OPINIÃO, QUEM ERA REALMENTE LOUCO EM ITAGUAÍ?

7)    QUAL ERA A OBSESSÃO DO MÉDICO SIMÃO BACAMARTE?

8)    ESCOLHA UM DOS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS DO CONTO E DESCREVA SUA PERSONALIDADE.

9)    Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc ("o caso alienista" > youtube) e reflita: observando de perto, o que tu fazes em teu cotidiano que poderia classificar-te como “louco”?

10)  QUAL PARTE DO VÍDEO MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO? POR QUÊ?

11)  QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE A HISTÓRIA DO CONTO E O VÍDEO

12)  SEGUNDO O FILÓSOFO FRANCÊS MICHEL FOUCAULT, OS PRÉDIOS QUE HABITAMOS FUNCIONAM COMO MECANISMOS DE CONTROLE SOBRE OS NOSSOS CORPOS. FAÇA UMA ANÁLISE DE COMO O PRÉDIO DA “CASA VERDE” FUNCIONOU COMO UM DISPOSITIVO DE PODER SOBRE OS HABITANTES DE ITAGUAÍ. 

Língua Espanhola: ATIVIDADE DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA OS ALUNOS DOS 2ºS ANOS DO ENSINO MÉDIO DIURNO E NOTURNO. 


Disciplina: Língua Espanhola.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Marta Alves da Rocha.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 2ºs anos do Ensino Médio Diurno e Noturno.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.



ATIVIDADE ABRIL 2020: ARTIGO NEUTRO "LO"

Atividade 1 
OBSERVA Y REFLEXIONA

¡ESCUCHA!
Escucha la canción Solo le pido a Dios de Leon Gieco e interpretada por Shakira, y rellena los huecos con el artículo determinado adecuado.



¡VERIFICA!

SOLO LE PIDO A DIOS - Leon Gieco

Solo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacía y sola sin haber hecho lo suficiente
 Solo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte
Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente       2x
Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente
Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente
Desahuciado está el que hay de marcharse
A vivir una cultura diferente
 Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente          2x


¡DISCUTE!
A) ¿De qué trata la canción?
B) ¿Qué les pareció?
C) ¿Qué opinan sobre la desigualdad en cualquier ámbito: social, racial, de género etc.?
D) ¿Qué pequeñas acciones en nuestro cotidiano podemos realizar para hacer del mundo un lugar mejor para vivir?


LOS ARTÍCULOS EN ESPAÑOL

Los artículos no neutros son palabras variables que se anteponen al sustantivo, a cualquier palabra u oración que tenga valor de sustantivo, indicando el género y el número.
Artículos
Masculino
Singular
Femenino
Singular
Masculino
Plural
Femenino
Plural
Determinados
EL
LA
LOS
LAS
Indeterminados
UN
UNA
UNOS
UNAS

ARTÍCULO NEUTRO LO

DEFINICIÓN:

            Es un artículo determinado que se utiliza para referirnos a conceptos abstractos.

¡OJO!

      El artículo neutro LO nunca va acompañado de sustantivo.
      El artículo neutro LO no existe en el idioma portugués. Los brasileños suelen cometer el error de confundir el artículo “LO” con “O”, que es artículo masculino en portugués.
DIFERENCIAS
EL
• Se usa delante de sustantivos en general, días de la semana, expresiones de tiempo, nombre de ríos, mares, lagos, montañas, formas de tratamiento, nombres de algunos países, etc.
LO
•Es un artículo invariable.
•Se usa para sustantivar adjetivos, adverbios y las oraciones introducidas por el pronombre relativo “que”.
•No es el mismo que el artículo definido “EL”.

 Atividade 2

 ¡PRACTICA!


1.   Completa los refranes con los artículos el o lo:
a)    "Haz ____ que bien digo y no ____ que mal hago."
b)    "No hay mejor espejo que ____ amigo viejo."
c)    " ____ hombre propone y Dios dispone."
d)    " ___ mejor maestro es ___ tiempo.
e)    " ____ dinero hace ____ malo bueno."
f)     "No hay peor sordo que ____ que no quiere oír."
g)    " ____ que uno no quiere otro lo ruega."
h)   " ____ infierno está lleno de buenos propósitos."
i)     " ____ mejor de los dados es no jugarlos."

2. Observa las expresiones idiomáticas que aparecen abajo e intenta explicarlas con tus palabras:

Vive a lo grande.

                                            USOS DEL ARTÍCULO NEUTRO LO

1. Se utiliza acompañado de adjetivosadverbios y participio con el objeto de convertirlos en un sustantivo abstracto.
Ejemplos:
Lo mejor de todo fue el viaje a España.
Lo más importante de la vida es saber amar.
Lo aprendido hoy en clase debe ser estudiado para el examen.

2. Se utiliza LO + ADJETIVO + QUE, LO + ADVERBIO + QUE y LO + PARTICIPIO + QUE para intensificar o enfatizar su valor.
Ejemplos:
Sabes lo importante que es terminar todo eso.
Fíjate en lo lejos que está la farmacia.
Date cuenta en lo fijo que esta muchacha te está mirando.

3. Se utiliza delante del pronombre relativo QUE.
Ejemplos:
No entiendo lo que esa chica dice.
Ciertamente es muy importante todo lo que te digo.

4. Se utiliza delante de Posesivos para desempeñar un papel afectivo o generalizador.
Ejemplos:
No me gusta que te metas con lo mío.
A cada cual a lo suyo.
Lo mío es el deporte.

5. Se utiliza delante de la preposición DE + SUSTANTIVO cuando nos referimos a algo no especificado.
Ejemplos:
Lo de Juan no lo comentes.
Lo de mañana ya te lo contaré.

¡PRACTICA!
1. Subraya la opción más adecuada.
a)    Nadie sabe qué es el / lo mejor de la vida.
b)    ¿Le has dicho a tu hermano el / lo de la herencia.
c)    ¿Te has enterado de el / lo de Rosa y Paco.
d)    Aquí hay varios libros, ¿cuál es el / lo de Pedro y Juan.
e)    El / lo importante es que te recuperes de la enfermedad.

2. Realiza los cambios correspondientes para crear una frase utilizando el artículo neutro LO. Sigue el modelo:

        La hija de Adrián es muy inteligente.
        No puedes creer lo inteligente que es la hija de Adrián

a)    Mis amigos viven muy lejos. 
b)     El perro hoy está muy nervioso. 
c)     Las amigas de su hermana son muy cotillas. 
d)     Mi socio es muy trabajador. 
e)     Carmen será demasiado dedicada.

¡VERIFICA!

a)    Mis amigos viven muy lejos.
      No lo puedes creer lo lejos que viven mis amigos.
b)   El perro hoy está muy nervioso.
      No lo puedes creer lo nervioso que está el perro.
c)   Las amigas de Pepa son muy cotillas.
      No lo puedes creer lo cotillas que son las amigas de Pepa.
d)   Mi socio es muy trabajador.
       No lo puedes creer lo trabajador que es mi socio.
e)   Carmen será demasiado dedicada.
       No lo puedes creer lo dedicada que será Carmen.

3. Lee el anuncio abajo e identifica la función del artículo LO en cada caso.


CONCURSO GASTRONÓMICO
            Interatún, Organización Interprofesional del Atún, convoca a lo mejor de su concurso gastronómico. Lo más importante es que además de escuelas españolas, están presentes escuelas alemanas y portuguesas. Los alumnos deben elaborar una receta de su creación, lo principal es la conserva de atún, claro en aceite de oliva, lo mínimo que debe ser empleado son cincuenta gramos por ración. Los tres primeros clasificados recibirán importantes premios y lo más importante es la final que tendrá lugar en Alicante. Más información en http://eladerezo.hola.com/eventos-gastronomicos/ix-concurso-gastronomico-interatun.html

Relaciona cada parte del refrán.
1.  Lo bueno, si breve…
(    )…lo que puedas hacer hoy
2.   Lo que mal empieza…
(    )…sale caro.
3.   Lo barato…
(    )…dos veces bueno.
4.   Lo mejor…
(    )…todo lo que reluce.
5.   No quieras para los demás…
(    )…mal acaba.
6.   No dejes para mañana…
(    )…está por llegar.
7.   No es oro…
(    )…lo que no quieras para ti.




4. Completar con artículos determinados, indeterminados o neutros:
a)    Siempre recordaré ___ bueno que fue el paseo. 
b)    ___ sábado es ___ último día de la semana. 
c)    He solucionado ___ del colegio. 
d)    Junio es ___ sexto mes del año. 
e)    No puedo admitir ___ que haces. 
f)     No te imaginas ___ que te he extrañado. 
g)    ___ más importante es ___ carácter. 
h)   Tenemos que tratar ___ problema del alcoholismo. 
i)      Me sorprende ___ bien que se come en este restaurante.




Inglês: 


ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA OS ALUNOS DOS 2ºS ANOS DO ENSINO MÉDIO DIURNO E NOTURNO E EJA TOTALIDADE 8 


Disciplina: Língua Inglesa.
Professoras responsáveis disponíveis para esclarecer dúvidas:
Silvana Prux e Aline Aguiar.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 2º ano do Ensino Médio Diurno e Noturno e EJA - Totalidade 8.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;

2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.


Questão 01




Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos lovepower e peace para justificar sua opinião de que

a) a paz tem o poder de aumentar o amor entre os homens.
b) o amor pelo poder deve ser menor do que o poder do amor.
c) o poder deve ser compartilhado entre aqueles que se amam.
d) o amor pelo poder é capaz de desunir cada vez mais as pessoas.
e) a paz será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir

Questão 02

If children live with criticism, they learn to condemn.
If children live with fear, they learn to be apprehensive.
If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.
If children live with ridicule, they learn to feel shy.
If children live with tolerance, they learn patience.
If children live with praise, they learn appreciation.
If children live with acceptance, they learn to love.
If children live with approval, they learn to like themselves
If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.
If children live with sharing, they learn generosity.
If children live with fairness, they learn justice
If children live with kindness and consideration, they learn respect.
If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.

NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytraditions.com


Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças


a) temem quem as amedronta.
b) aprendem com o que vivem.
c) amam aqueles que as aceitam.
d) são gentis quando respeitadas.
e) ridicularizam quem as intimida.


Questão 03
No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que
a) se aposente prematuramente
b) amadureça precocemente
c) estude aplicadamente
d) se forma rapidamente

e) ouça atentamente


Arte: 

Seminário
ATIVIDADE DE SEMINÁRIO PARA OS ALUNOS DO 2º ANO DO CURSO NORMAL 


Disciplina: Seminário.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Juliana dos Santos.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 2º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.


ATIVIDADE ABRIL 2020: DELIMITAÇÃO DE TEMA E OBJETO DE PESQUISA
                                                                      
Olá 2º ano! Tudo bem com vocês?
Bem vindos!
Sou a professora  Juliana dos Santos, irei trabalhar com vocês a disciplina de Seminário.
Vamos as atividades?
Bom trabalho!
Vamos combinar o seguinte: Os trabalhos deverão ser entregues logo que iniciar as aulas, combinado?
Estou a disposição de vocês no grupo da escola, ou no pessoal também.

Bom Trabalho!

Atividade 1
Você já tem ideia do seu trabalho de pesquisa na disciplina de seminário?
Vamos iniciar a pesquisa.
Primeiro você vai fazer uma tabela com as ideias que você tem sobre o projeto no seu caderno de seminário.
Nesta tabela você vai colocar o projeto (nome) e sua linha de pesquisa(o que você vai pesquisar) Pode ser mais de um projeto, ok?
No seu pequeno projeto você vai colocar três objetivos específicos e um geral.
É isto para o momento!
Até a próxima! J

Educação Física: 

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS ALUNOS DOS 2ºS ANOS DO CURSO NORMAL 




Disciplina: Educação Física.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Fernanda Silva.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 2º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.

ATIVIDADE ABRIL 2020: ATLETAS PROFISSIONAIS E SUAS ROTINAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Usando sua criatividade (com imagens, textos e reportagens) confeccione um cartaz explicando as seguintes questões sobre atletas olímpicos e a pandemia covid-19:

1- Como em meio a Pandemia do covid-19 os atletas estão mantendo a forma física?
2-    Porque as olimpíadas foram adiadas no ano de 2020? Justifique a sua resposta.
3-    Quais atividades físicas os atletas podem fazer sozinhos e em casa durante a pandemia?
4-    Uma boa alimentação e um forma física saudável, ajudam na prevenção contra o vírus? Justifique.
5-    Apresente no cartaz um atleta olímpico que testou positivo para o novo coronavírus.

OBS: As questões devem ser respondidas uma a uma em um trabalho escrito, também dispostas no cartaz. 


3º ANO DO CURSO NORMAL:

Língua Portuguesa e Literatura:


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA PARA OS ALUNOS DOS 3º ANO DO CURSO NORMAL

Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Professores responsáveis disponíveis para esclarecer dúvidas: Aline Aguiar da Silva, Luciano Bisol, Tatiana Marques Reis e Vera Lúcia Farias.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 3º ano do Curso Normal

LEMBRETES: 
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno; 
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.


Atividade 1: Leia atentamente o texto abaixo e reflita sobre o que foi dito por Sírio Possenti:

HÁ FUNDAMENTALMENTE DUAS MANEIRAS DE LER.
Por Sírio Possenti, de maio de 2013.

Uma consiste em “só” ler, ou seja, ler sem anotar, sem analisar explicitamente a construção do texto, os argumentos, certas estruturas etc. Um exemplo pode ser a leitura típica que fazemos de romances, de jornais, das revistas semanais. Do romance queremos acompanhar a intriga, o destino das personagens, queremos saber como termina. Nos jornais e nas revistas semanais buscamos as notícias, uma análise da semana “do governo”, uma avaliação de alguns fatos relevantes. Em nenhum desses casos nos detemos em analisar detalhes.
Mas se, por exemplo, lemos dois jornais ou duas revistas, é possível que nos demos conta de que o “mesmo fato” é tratado de maneira diferente. Se lemos dois colunistas que comentam uma questão mais “profunda” (a questão energética, o julgamento do “mensalão”, a reeleição de Obama), logo percebemos que aquilo que um aprova é desaprovado pelo outro. O mesmo efeito, embora um pouco mais raso, pode ser obtido lendo um jornal e assistindo a outro na tevê. Pode ser que digamos “tudo é política”, o que é a percepção da impossibilidade de um jornal ou colunista dar conta de tudo ou não tomar posição.
A outra forma de leitura é a que analisa. O foco pode ser um aspecto da construção (uma cadeia anafórica “ideológica”: os jovens... os bandidos... os marginais...), uma forma de designação (Elisa Samúdio é ex-amante e Bruno é ex-goleiro?), uma citação, uma alusão (“As armas e os barões assinalados” alude a arma virum que cano etc.).
Num romance, pode chamar a atenção o narrador ser onisciente ou não, e as consequências desse fato. Um exemplo famoso é Dom Casmurro: Bentinho não sabe o que faz Capitu, pelo simples fato de que é ele quem narra e, portanto, não vê tudo. Até por isso nem vale a pena perguntar se a heroína o traiu ou não.
Também se pode considerar se o romance segue uma cronologia ou não. Grande Sertão: Veredas começa com Riobaldo já velho contando sua vida ao doutor; o tempo vai e vem: nem é uma retrospectiva pura nem uma retomada cronológica. No interior do romance, há um conjunto de histórias quase autônomas, como observou Walnice Nogueira Galvão. Willi Bolle sugere que o romance seja lido ao lado de Os Sertões, de Casa-Grande & Senzala etc. Ou seja, como um livro sobre a formação do Brasil.
O que a escola pode fazer? Uma possível resposta: fundamentalmente, deve criar leitores, o que exige tornar o primeiro tipo de leitura uma rotina. O projeto da escola deveria ser que os alunos lidassem com a escrita como lidam com a fala, isto é, o tempo todo e como algo natural (ambas as modalidades são cheias de regras que, no entanto, se dominam intuitivamente – por impregnação, no termo feliz de Maingueneau).
Aos poucos, mais chamando atenção aos fatos do que aplicando conceitos, desenvolve-se uma capacidade de observação da forma dos textos, das filiações dos autores, das escolas, dos tipos de jornal e revista.
 A escola tem 12 anos para fazer isso antes que o aluno chegue à universidade.

1)      QUAIS AS DUAS FORMAS DE LEITURA APRESENTADAS POR POSSENTI?
2)      QUAL DAS DUAS FORMAS VOCÊ MAIS EXERCE EM SEU COTIDANO?
3)      DESCREVA O GÊNERO LITERÁRIO ROMANCE. QUAL SUA ORIGEM, SUA HISTÓRIA E SEUS POSSÍVEIS FORMATOS.
4)      FAÇA UMA PESQUISA SOBRE A VIDA E A OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. 
ESCREVA UM RELATÓRIO DE APROXIMADAMENTE 60 LINHAS SOBRE A VIDA E A OBRA DO AUTOR. 
5)      QUAL O PRINCIPAL FATO HISTÓRICO APRESENTADO EM “OS SERTÕES” DE EUCLIDES DA CUNHA? 
6)      EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS QUEM FOI ANTÔNIO CONSELHEIRO. 
7)      ASSISTA AO FILME “CANUDOS” (com José Wilker) E DESCREVA COM TUAS PALAVRAS O QUE ACONTECEU EM BELO MONTE, BAHIA, NA ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO XIX.

A SEGUIR, REALIZE O ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA. PARA ISSO, LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS ABAIXO:


I-                   A Terra
Ao sobrevir das chuvas, a terra, como vimos, transfigura-se em mutações fantásticas, contrastando com a desolação anterior.
Os vales secos fazem-se rios. Insulam-se os cômoros escalvados, repentinamente verdejantes. A vegetação recama de flores, cobrindo-os, os grotões escancelados, e disfarça a dureza das barrancas, e arredonda em colinas os acervos de blocos disjungidos -de sorte que as chapadas grandes, entremeadas de convales, se ligam em curvas mais suaves aos tabuleiros altos. Cai a temperatura. Com o desaparecer das soalheiras anula-se a secura anormal dos ares. Novos tons na paisagem: a transparência do espaço salienta as linhas mais ligeiras, em todas as variantes da forma e da cor.
Dilatam-se os horizontes. O firmamento, sem o azul carregado dos desertos, alteia-se, mais profundo, ante o expandir revivescente da terra.
E o sertão é um vale fértil. É um pomar vastíssimo, sem dono.
Depois tudo isto se acaba. Voltam os dias torturantes; a atmosfera asfixiadora; o empedramento do solo; a nudez da flora; e nas ocasiões em que os estios se ligam sem a intermitência das chuvas -o espasmo assombrador da seca.

II-                O Homem
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.

A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.

É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. (...)
É o homem permanentemente fatigado.
Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude.
Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.


III-             A Luta

A degola
Chegando à primeira canhada encoberta, realizava-se uma cena vulgar. Os soldados impunham invariavelmente à vítima um viva à República, que era poucas vezes satisfeito. Era o prólogo invariável de uma cena cruel. Agarravam-na pelos cabelos, dobrando-lhe a cabeça, esgargalando-lhe o pescoço; e, francamente exposta a garganta, degolavam-na. Não raro a sofreguidão do assassino repulsava esses preparativos lúgubres. O processo era, então, mais expedito: varavam-na, prestes, a facão.
                  Um golpe único, entrando pelo baixo ventre. Um destripamento rápido...
      Tínhamos valentes que ansiavam por essas cobardias repugnantes, tácita e explicitamente sancionadas pelos chefes militares. Apesar de três séculos de atraso, os sertanejos não lhes levavam a palma no estadear idênticas barbaridades.



    8)                 SEGUNDO O DRAMATURGO ARIANO SUASSUNA, “QUEM NÃO ENTENDE CANUDOS, NÃO ENTENDE O BRASIL”. EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O FATO HISTÓRICO OCORRIDO NO SERTÃO BAIANO E QUAL SUA RELAÇÃO COM A LITERATURA.


9)                 EMBORA PREVALEÇAM AS DESCRIÇÕES GEOGRÁFICAS NA PRIMEIRA PARTE DE OS SERTÕES, ALGUNS VOCÁBULOS DEIXAM TRANSPARECER A SUBJETIVIDADE DO AUTOR. APONTE QUAIS PALAVRAS DO TRECHO SELECIONADO TRANSMITEM IMPRESSÕES PESSOAIS DE EUCLIDES DA CUNHA.


10)                 O AUTOR APRESENTA O SERTANEJO DE MANEIRA PARADOXAL. COMO ESTA IMAGEM É CONSTRUÍDA? EM QUAL MOMENTO DO TEXTO A IMAGEM TORPE É SUBSTITUÍDA POR UMA IMAGEM DE BRAVURA?


11)                 QUAL ERA O TRATAMENTO CONCEDIDO PELOS SOLDADOS AOS PRISIONEIROS? COMO O AUTOR SE POSICIONA DIANTE DESTE TRATAMENTO?


      12)  (Enem 2015)

TEXTO I
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

TEXTO II
Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.
SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.

Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da

a) manipulação e incompetência.
b) ignorância e solidariedade.
c) hesitação e obstinação.
d) esperança e valentia.
e) bravura e loucura.

ATIVIDADE 2:  LEIA, atentamente, os contos “A Nova Califórnia” e “O Homem Que Sabia Javanês, de Lima Barreto.   (contos em PDF)

ATIVIDADE 3: Conheça a vida e a obra de Lima Barreto. Faça uma pesquisa na internet e elabore um texto entre 45 e 65 linhas, no seu caderno de Língua Portuguesa ou Literatura, sobre a vida e a obra desse renomado autor.

ATIVIDADE 4:  APÓS A LEITURA DOS CONTOS, FAÇA UM RESUMO DE CADA UM DELES.
1)    QUAL O SIGNIFICADO SIMBÓLICO DE “SABER JAVANÊS”?





Língua Espanhola: 

ATIVIDADE DE ESPANHOL PARA OS ALUNOS DO
3º ANO DO CURSO NORMAL

Disciplinas: ESPANHOL.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Roberta Medeiros
ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 3º ano do Curso Normal

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno; 
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.


ATIVIDADE ABRIL 2020: LÍNGUA ESPANHOLA EM SEU COTIDIANO


     1.       Procure duas coisas escritas em espanhol em seu dia a dia. Após recorte, cole em seu caderno e traduza para o português.  Procure em rótulos, alimentos, caixas....
            2.       Confeccione um alfabeto de espanhol ilustrado. Coloque duas palavras para cada letra em espanhol e após a tradução em português. A ilustração pode ser feita com desenho, recorte/colagem... use sua imaginação).
Cuide que o alfabeto não é igual ao nosso!!

Seminário
ATIVIDADE DE SEMINÁRIO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO NORMAL 


Disciplina: Seminário.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Juliana dos Santos.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 3º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.

ATIVIDADE ABRIL 2020: DELIMITAÇÃO DE LINHA DE PESQUISA E OBJETIVOS


Olá 3º ano! Tudo bem com vocês?
Oba! último ano...
E ano da apresentação também, então vamos caprichar!
Sou a professora  Juliana dos Santos, irei trabalhar com vocês a disciplina de Seminário.
Vamos as atividades?

Vamos combinar o seguinte: Os trabalhos deverão ser entregues logo que iniciar as aulas, combinado?
Estou a disposição de vocês no grupo da escola, ou no pessoal também.
Bom Trabalho!

Atividade 1:
Já no terceiro ano você já deve estar sabendo qual vai ser o projeto e sua linha de pesquisa, certo?
Vocês irão iniciar a montar o projeto. Calma, vamos por passos;
Nome do projeto
Sua linha de pesquisa
Objetivo do seu trabalho (geral)
Três objetivos específicos.
É isto até o momento!

Até a próxima!

Educação Física:


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO NORMAL 




Disciplina: Educação Física.
Professora responsável disponível para esclarecer dúvidas:
Fernanda Silva.

ATIVIDADES PARA AS SEGUINTES TURMAS: 3º ano do Curso Normal.

LEMBRETES:
1.    As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2.    Utilize o dicionário, sempre que necessário.

ATIVIDADE ABRIL 2020: ATLETAS PROFISSIONAIS E SUAS ROTINAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Usando sua criatividade (com imagens, textos e reportagens) confeccione um cartaz explicando as seguintes questões sobre atletas olímpicos e a pandemia covid-19:

1- Como em meio a Pandemia do covid-19 os atletas estão mantendo a forma física?
2-    Porque as olimpíadas foram adiadas no ano de 2020? Justifique a sua resposta.
3-    Quais atividades físicas os atletas podem fazer sozinhos e em casa durante a pandemia?
4-    Uma boa alimentação e um forma física saudável, ajudam na prevenção contra o vírus? Justifique.
5-    Apresente no cartaz um atleta olímpico que testou positivo para o novo coronavírus.


OBS: As questões devem ser respondidas uma a uma em um trabalho escrito, também dispostas no cartaz. 



COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
LINGUAGENS CURSO NORMAL

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR – SÃO FRANCISCO DE PAULA
ESTUDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
CURSO NORMAL

ATIVIDADE PARA TODOS OS ALUNOS DOS 1ºs, 2ºs e 3ºs ANOS DO CURSO NORMAL

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões a seguir.  As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno. Ao ler o artigo, destaque nele as palavras que você não conhece.


                                                                    __________________________________________________________________
                        Março de 2020:

Sobre Política e Jardinagem - Rubem Alves

De todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim vocare, quer dizer chamado. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um ‘fazer’. No lugar desse ‘fazer’ o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada.
‘Política’ vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria desse espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade.
Talvez por terem sido nômades no deserto, os hebreus não sonhavam com cidades: sonhavam com jardins. Quem mora no deserto sonha com oásis. Deus não criou uma cidade. Ele criou um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu ‘o que é política?’, ele nos responderia, ‘a arte da jardinagem aplicada às coisas públicas’.
O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim.
Amo a minha vocação, que é escrever. Literatura é uma vocação bela e fraca. O escritor tem amor mas não tem poder. Mas o político tem. Um político por vocação é um poeta forte: ele tem o poder de transformar poemas sobre jardins em jardins de verdade. A vocação política é transformar sonhos em realidade. É uma vocação tão feliz que Platão sugeriu que os políticos não precisam possuir nada: bastar-lhes-ia o grande jardim para todos. Seria indigno que o jardineiro tivesse um espaço privilegiado, melhor e diferente do espaço ocupado por todos. Conheci e conheço muitos políticos por vocação. Sua vida foi e continua a ser um motivo de esperança.
Vocação é diferente de profissão. Na vocação a pessoa encontra a felicidade na própria ação. Na profissão o prazer se encontra não na ação. O prazer está no ganho que dela se deriva. O homem movido pela vocação é um amante. Faz amor com a amada pela alegria de fazer amor. O profissional não ama a mulher. Ele ama o dinheiro que recebe dela. É um gigolô.
Todas as vocações podem ser transformadas em profissões O jardineiro por vocação ama o jardim de todos. O jardineiro por profissão usa o jardim de todos para construir seu jardim privado, ainda que, para que isso aconteça, ao seu redor aumente o deserto e o sofrimento.
Assim é a política. São muitos os políticos profissionais. Posso, então, enunciar minha segunda tese: de todas as profissões, a profissão política é a mais vil. O que explica o desencanto total do povo, em relação à política. Guimarães Rosa, perguntado por Günter Lorenz se ele se considerava político, respondeu: ‘Eu jamais poderia ser político com toda essa charlatanice da realidade… Ao contrário dos ‘legítimos’ políticos, acredito no homem e lhe desejo um futuro. O político pensa apenas em minutos. Sou escritor e penso em eternidades. Eu penso na ressurreição do homem.’ Quem pensa em minutos não tem paciência para plantar árvores. Uma árvore leva muitos anos para crescer. É mais lucrativo cortá-las.
Nosso futuro depende dessa luta entre políticos por vocação e políticos por profissão. O triste é que muitos que sentem o chamado da política não têm coragem de atendê-lo, por medo da vergonha de serem confundidos com gigolôs e de terem de conviver com gigolôs.
Escrevo para vocês, jovens, para seduzi-los à vocação política. Talvez haja jardineiros adormecidos dentro de vocês. A escuta da vocação é difícil, porque ela é perturbada pela gritaria das escolhas esperadas, normais, medicina, engenharia, computação, direito, ciência. Todas elas, legítimas, se forem vocação. Mas todas elas afunilantes: vão colocá-los num pequeno canto do jardim, muito distante do lugar onde o destino do jardim é decidido. Não seria muito mais fascinante participar dos destinos do jardim?
Acabamos de celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil. Os descobridores, ao chegar, não encontraram um jardim. Encontraram uma selva. Selva não é jardim. Selvas são cruéis e insensíveis, indiferentes ao sofrimento e à morte. Uma selva é uma parte da natureza ainda não tocada pela mão do homem. Aquela selva poderia ter sido transformada num jardim. Não foi. Os que sobre ela agiram não eram jardineiros. Eram lenhadores e madeireiros. E foi assim que a selva, que poderia ter se tornado jardim para a felicidade de todos, foi sendo transformada em desertos salpicados de luxuriantes jardins privados onde uns poucos encontram vida e prazer.
Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam.

1)      FAÇA O RESUMO DO TEXTO EM UM PARÁGRAFO.

2)      PROCURE EM UM DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DESTACOU. E ESCREVA-OS EM TEU CADERNO.

3)      COM BASE NO TEXTO DE RUBEM ALVES, DEFINA O QUE É POLÍTICA PARA VOCÊ? APÓS, TRADUZA SUA RESPOSTA PARA A LÍNGUA ESPANHOLA.

4)      ELEJA OS CINCO PARÁGRAFOS MAIS IMPORTANTES PARA VOCÊ E TRADUZA-OS PARA A LÍNGUA ESPANHOLA.

5)      A PARTIR DOS PARÁGRAFOS ESCOLHIDOS DESENVOLVA, EM PORTUGUÊS, UMA PEQUENA REFLEXÃO
SOBRE O TEMA APRESENTADO – DE 10 A 15 LINHAS.

6)      TRADUZA A REFLEXÃO DESENVOLVIDA PARA A LÍNGUA ESPANHOLA.

7)      TRADUZA A REFLEXÃO PARA LÍNGUA INGLESA

8)      AGORA DESTAQUE DO SEU TEXTO EM INGLÊS DOIS EXEMPLOS DE:
A) VERBS
B) PREPOSITIONS

9)      CONJUGUE O VERB TO PLANT ( PLANTAR) NO SIMPLE PRESENT.

10)   A PARTIR DO TEXTO ABAIXO, DESENVOLVA UM POEMA DE SUA AUTORIA.


     O poema traduz-se como um gênero textual norteado por características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções. Muitas são as vezes em que algumas pessoas se veem questionando acerca do que seja o poema, acerca do que seja a poesia, se realmente poesia é sinônimo de poema, enfim, questionamentos com esses tendem a se fazer presentes em determinados momentos do cotidiano, sem dúvida. Contudo, torna-se prazeroso para nós, que sempre buscamos levar até você o conhecimento necessário, afirmar que ambos os vocábulos não se afirmam enquanto sinônimos, haja vista que poesia é estado de alma, ou seja, podemos encontrar resquícios de poesia em toda comunicação cujo sentido pode ser interpretado de múltiplas formas. Traduzindo em outras palavras, a poesia se constitui de uma intenção definida: a de emocionar, despertar sentimentos por parte do interlocutor, enfim.

     Partindo então de tais prerrogativas, nada que nos impeça de analisarmos um pouco mais a fundo as palavras de dois grandes mestres da literatura: Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana. Eis, portanto, alguns fragmentos:
[...]
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra e seu poder de silêncio.[...]
Carlos Drummond de Andrade

     Há versos nessa criação que parecem traduzir todo o conceito, todos os pressupostos que se aplicam a essa questão, materializados por:  Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam. Espera que cada um se realize e consume com seu poder de palavra.
     O poder de palavra... Eis aí a síntese do que pode ser aplicado ao conceito de poema, haja vista que ele se constrói realmente com palavras, mas não com aquelas palavras ditas com precisão absoluta, proferidas de modo objetivo, como ocorre num texto informativo, por exemplo. Elas, ao contrário desse
aspecto, fazem com que nos sintamos enlevados, envolvidos na magia do fazer literário, que nos sintamos à vontade para dar a elas o sentido que lhes couber (e até aquele que não lhes couber, também). Assim, é como Mario Quintana, outro grande mestre, nos diz:

     Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a
gente... e não a gente a ele!

Mario Quintana

      Sim, o clima de magia que nos envolve ao lermos um poema é transcendental, envolvente, que parece que a situação se inverte de verdade, assim como nos afirma o poeta. Pois bem, estimado(a), compete-nos a lhe afirmar que não somente de pretensões, objetivos específicos, ora conduzidos à transmissão de sentimentos que sobrevive o poema. Ele sim, associando a tais habilidades, constrói-se com base em critérios considerados formais, estéticos, tais como a sonoridade, o ritmo, os recursos musicais e o emprego, sobretudo, de recursos estilísticos próprios da linguagem poética.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "O poema – características específicas"; Brasil Escola.

      A PARTIR DESSA REFLEXÃO E COM BASE NO TEXTO “SOBRE POLÍTICA E JARDINAGEM, RUBEM ALVES”, COM ATENÇÃO ESPECIAL AO ÚLTIMO PARÁGRAFO, ELABORE UM POEMA(entre 20 e 30 versos)
       LEMBRETE: O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos.

11.   ESCOLHA UM PARÁGRAFO DO TEXTO DE RUBEM ALVES E REALIZE UM DESENHO REPRESENTANDO O TRECHO ESCOLHIDO e sua opinião sobre o assunto, EM FOLHA A3 OU CARTOLINA. UTILIZE A TÉCNICA DE DESENHO, RECORTE E COLAGEM, DOBRADURA. SEJAM CRIATIVOS E NÃO SE ESQUEÇAM DE COLORIR O DESENHO.

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