COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
CURSO NORMAL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
________________________________________________
IMPORTANTE:
OBS: Realize a tarefa no seu caderno naquelas questões onde NÃO há descrição de onde fazer.
____________________________________
ATIVIDADES DE ABRIL/2020:
* DIDÁTICA DE ARTE (204):
As atividades estarão no meu blog pessoal, clique abaixo que o link irá direcionar você até as atividades:
Dúvidas no meu watts 54999824940
* DIDÁTICA DA LINGUAGEM: (2º E 3º ANOS)
ATIVIDADE TURMA 204, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
AQUI→ ATIVIDADE TURMA 204
ATIVIDADE TURMA 303, CLIQUE NO LINK ABAIXO:
AQUI→ ATIVIDADE TURMA 303
* DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: (2º E 3º ANOS)
Didática de
Matemática- 2º ano Magistério- Prof. Roberta Medeiros
1.
Fazer fichas 2,5 cm X 2,5 cm e escrever as
continhas da tabuada. Cada tabuada deverá estar dentro de um envelope e todos
eles dentro de uma caixa ou saco.
Tabuada do 1: 1x0=, 1x1= , 1x2=,
1x3= 1x4=....1x10
Tabuada do 2: 2x0=, 2x1=, 2x2=,
2x3=, 2x4... 2x10
Tabuado do 3: 3x0=, 3x1=, 3x2,...
3x10=
Tabuada do 4: 4x0=, 4x1=,
4x2=,...4x10=
Tabuada do 5: 5x0=, 5x1,...5x10
Tabuada do 6: 6x0=, 6x1=...6x10
Tabuada do 7: 7x0=, 7x1=,
7x2=..7x10=
Tabuada do 8: 8x0=, 8x1=,..8x10=
Tabuada do 9: 9x0=, 9x1=...9x10
Tabuada do 10= 10x0= ,
10x1=...10x10=
2.
Confeccionar um livro contando a história da
Matemática de maneira lúdica e de fácil entendimento para os alunos da Educação
Infantil e Séries Inicias.
A história deverá ser apresentada para os
colegas.
____________________________________________________________________
Didática de
Matemática- 3º ano Magistério- Prof. Roberta Medeiros
1.
Fazer fichas 2,5 cm X 2,5 cm e escrever as
continhas da tabuada. Cada tabuada deverá estar dentro de um envelope e todos
eles dentro de uma caixa ou saco.
Tabuada do 1: 1x0=, 1x1= , 1x2=,
1x3= 1x4=....1x10
Tabuada do 2: 2x0=, 2x1=, 2x2=,
2x3=, 2x4... 2x10
Tabuado do 3: 3x0=, 3x1=, 3x2,...
3x10=
Tabuada do 4: 4x0=, 4x1=,
4x2=,...4x10=
Tabuada do 5: 5x0=, 5x1,...5x10
Tabuada do 6: 6x0=, 6x1=...6x10
Tabuada do 7: 7x0=, 7x1=,
7x2=..7x10=
Tabuada do 8: 8x0=, 8x1=,..8x10=
Tabuada do 9: 9x0=, 9x1=...9x10
Tabuada do 10= 10x0= ,
10x1=...10x10=
2.
Confeccionar um livro contando a história da
Matemática de maneira lúdica e de fácil entendimento para os alunos da Educação
Infantil e Séries Inicias.
A história deverá ser apresentada para
os colegas.
3.
Olhar o filme Donald no país da Matemágica e
listar onde a Matemática é encontrada no
filme.
4.
Fazer um cartaz, em folha de ofício, mostrando
onde você utiliza a Matemática em
sua vida.
O
cartaz será apresentado para os colegas.
* DIDÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: (2º E 3º ANOS):
* TURMA 204 - PROF. REGINA:
* Confeccione um Álbum com a História da cidade de São Francisco de Paula
1. Capa: Álbum de História e Geografia
Dados de Identificação
Colégio Estadual José de Alencar
Aluno (a):
Turma: 204
Professora: Regina M. M. Bosquetti
Disciplina: Didática de Ciências Humanas
Data: Abril/Maio/2020
2. Introdução,
3. Histórico ( localização, limites, distritos, economia, clima, vegetação, relevo, hidrografia),
4. Divisão administrativa (atual),
5. História de São Francisco de Paula (criação do município),
6. Os principais pontos turísticos,
7. Lendas de são Francisco de Paula,
8. Bibliografia.
OBS: (Faça a pesquisa em livros, sites e cite-os na bibliografia. Cada subtítulo em uma página ilustre com imagens, mapas, fotos, curiosidades, entregar encadernado)
* TURMA 303 - PROF. REGINA:
· Confeccionar um polígrafo de “história e geografia” com atividades de aulas para o 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, no mínimo 10 atividades por ano.
· Capa: Álbum de História e Geografia
Dados de Identificação
Colégio Estadual José de Alencar
Aluno (a):
Turma: 303
Professora: Regina M. M. Bosquetti
Disciplina: Didática de Ciências Humanas
Data: Abril/Maio/2020
OBS: Façam pesquisa na internet, recortes em livros, revistas, copiar, desenhar, a criatividade é de vocês! Entregar encadernado.
DIDÁTICA GERAL: Professora Ronete Sita:(Turma 105):
Importante: Imprima o texto e cole no caderno, ou copie no caderno de didática geral e responda as questões.
Conceitos e Princípios de Didática Geral
Conceitos básicos Didática Geral, como o próprio
nome indica,trata dos princípios gerais da prática em sala de aula, tais como:
processo de ensino e de aprendizagem, avaliação, métodos, prática de ensino,
formulação de objetivos, etc. É pré-requisito para o curso de “Didática
Especial”. O que é a didática especial? “Didática Especial” envolve os
mesmos princípios, mencionados acima; porém,voltados para áreas específicas. Por exemplo,
nas ciências biológicas, nas ciências médicas e nas humanas, depois de os
alunos fazerem “Didática Geral”, eles fazem “Didática Especial”
(respectivamente, em biologia, em cirurgia, em línguas, etc.). Diferença entre
a Didática e a Metodologia Tanto a Didática como a metodologia estudam os
métodos de ensino. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada
uma. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e
descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um
julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Podemos dizer que a metodologia nos
dá juízos de realidades, e a Didática nos dá juízo de valor. A Didática e a
Pedagogia A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga
os fundamentos,condições e modos de realização da instrução e do ensino. A
ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de
ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos,estabelecer
os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das
capacidades mentais dos alunos.
A
Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas
ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação
com fins educacionais. A Didática generaliza processos e procedimentos obtidos
na investigação das matérias específicas, das ciências que dão fundamento ao
ensino e a aprendizagem e das situações concretas da prática docente.
A
Didática e a formação de professores A formação do professor abrange,
pois, duas dimensões: a formação teórico-científica, incluindo a formação
acadêmica específica nas disciplinas em que o docente vai especializar-se
e a formação pedagógica; a formação técnico-prática visando a
preparação profissional específica para a docência, incluindo a Didática, as
metodologias específicas das matérias, a Psicologia da Educação, a pesquisa
educacional e outros.
As
origens da Didática É com a obra “Didática Magna” do checo João Amós Comênio
que surge a Didática,como uma incipiente área de conhecimento.Não obstante, o
termo tinha sido utilizado,anteriormente, pelo alemão Wolfgang Ratke, que foi o
primeiro quem abordou as duas partes da Didática: Desenho Curricular ou
Currículo e a Dinâmica do Ensino. Foi no século XIX que Herbart, procurando
criar todo um sistema científico da educação,colocou a didática dentro da
Pedagogia, como teoria da instrução. A partir daqui, a Didática sempre foi
vista como uma disciplina da Pedagogia.
A Didática é uma disciplina autônoma? A
Didática tem seu objeto de estudo: o ensino. Esse objeto de estudo tem um
sistema de categorias gerais que estão inter-relacionadas entre si pelas leis
gerais didáticas. Essas leis deram lugar aos princípios e corolários que
suportam toda a estrutura base desta área do conhecimento humano. Tem os seus
próprios métodos de pesquisas que permitem a produção sistemática de
conhecimentos científicos. Fonte: Ramiro Marques -Documentos de
apoio às disciplinas de Didática do 1º CEB e de Desenvolvimento Curricular e
Diferenciação Pedagógica.
( Pedagogia ao pé da letra)
RESPONDA:
1- O que é Pedagogia?
2-Quais os aspectos fundamentais da
Pedagogia?
3- Como se divide a Pedagogia?
4- O que é Didática?
5- Qual a diferença entre Didática
Geral e Didática Especial?
6- Qual a diferença entre Didática e
Metodologia?
7- Por que o estudo da Metodologia é
importante?
* DIDÁTICA GERAL: (Turma 204): Professora Ronete Sita
Importante: Imprima o texto e cole no caderno, ou copie no caderno de didática geral e responda as questões.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.
Em suma, planejar consiste em prever e decidir sobre o que pretendemos realizar; o que vamos fazer; como vamos fazer; o que e como devemos analisar a situação, a fim de verificar se o que pretendemos foi atingido. Já o plano é o resultado, é o esboço das conclusões resultantes do processo de planejar, que pode ou não assumir uma forma escrita.
Quando falamos em planejar o ensino, ou a ação didática, estamos prevendo as ações e os procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, e a organização das atividades discentes e da experiência de aprendizagem, visando atingir os objetivos educacionais estabelecidos. Nesse sentido, o planejamento de ensino torna-se a operacionalização do currículo escolar.
Assim, no que se refere ao aspecto didático, segundo HAIDT (1995), planejar é:
- Analisar as características da clientela (aspirações, necessidades e possibilidades dos alunos);
- Refletir sobre os recursos disponíveis;
- Definir os objetivos educacionais considerados mais adequados para a clientela em questão;
- Selecionar e estruturar os conteúdos a serem assimilados, distribuídos ao longo do tempo disponível para o seu desenvolvimento;
- Prever e organizar os procedimentos do professor, bem como as atividades e experiências de construção do conhecimento consideradas mais adequadas para a consecução dos objetivos estabelecidos;
- Prever e escolher os recursos de ensino mais adequados para estimular a participação dos alunos nas atividades de aprendizagem;
- E prever os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.
O planejamento didático também é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar. O processo de planejamento da ação docente é o plano didático. Em geral, o plano didático assume a forma de um documento escrito, pois é o registro das conclusões do processo de previsão das atividades docentes e discentes.
Outro aspecto a ser lembrado é que o plano é apenas um roteiro, um instrumento de referência e, como tal, é abreviado, esquemático, sem colorido e aparentemente sem vida. Compete ao professor que o confeccionou dar-lhe vida, relevo e colorido no ato de sua execução, impregnando-o de sua personalidade e entusiasmo, enriquecendo-o com sua habilidade e expressividade.
Eliane da Costa Bruini
Responda:
1 - O que é Planejamento?
2 - Por que o Planejamento é importante?
3 - O que é planejamento educacional?
4 - O que é planejamento de
Currículo?
5 - O que é planejamento de ensino?
6- O que deve prever um planejamento de ensino?
7 - Quais as etapas do planejamento de ensino?
* DIDÁTICA DE ENSINO RELIGIOSO: ( 3º ano do Curso Normal) Prof. Regina
Assista ao vídeo abaixo:
Se contagie!!!
Na Inglaterra, os Muppets fizeram uma paródia da música do Queen, transformando-a em CORONA RHAPSODY. Uma campanha de apoio ao isolamento para diminuição da curva de infectados.S E N S A C I O N A L
Após, escolha uma música que você mais gosta, faça uma paródia e confeccione os fantoches de acordo com suas possibilidades de materiais para representa-la.
* DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: (Turmas 204 e 303)Prof. Fernanda
*DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: Prof. Silvia: turma 204 e 303:
Turma 204:
Pesquisar atividades para a Educação Infantil relacionada a Pandemia. Atividades Lúdicas e organizar numa pasta.
Turma 303:
Continuar a fazer planejamentos. Quem fez do segundo faz do terceiro.
____________________________________
ATIVIDADES DE MARÇO DE 2020:
DIDÁTICA DE ARTE: (2º ANO)
De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
"A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o
reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas....Os conhecimentos,
processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais,
Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das
práticas artísticas."
Em tempos de
Pandemia, as crianças em quarentena ficam mais suscetíveis ao uso das
tecnologias, como internet, jogos virtuais, youtube...
Pesquise com
seus familiares que tipo de artes eles conhecem ou sabem fazer, que lembram sua
infância. Escreva o relato em uma folha de oficio. Se eles quiserem
confeccionar a técnica para acrescentar ao trabalho fica a critério do seu
familiar.
Que outras
alternativas poderíamos usar para distrair a criança através da Arte.
Pesquise na internet, em livros(se tiver) um mínimo 20 técnicas de arte
utilizando tintas têmperas, colas coloridas, recorte e colagem, papeis
coloridos, barbantes e materiais diversos. Copie as técnicas em folhas de
ofício, uma em cada, colocando como titulo em cada folha, o nome de cada técnica,
utilizando a folha na vertical e usando o espaço de até meia folha.
Na outra metade
da folha você irá colar a técnica, que será feita por você, em meia folha de
oficio e se você precisar recorte a técnica pronta pra encaixar na folha
escrita. Você poderá escolher um mínimo de 10 técnicas ou todas para serem
feitas e anexadas à pesquisa, como descrito acima.
Monte a capa
com o nome da nossa disciplina ARTE, seus dados: nome, série e curso.
Na próxima folha reescreva o primeiro paragrafo anexo nessa atividade centralizando ao meio da folha.
Na próxima folha reescreva o primeiro paragrafo anexo nessa atividade centralizando ao meio da folha.
A próxima folha
será a pesquisa da família (anexando após o desenho ou técnica do familiar)
Em seguida
anexe a sua pesquisa de 20 técnicas descritas acima no modo de fazer cada.
Grampeie e está
pronto seu trabalho!DIDÁTICA DA LINGUAGEM: (2º E 3º ANOS)
ATIVIDADE 1: (TURMA 204)
1. Leitura do texto abaixo e copia no caderno:
A BNCC
entende que diferentes formatos e gêneros textuais fazem parte da vida das
pessoas e devem ser explorados também em sala de aula nas aulas de língua portuguesa. É válido trazer Historias em Quadrinhos, receitas, poesias, reportagens de jornais e de revistas, lendas, contos de fadas, textos informativos, explicativo; mas também abordar a produção digital, como e-mails, blogs, podcast,
memes, vlogs e outros formatos típicos da cultura jovem atual.
Os textos de diferentes tipos podem ser eficientes recursos didáticos no
ensino da Língua Portuguesa. Tanto para as turmas de alfabetização quanto para
os anos seguintes, são aliados do professor para as propostas relacionadas à
aquisição do sistema alfabético de escrita, ortografia, oralidade, produção de
texto ou leitura. Para os alunos, são envolventes, desafiadores, uma prática
social bem-vinda na escola e uma forma de adquirirem habilidades e competências
na Língua Portuguesa. (Segundo Maria Grembecki, Sheila Cristina da Silva Barros e Telma Ferraz Leal ).
Cole cada texto um em cada folha de oficio ou coloridas.
Se puder construir uma caixinha para guardar os textos faça...ou confeccione um envelope para guardá-los.
ATIVIDADE 2: (TURMA 303)
*Faça a copia do texto no seu caderno, se quiser ilustre.
" Uma história na perspectiva de uma
formiga
As formigas são criaturas incríveis
– tão pequenas, mas tão poderosas. Eles são capazes de trabalhar juntos como
uma equipe para levantar várias vezes seu próprio peso.
Para as
crianças da educação infantil é muito instrutivo assistir a um grupo de
formigas trabalhando juntas para levar uma migalha de comida de volta ao
formigueiro para compartilhar com a colônia.
Esta
atividade é uma boa oportunidade para ajudar as crianças a explorar outras
perspectivas, considerando, por um momento, quão gigantesca essa migalha deve
parecer a uma formiga, e quão insignificante ela pode parecer para nós.
Por
isso, ajude a criança a pensar sobre esse ponto de vista e criar sua própria
história. Ela pode começar descrevendo sobre a aventura de uma formiga em sua
casa e, aos poucos, ir construindo uma narrativa própria.
Ao
mesmo tempo, ela irá reforçar a importância do trabalho em equipe e a
construção de excelentes habilidades de escrita ao mesmo tempo."
* Estamos passando por uma Pandemia que nos obriga a ficarmos confinados em casa. Vamos aproveitar essa oportunidade e agora, seja você a "criança a pensar", de seu ponto de vista e crie sua própria historia durante esse período. Descreva sobre os desafios, aventuras e impossibilidades em ficar em casa, relate o seu dia a dia e assim aumente sua habilidade na escrita, bem como sua criatividade para passar o tempo. Pode ser escrito como um diario dia a dia ao final do dia (ilustrando com gravuras, fuigurinhas ou pequeno desenho,,,) ou em forma de historias em quadrinhos. formulando tiras semanais e desenho de personagens, locais onde estao inseridos, diálogos representados em forma de balões e palavras em letras maiusculas, Pode ser feito no caderno, ou em folhas de oficio.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA: (2º E 3º ANOS)
Vamos confeccionar um jogo:
DIDÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: (2º E 3º ANOS)
DIDÁTICA GERAL: (1ºANO)
Procure em revistas e jornais figuras que representem a educação. Com elas monte um painel intitulado: Onde acontece a Educação?
DIDÁTICA GERAL: (2ºANO)
PESQUISE E RESPONDA:
DIDÁTICA DE ENSINO RELIGIOSO: ( 3º ano do Curso Normal)
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: (2º E 3º ANOS)
Vamos confeccionar um jogo:
- Fazer duas ficha (2cm x 5cm) para cada resultado da tabuada.
Tabuada do 1: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
Tabuado do 2: 0,2,4,6,8,10,...20
Tabuada do 3: 0,3,6,9,...30
Tabuada do 4: 0,4,8,12,...40
Tabuada do 5: 0,5,10,...50
Tabuada do 6: 0,6,12,18,...60
Tabuada do 7: 0,7,14,...70
Tabuada do 8: 0,8,16,...80
Tabuada do 9: 0,9,18,...90
- Colocar cada tabuada em envelopes separados
OBS: As fichas precisam conter todos os resultados. Mesmo os repetidos.
DIDÁTICA CIÊNCIAS HUMANAS: (2º E 3º ANOS)
* O sujeito e seu lugar no mundo, de acordo com a BNCC:
Confeccione um álbum, descrevendo a sua trajetória de vida desde o nascimento até hoje, ilustrando a sua caminhada passo a passo conforme o seu registro, suas referências do entorno.
DIDÁTICA GERAL: (1ºANO)
Procure em revistas e jornais figuras que representem a educação. Com elas monte um painel intitulado: Onde acontece a Educação?
DIDÁTICA GERAL: (2ºANO)
PESQUISE E RESPONDA:
1.O que é mural didático?
2. Para que serve o mural didático?
3. Quais as vantagens do mural didático?
4. Como elaborar um mural didático?
5. O como utilizar o mural didático?
DIDÁTICA DE ENSINO RELIGIOSO: ( 3º ano do Curso Normal)
Procure e pesquise na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) habilidades e competências do Ensino Religioso e relacione quais se encaixam na nossa atual realidade em tempos de coronavírus (COVID-19). A seguir, faça uma dissertação reflexiva para cada subtema abaixo:
A Educação e os cuidados com a saúde,
Os profissionais da saúde, da segurança e comércios necessários em tempos de coronavírus,
A comunidade da nossa cidade e as ações críticas com essa pandemia,
As minhas ações diante dessa crise mundial do COVID 19.
DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: (2º E 3º ANOS)
Atividade 1: de que maneira lúdica podemos auxiliar na alfabetização das crianças, sendo que de acordo com as normas da BNCC o aluno, deve estar alfabetizado até o segundo ano do ensino fundamental? Duas atividades ativa, moderada e passiva.
Atividade 2: com o mundo voltado para tecnologia onde as crianças ficam muitas vezes ligadas ao celular. Confeccionar dois jogos recreativos com material reciclável para ser trabalhado em todas as disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário