COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
ESTUDOS DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS - ENSINO MÉDIO E EJA
(Diurno e Noturno)
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ATENÇÃO ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO, EJA E CURSO NORMAL:
Segue o "link" das leituras obrigatórias para a realização da Prova de Literatura do Vestibular da UFRGS:
https://drive.google.com/open?id=1D2nFPWS5oXBlL5DGY03hfHetlGbEREiB
(Diurno e Noturno)
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Literatura - Professora Tatiana
ATENÇÃO ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO, EJA E CURSO NORMAL:
Segue o "link" das leituras obrigatórias para a realização da Prova de Literatura do Vestibular da UFRGS:
https://drive.google.com/open?id=1D2nFPWS5oXBlL5DGY03hfHetlGbEREiB
ATIVIDADES DE ABRIL/2020:
LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA ESPANHOLA.
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B. Cuidado?
Cão raivoso!
C. Cuidado:
cão raivoso?
D. Cão raivoso?
Cuidado?
E. Cuidado:
cão raivoso!
Língua Inglesa: Turmas 101, 102, 103, 104; Noturno 106 e EJA T7
ARTE: T. 101, 102, 103, 104: Prof. Mariane Berger
Os trabalhos estarão disponíveis no link abaixo que irá direcionar até meu blog pessoal:
CLIQUE AQUI→ ATIVIDADES ARTES - TURMAS 101, 102, 103 E 104 Duvidas meu watts 54999824940
ARTE NOTURNO: Turma:106 -PROF.Marta Rocha
Copie e resolva no seu caderno:
¡PRACTICA!
4. Completar con artículos determinados, indeterminados o neutros:
Inglês: Turmas
201, 202, 203 e Noturno: 205 e T8
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
Clique aqui→ Atividades turmas 201, 202 e 203
Dúvidas meu watts 54999824940
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Atividades de Março de 2020 :
LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ARTES, EDUCAÇÃO FÍSICA, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA ESPANHOLA.
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LEMBRETES AO REALIZAR A TAREFA:
1. As atividades deverão ser redigidas
em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
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1º anos do Ensino Médio:
Língua Portuguesa e Literatura:
Turmas 101, 102, 103, 104; Noturno: 106, EJA T7
Professores
responsáveis disponíveis para esclarecer dúvidas: Aline
Aguiar da Silva, Luciano Bisol, Silvana Prux,Tatiana Marques Reis, Marta Rocha e Vera Lúcia Farias.
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
ATIVIDADE ABRIL 2020: ESTUDO DO GÊNERO LITERÁRIO “CONTO”.
O conto é um formato de narrativa, ou seja, de
história, em que se concentram personagens e cenários como em uma fotografia. O
conto permite resumir em um curto espaço de tempo a sabedoria de toda uma vida.
Leia o conto a seguir (No Retiro da Figueira) do escritor gaúcho Moacyr Scliar
e responda as questões abaixo.
No Retiro da Figueira
Moacyr
Scliar
Sempre
achei que era bom demais. O lugar, principalmente. O lugar era... era
maravilhoso. Bem como dizia o prospecto: maravilhoso. Arborizado, tranquilo, um
dos últimos locais – dizia o anúncio – onde você pode ouvir um bem-te-vi
cantar. Verdade: na primeira vez que fomos lá ouvimos o bem-te-vi. E também
constatamos que as casas eram sólidas e bonitas, exatamente como o prospecto as
descrevia: estilo moderno, sólidas e bonitas. Vimos os gramados, os parques, os
pôneis, o pequeno lago. Vimos o campo de aviação. Vimos a majestosa figueira
que dava nome ao condomínio: Retiro da Figueira.
Mas
o que mais agradou à minha mulher foi a segurança. Durante todo o trajeto de
volta à cidade – e eram uns bons cinquenta minutos – ela falou, entusiasmada,
da cerca eletrificada, das torres de vigia, dos holofotes, do sistema de
alarmes – e sobretudo dos guardas. Oito guardas, homens fortes, decididos – mas
amáveis, educados. Aliás, quem nos recebeu naquela visita, e na seguinte, foi o
chefe deles, um senhor tão inteligente e culto que logo pensei: “ah, mas ele
deve ser formado em alguma universidade”. De fato: no decorrer da conversa ele
mencionou – mas de maneira casual – que era formado em Direito. O que só fez
aumentar o entusiasmo de minha
mulher.
Ela
andava muito assustada ultimamente. Os assaltos violentos se sucediam na
vizinhança; trancas e porteiros eletrônicos já não detinham os criminosos.
Todos os dias sabíamos de alguém roubado e espancado; e quando uma amiga nossa
foi violentada por dois marginais, minha mulher decidiu – tínhamos de mudar de
bairro. Tínhamos de procurar um lugar
seguro.
Foi
então que enfiaram o prospecto colorido sob nossa porta. Às vezes penso que se
morássemos num edifício mais seguro o portador daquela mensagem publicitária
nunca teria chegado a nós, e, talvez... Mas isto agora são apenas suposições.
De qualquer modo, minha mulher ficou encantada com o Retiro da Figueira. Meus
filhos estavam vidrados nos pôneis. E eu acabava de ser promovido na firma. As
coisas todas se encadearam, e o que começou com um prospecto sendo enfiado sob
a porta transformou-se – como dizia o texto – num novo estilo de
vida.
Não
fomos os primeiros a comprar casa no Retiro da Figueira. Pelo contrário; entre
nossa primeira visita e a segunda – uma semana após – a maior parte das trinta
residências já tinha sido vendida. O chefe dos guardas me apresentou a alguns
dos compradores. Gostei deles: gente como eu, diretores de empresa,
profissionais liberais, dois fazendeiros. Todos tinham vindo pelo prospecto. E
quase todos tinham se decidido pelo lugar por causa da
segurança.
Naquela
semana descobri que o prospecto tinha sido enviado apenas a uma quantidade
limitada de pessoas. Na minha firma, por exemplo, só eu o tinha recebido. Minha
mulher atribuiu o fato a uma seleção cuidadosa de futuros moradores – e viu
nisso mais um motivo de satisfação. Quanto a mim, estava achando tudo muito
bom. Bom demais.
Mudamo-nos.
A vida lá era realmente um encanto. Os bem-te-vis eram pontuais: às sete da
manhã começavam seu afinado concerto. Os pôneis eram mansos, as aléias
ensaibradas estavam sempre limpas. A brisa agitava as árvores do parque – cento
e doze, bem como dizia o prospecto. Por outro lado, o sistema de alarmes era
impecável. Os guardas compareciam periodicamente à nossa casa para ver se
estava tudo bem – sempre gentis, sempre sorridentes. O chefe deles era uma
pessoa particularmente interessada: organizava festas e torneios, preocupava-se
com nosso bem-estar. Fez uma lista dos parentes e amigos dos moradores – para
qualquer emergência, explicou, com um sorriso tranquilizador. O primeiro mês
decorreu – tal como prometido no prospecto – num clima de sonho. De sonho,
mesmo.
Uma
manhã de domingo, muito cedo – lembro-me que os bem-te-vis ainda não tinham
começado a cantar – soou a sirene de alarme. Nunca tinha tocado antes, de modo
que ficamos um pouco assustados – um pouco, não muito. Mas sabíamos o que
fazer: nos dirigimos, em ordem, ao salão de festas, perto do lago. Quase todos
ainda de roupão ou
pijama. O chefe dos
guardas estava lá, ladeado por seus homens, todos armados de fuzis. Fez-nos
sentar, ofereceu café. Depois, sempre pedindo desculpas pelo transtorno,
explicou o motivo da reunião: é que havia marginais nos matos ao redor do
Retiro e ele, avisado pela polícia, decidira pedir que não saíssemos naquele
domingo.
–
Afinal – disse, em tom de gracejo – está um belo domingo, os pôneis estão aí
mesmo, as quadras de
tênis...
Era mesmo um homem muito simpático. Ninguém
chegou a ficar verdadeiramente
contrariado.
Contrariados
ficaram alguns no dia seguinte, quando a sirene tornou a soar de madrugada.
Reunimo-nos de novo no salão de festas, uns resmungando que era segunda-feira,
dia de trabalho. Sempre sorrindo, o chefe dos guardas pediu desculpas novamente
e disse que infelizmente não poderíamos sair – os marginais continuavam nos
matos, soltos. Gente perigosa; entre eles, dois assassinos foragidos. À
pergunta de um irado cirurgião o chefe dos guardas respondeu que, mesmo de
carro, não poderíamos sair; os bandidos poderiam bloquear a estreita estrada do
Retiro.
–
E vocês, por que não nos acompanham? – perguntou o
cirurgião.
–
E quem vai cuidar da família de vocês? – disse o chefe dos guardas, sempre
sorrindo.
Ficamos
retidos naquele dia e no seguinte. Foi aí que a polícia cercou o local: dezenas
de viaturas com homens armados, alguns com máscaras contra gases. De nossas
janelas nós os víamos e reconhecíamos: o chefe dos guardas estava com a
razão.
Passávamos
o tempo jogando cartas, passeando ou simplesmente não fazendo nada. Alguns
estavam até gostando. Eu não. Pode parecer presunção dizer isto agora, mas eu
não estava gostando nada
daquilo.
Foi
no quarto dia que o avião desceu no campo de pouso. Um jatinho. Corremos para
lá. Um homem desceu e entregou uma maleta ao chefe dos guardas. Depois
olhou para nós – amedrontado, pareceu-me – e saiu pelo portão da entrada, quase
correndo.
O
chefe dos guardas fez sinal para que não nos aproximássemos. Entrou no avião.
Deixou a porta aberta, e assim pudemos ver que examinava o conteúdo da maleta.
Fechou-a, chegou à porta e fez um sinal. Os guardas vieram correndo, entraram
todos no jatinho. A porta se fechou, o avião decolou e
sumiu.
Nunca
mais vimos o chefe e seus homens. Mas estou certo que estão gozando o dinheiro
pago por nosso resgate. Uma quantia suficiente para construir dez condomínios
iguais ao nosso – que eu, diga-se de passagem, sempre achei que era bom demais.
1) FAÇA
O RESUMO DO CONTO EM UM PARÁGRAFO (Não esqueça de deixar o espaçamento de
parágrafo na primeira linha. Além disso, procure escrever três frases neste parágrafo, correspondentes ao início, meio e fim do conto).
2) Qual
o significado da palavra "prospecto" (linha 2)?
3) Quem
é o narrador da história? Descreva sua personalidade.
4) Qual
o desfecho (resolução) do conflito narrado no conto?
5)
Faça uma descrição do cenário do conto,
isto é, do condomínio Retiro da Figueira.
6) Segundo
o filósofo francês Michel Foucault, as estruturas físicas dos prédios que
habitamos funcionam como mecanismos de controle sobre nossos corpos. Explique
de que maneira a estrutura física do condomínio Retiro da Figueira controlou os corpos e os comportamentos das
personagens.
7) A
violência urbana foi o que levou a esposa do narrador a interessar-se pelo
condomínio. Mas qual foi precisamente o fato que fez ela tomar a decisão de se
mudar?
8) Quais semelhanças e diferenças
você percebe entre o nosso momento atual e o conto No Retiro da Figueira de Moacyr Scliar?
9) Considerando
que um conto pode ser comparado a uma fotografia, faça um desenho em seu
caderno ou folha A4 com a representação do clímax do conto, isto é, do momento
de maior tensão da história.
ATIVIDADE NOTURNO 106 – PROF. MARTA
ROCHA
OBSERVAÇÃO: COPIAR TUDO E RESPONDER NO CADERNO
A pontuação na construção do texto
Para que servem esses sinais?
: ? !
- , ; . ...
Há
certos recursos da linguagem - pausa, melodia, entonação e até mesmo, silêncio
- que só estão presentes na oralidade. Na linguagem escrita, para substituir
tais recursos, usamos os sinais de pontuação.
Esses
são também usados para destacar palavras, expressões ou orações e esclarecer o
sentido de frases, a fim de dissipar qualquer tipo de ambiguidade.
Os
sinais de pontuação são recursos próprios da língua escrita: representam as
pausas e entoações da linguagem oral. Com acentuada característica subjetiva, a
pontuação não possui critérios rígidos a serem seguidos, mas requer atenção,
porque qualquer deslize pode prejudicar a clareza do texto.
Observe
as seguintes construções:
SE
O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
SE
O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER, ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
SE
O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM, A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
ESSE, JUIZ, É
CORRUPTO. Alguém fazendo uma declaração ao juiz sobre outra pessoa.
ESSE
JUIZ É CORRUPTO. Alguém afirmando que o juiz é corrupto.
-
Onde você vai passar a Semana Santa?
-
Na cidade maravilhosa!
A
pessoa vai a uma cidade muito boa.
-
Onde você vai passar a semana, santa?
-
Na cidade,maravilhosa.
A
pessoa vai passar a semana na cidade e faz um elogio a quem lhe faz a pergunta.
Você
deve ter notado que a ausência de pontuação dificulta a tarefa de encontrar um
sentido para as orações; além disso, é fácil constatar que novas significações surgem,
dependendo do lugar onde a vírgula é colocada.
Um dos
mecanismos responsáveis pela interdependência entre as partes de um texto, isto
é, por sua unidade de sentido é a coesão: a ligação que se estabelece entre
suas partes. Contribuem para estabelecer essas relações e ligações alguns
elementos, como os pronomes, conjunções, preposições, categorias verbais,
inclusive os SINAIS DE PONTUAÇÃO.
Pontuação - Coesão e coerência
São muito comuns reclamações
como não sei pontuar, não sei usar vírgulas... essas dificuldades
decorrem, quase sempre, da ideia de que as regras são rígidas e funcionam em
quaisquer situações de produção. Muito mais produtivo do que insistir em
aprender regras é compreender a pontuação como marca de coerência e coesão para
o estabelecimento do sentido do texto em determinadas situações comunicativas.
Assim como podemos usar conectores e outros elementos de coesão para articular
vocábulos ou orações e indicar as relações existentes entre eles, os sinais de
pontuação também contribuem para a "costura" do texto, orientando o
leitor para a construção do sentido.
Vale
relembrar os sinais de pontuação e suas funções:
O ponto (.)
Emprega-se,
basicamente, para indicar o término de uma frase declarativa, de um período
simples ou composto.
Hoje haverá aula de português.
Faça o favor de me passar o caderno.
O ponto é também usado em quase todas as
abreviaturas, por exemplo:
fev. = fevereiro; hab. = habitante; rod. = rodovia.
O ponto que é empregado para encerrar um texto
escrito recebe o nome de ponto final.
O ponto-e-vírgula (;)
É utilizado para assinalar uma pausa maior do que a
da vírgula, praticamente uma pausa intermediária entre o ponto e a vírgula.
Geralmente, emprega-se o ponto-e-vírgula para:
a) separar orações coordenadas que tenham um certo
sentido ou aquelas que já apresentam separação por vírgula:
Criança, foi uma garota sapeca; moça, era
inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas.
b) separar vários itens de uma enumeração:
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos
seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções, e
coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
(Constituição da República Federativa do Brasil)
Dois pontos (:)
São empregados para:
- Anunciar uma citação:
Lembrando
um verso de Manuel Bandeira: “A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
”
- Um esclarecimento:
Joana
conseguira enfim realizar seu desejo maior: seduzir Pedro. Não porque o amasse,
mas para magoar Lucila.
- Para anunciar a fala do personagem.
E o
pai perguntou:
–
Aonde vai, garoto?
Observe que os dois-pontos são também usados na introdução
de exemplos, notas ou observações.
Ponto de interrogação (?)
É empregado para indicar uma pergunta direta, ainda
que esta não exija resposta:
Onde estarão as causas dos problemas sociais
brasileiros?
NOTA: Em perguntas indiretas, não é usado o ponto
de interrogação. As frases interrogativas indiretas supõem a indagação, mas não
começam com palavra interrogativa, por isso, terminam com ponto final.
Quero saber o motivo da sua falta.
Ponto de exclamação (!)
É empregado para marcar o fim de qualquer enunciado
com entonação exclamativa, que normalmente exprime admiração, surpresa,
assombro, indignação etc. (7).
Vamos
à luta!
Entrem
na sala!
NOTA: O ponto de exclamação é também usado com
interjeições:
Oh!
Ah!
Reticências (...)
Marcando uma suspensão da frase, devido, muitas
vezes, a elementos de natureza emocional, são empregadas:
- Para indicar continuação de uma ação ou fato.
O
balão foi subindo...
- Para indicar suspensão ou interrupção do
pensamento.
E eu
que trabalhei tanto pensando que...
- Para representar, na escrita, hesitações comuns
da língua falada.
Não
quero sair porque... porque... eu não estou com vontade.
A vírgula (,)
Marca uma pequena pausa. É geralmente empregada nos
seguintes casos:
- Nas datas, para separar nome de localidade;
Cabrobó,
28 de novembro de 2011.
- Para indicar omissão de um termo (geralmente um
verbo)
Todos
chegaram alegres e eu, muito triste. (cheguei)
- Para separar termos de mesma função sintática;
Havia
portugueses, brasileiros, espanhóis e italianos naquela festa.
- Para separar o vocativo:
Alunos,
prestem atenção!
Estude
muito, colega, para obter sucesso.
- Para separar o aposto:
Cabrobó,
a terra da cebola, é uma cidade hospitaleira.
- Para isolar palavras e expressões explicativas ou
retificativas (a saber, por exemplo, isto é, ou melhor, aliás, além disso,
etc.):
Eles
viajaram para a América do Norte, aliás, para o Canadá.
Não decore regras! Utilize a pontuação, compreendendo a sua função no
texto!
O
sentido e as intenções pretendidos para o texto, por vezes, são construídos e
indicados pelo uso dos diversos sinais de pontuação, que, desta forma,
funcionam como importantes pistas para o entendimento do texto.
Os
sinais de pontuação na construção do texto também são responsáveis pelos
efeitos de sentido - ironia, humor, diversão, etc.
O link
abaixo sugere uma leitura expressiva, aprendizado e diversão para você.
Exercícios:
1. Assinale a opção em que o texto de placa que
alerta para a presença de cão raivoso está corretamente pontuado.
A. Cão raivoso?
Cuidado!
A. Cão raivoso?
Cuidado!
B. Cuidado?
Cão raivoso!
C. Cuidado:
cão raivoso?
D. Cão raivoso?
Cuidado?
E. Cuidado:
cão raivoso!
2. Considere as afirmativas
a respeito dos sinais de pontuação empregados no texto.
I. Os dois-pontos, no 1º parágrafo, introduzem enumeração de fatos que exemplificam desastres naturais.
II. Os travessões isolam, no 3º parágrafo, um comentário explicativo da expressão imediatamente anterior a esse segmento.
III. O travessão único, no final do 4º parágrafo, pode ser corretamente substituído por uma vírgula, sem alteração do sentido original.
IV. As aspas colocadas na frase do final do texto "poupar a galinha dos ovos de ouro" têm por objetivo assinalar a ideia principal do texto.
Está correto o que consta APENAS em:
(A) II, III e IV. (B) II e IV.
(C) I e II. (D) I, II e III.
(E) I, III e IV.
3. Marque a opção cuja frase apresenta erro de pontuação.
A. Assim o herói chegava da sua longa aventura: sem cavalo, sem escudo e sem esperança.
B. Ele disse tudo, ou melhor, tudo o que sabia.
C. Preciso saber onde estão as causas dos problemas brasileiros?
D. Oremos, Maria, agradecendo a Deus sua proteção sobre esta casa.
E. O Brasil, um dos maiores países do mundo, tem grande parte de sua população vivendo na miséria.
I. Os dois-pontos, no 1º parágrafo, introduzem enumeração de fatos que exemplificam desastres naturais.
II. Os travessões isolam, no 3º parágrafo, um comentário explicativo da expressão imediatamente anterior a esse segmento.
III. O travessão único, no final do 4º parágrafo, pode ser corretamente substituído por uma vírgula, sem alteração do sentido original.
IV. As aspas colocadas na frase do final do texto "poupar a galinha dos ovos de ouro" têm por objetivo assinalar a ideia principal do texto.
Está correto o que consta APENAS em:
(A) II, III e IV. (B) II e IV.
(C) I e II. (D) I, II e III.
(E) I, III e IV.
3. Marque a opção cuja frase apresenta erro de pontuação.
A. Assim o herói chegava da sua longa aventura: sem cavalo, sem escudo e sem esperança.
B. Ele disse tudo, ou melhor, tudo o que sabia.
C. Preciso saber onde estão as causas dos problemas brasileiros?
D. Oremos, Maria, agradecendo a Deus sua proteção sobre esta casa.
E. O Brasil, um dos maiores países do mundo, tem grande parte de sua população vivendo na miséria.
Leia o texto:
Marcado para bater
Bater
era uma palavra cheia de recordações engraçadas.
Ganhei
uma bicicleta que era o meu sonho. Foi só subir e bater. Atropelei a placa do
jardim da igreja matriz: NÃO APANHE FLORES.
Fiquei
um tempo contundido, mancando da perna esquerda, ressabiado. Tentava arranjar
um jeito de melhorar a musculatura e meu senso de direção. E o tempo foi
passando...
Inventei
de praticar halterofilismo, usando umas barras de ferro que encontrei na
garagem. Dessa vez faço ginástica sem pagar academia.
Saí do
meu quarto com o invento magnífico, que eu havia limpado e fui treinar no
quintal, onde havia sombra e água fresca. Não deu outra. Passando pela sala,
senti um calafrio. Crás! Fui bater as benditas barras na fruteira antiga de
minha mãe, que foi herdada da vovó, que herdou a formosura da peça de uma tia
pirracenta...
Nessa
tarde ensolarada, só Deus sabe, foi um rosário de lágrimas que não acabava
mais. E revirava a casa, procurando a cola, a fita crepe. E a tal fruteira ou
melhor ex-fruteira ficou mais remendada que lona de circo.
SORRENTI, N. “Marcado para bater”. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1997. p. 4-8.
(Fragmento).
Atividade:
1 – Em “Bater era uma palavra cheia de recordações
engraçadas.”, o ponto final fecha um período que contém:
a) uma oração
b) duas orações
c) três orações
d) nenhuma oração
2 – No
segundo parágrafo do texto, os dois-pontos desempenham o papel de:
a) apresentar uma citação.
b) indicar uma enumeração.
c) introduzir uma explicação.
d) anunciar uma fala do narrador.
3 – O ponto de exclamação foi usado depois da
expressão “Crás!”, cuja pronúncia imita o som de uma batida. Essa expressão é
chamada de:
a) hipérbole
b) sinestesia
c) metonímia
d) onomatopeia
4 – Na passagem “E o tempo foi passando...”, as
reticências sinalizam:
a) o encadeamento da ideia.
b) a continuação do fato.
c) a interrupção do pensamento.
d) a interpelação feita pelo narrador.
5 – Na parte “[...] fui treinar no quintal, onde
havia [...]”, a vírgula antecede um pronome:
a) indefinido que retoma no “quintal”.
b) pessoal que retoma “no quintal”.
c) relativo que retoma “no quintal”.
d) demonstrativo que retoma “no quintal”.
6 – Em “Nessa tarde ensolarada, só Deus [...]”, a
vírgula separa um adjunto adverbial:
a) que indica tempo.
b) que indica lugar.
c) que indica modo.
d) que indica intensidade.
7 – Na frase “E revirava a casa, procurando a cola
[...]”, a vírgula antecede um verbo:
a) na forma de particípio.
b) na forma de infinitivo pessoal.
c) na forma de gerúndio.
d) na forma de infinitivo impessoal.
8 – O último
período do texto foi transcrito sem as vírgulas. Assinale a alternativa em que
elas foram empregadas corretamente:
a) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira ficou
mais remendada, que lona de circo. ”
b) “E a tal fruteira, ou melhor, ex-fruteira ficou
mais remendada que lona de circo. ”
c) “E a tal fruteira ou melhor, ex-fruteira, ficou
mais remendada que lona de circo. ”
d) “E a tal fruteira, ou melhor ex-fruteira, ficou
mais remendada que lona de circo. ”
Língua Espanhola: Prof. Marta Rocha e Aline Aguiar
T. 101, 102, 103 e 104; Noturno EJA T7
T. 101, 102, 103 e 104; Noturno EJA T7
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
ACENTUAÇÃO PROSÓDICA GRÁFICA E DIACRÍTICA
Canción
Autobús Café Difícil
Cómpratelo Lámpara
Fácilmente
Médico Árbol Papel
Antes de la antepenúltima sílaba:
Cómpratelo
Fácilmente
Antepenúltima sílaba
Lámpara
Médico
Penúltima
sílaba
Difícil
Árbol
Última sílaba
Canción
Café
Autobús
Papel
1. Las palabras que tienen la sílaba tónica en la última sílaba se llaman
AGUDAS.
Ej.: Emoción
- Sofá
Son
acentuadas aquellas terminadas en VOCAL, –N
y –S.
2. Las palabras que
tienen la sílaba tónica en la penúltima sílaba se llaman GRAVES o LLANAS.
Ej.: Fácil - Padre
Son acentuadas aquellas terminadas en CONSONANTE (excepto –N y –S ).
3. Las palabras que
tienen la sílaba tónica en la antepenúltima sílaba se llaman ESDRÚJULAS.
Ej.: Préstamo - Crédito
Todas son acentuadas.
4. Las palabras que
tienen la sílaba tónica antes de la antepenúltima sílaba se llaman
SOBRESDRÚJULAS.
Ej.: Únicamente (única + mente)
Tráemela (trae + me + la)
Todas son acentuadas.
Resumiendo...
SOBRESDRÚJULAS - Todas son acentuadas
ESDRÚJULAS - Todas son acentuadas
GRAVES - Se acentúan las terminadas en: Consonante, excepto: -N y –S
AGUDAS - Se acentúan las terminadas en: Vocal - N –S
5. Regla del HIATO.
Algunas palabras llevan tilde en la vocal débil para que haya la separación
(hiato).
Ej.: Biología: Bio-lo-gí-a
Río: Rí-o
6. Se acentúan también los pronombres
exclamativos e interrogativos.
Cómo: ¡Cómo que no!
Cuál: ¿Cuál es tu nombre? Quisiera
saber cuál es la respuesta. (pregunta indirecta)
Quién: ¿Quién lo ha dicho?
Qué: ¿ Qué es eso?
Dónde: ¿ Dónde fuiste a pedir dinero?
Cuándo: ¿Cuándo vas a viajar?
Cuánto, cuán: No te imaginas cuán ridículo estás, ¿Cuántas cosas has
traído?
7. Uso de los porqués:
Uso de los porqués:
Por qué (interrogativo): ¿Por qué no vienes?
Porque (conjunción). Porque te quiero a ti.
Porqué (nombre): Este es el porqué de su decisión.
Por que (por el cual o la cual): ¿Cuál es la razón por que te fuiste?
Actividad 2
Actividad 2
1) Acentúa las palabras abajo, cuando necesario, y
explica el motivo:
a) Automovil
b) Segun
c) Nacional
d) Catolico
e) Maria
f) Dificilmente
g) Oracion
2) Completa las frases con una de las palabras
entre paréntesis:
a) ¿________ es necesario para poder entrar? (Que –
Qué)
b) Es necesario______ traigas una foto. (que – qué)
c) Te diré _________puedes encontrar lo que buscas. (donde
– dónde)
d) ¿_______ irás al cine?
(Cuando – Cuándo)
e) ¿_______ puedo llegar al cine?
(Como – Cómo)
3) Completa el
diálogo abajo con el uso de los porqués:
PROFESORA:¿ ________ no
estabas aquí la clase pasada?
JUAN: Profe, no vine a la clase _______ me pasaron muchas cosas.
PROFESORA: Pero necesito saber el _________ para
que pueda justificar tu ausencia.
JUAN: Vale profe, no vine ayer
_________ no quería explicarme _________ no había venido anteayer.
4) El acento diacrítico (diferencial).
En español, los monosílabos no llevan tilde,
solo cuando hay la necesidad de diferenciarlos. Observa los ejemplos abajo:
Ejs.:
más (cantidad): Quiero más comida.
mas (pero): Le pagan, mas no es suficiente.
tú (pronombre personal): Es preciso que vengas
tú.
tu (posesivo): Dale tu cartera.
el (artículo).: El coche está roto.
él (pronombre): ¿Estuviste con él?
mí (pronombre personal): Todo esto es para mí.
mi (posesivo): Trae mi calendario.
dé (del verbo dar). Espero que Juan no me dé
trabajo.
de (preposición). El libro es de matemáticas.
Actividad 3
Actividad 3
1) Escribe las siguientes oraciones en el formulario, escribiendo las
tildes que faltan.
a)
El es un gran chico; el
sabe lo que hace; el es mi amigo.
b)
Yo tengo mi libro; el tiene el suyo.
c)
El primer premio y el
segundo son poco para el.
d)
Tu recibirás tu parte
como los demás.
e)
Tu no tienes miedo, tu eres un valiente; tu
eres un ganador.
f)
Tu sabes bien lo que yo
aprecio a tu padre y a tu madre.
g)
A mi me gustó mucho tu
regalo.
h)
Todo lo que gano es para
mi y para mi familia.
i)
Se que se han escapado,
pero no se por donde.
j)
"Solo se que no se nada", dijo
Socrates.
k)
Se veraz y se acabaran
muchos de tus problemas.
Língua Inglesa: Turmas 101, 102, 103, 104; Noturno 106 e EJA T7
Professoras responsáveis para esclarecer dúvidas:Marta Alves da Rocha, Silvana Prux e Aline Aguiar.
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
GRAMAR NOTES
Possessive
Adjectives/Possessive Pronouns
Apresentação formas
FORMAS
|
||||
PESSOAS
|
POSSESSIVE ADJECTIVES
|
POSSESSIVE PRONOUNS
|
TRADUÇÕES
|
|
SINGULAR
|
1ª
|
MY
|
MINE
|
(o) MEU , (a) MINHA, (os) MEUS, (as) MINHAS
|
2ª
|
YOUR
|
YOURS
|
(o) TEU, (a) TUA , (os) TEUS, (as) TUAS
|
|
3ª
|
HIS
|
HIS
|
(o,a) DELE,
(os , as) DELE
|
|
HER
|
HERS
|
(o,a) DELA
(os, as) DELA
|
||
ITS
|
ITS
|
(o,a) DELE, DELA
(os,as) DELE , DELA
|
||
PLURAL
|
1ª
|
OUR
|
OURS
|
(o) NOSSO, (os) NOSSOS, (a) NOSSA, (as) NOSSAS
|
2ª
|
YOUR
|
YOURS
|
(o) VOSSO, (a) VOSSA, (os) VOSSOS, (as) VOSSAS
|
|
3ª
|
THEIR
|
THEIRS
|
(o,a) DELES, DELAS
(os,as) DELES ,DELAS
|
COMPONENTE
TEÓRICO 1 – USOS DOS ADJETIVOS POSSESSIVOS
USOS
|
EXEMPLOS
|
|
|
|
|
COMPONENTE TEÓRICO 2 – USOS DOS PRONOMES POSSESSIVOS
USOS
|
EXEMPLOS
|
|
|
|
|
COMPONENTE
TEÓRICO 3 – USOS ESPECIAIS DOS PRONOMES POSSESSIVOS
USOS
|
EXEMPLOS
|
|
|
VEJA AINDA: As formas your
sincerely, yours truly, yours faithfully têm
a tradução de “ atenciosamente”,
“sinceramente” e são convencionalmente usadas no final de carta,
especialmente as comerciais.
|
Pronomes
pessoais
PESSOAS
|
SUBJECTIVES PRONOUNS
|
POSSESSIVE ADJECTIVES
|
|
SINGULAR
|
1ª
|
I
|
MY
|
2ª
|
YOU
|
YOUR
|
|
3ª
|
HE
|
HIS
|
|
SHE
|
HER
|
||
IT
|
ITS
|
||
PLURAL
|
1ª
|
WE
|
OURS
|
2ª
|
YOU
|
YOUR
|
|
3ª
|
THEY
|
THEIR
|
Grammar
exercise
Possessive
adjectives
2.1 Possessive Adjectives. Os adjetivos possessivos
concordam com o possuidor.
Preencha
os seguintes exercícios :
a)____ visit ____ family
once a year.
b) ____ know ____ lesson, don’t you?
c) ____ visit ____ family once a year.
d) ____ looks like_______ mother.
e) A fish doesn´t close_____ mouth when it´s
into the water.
f) ____ all like
____ school.
g) The children love _______mother.
2.2 Possessive Adjectives + gerúndio - Adj. Possessivo +
gerúndio
a) I
insisted that ___ go = I insisted on ____ +going.
b) We
insisted that ____ help us = we insisted on ______ + helping us.
c) I
suggest that __ forget it = I suggest _______+ forgentting it.
d) I
suggested that ___ buy it = i suggested _______ + buying it.
2.3 Possessive Adjectives – Possuidor
POSSUIDOR
= PRONOME INDEFINIDO OU <- HIS
SUBSTANTIVO COMUM DE
DOIS
1- Look!
_______ is brushing ___ teeth.
2- ________
must do ______ best to suceed in life.
3- _________ must learn _____ own language.
4- __
____ knows ______ future.
5- Hardly
______ likes ______ own name.
6- _
____ _______ must do ______ best to get good grades.
Atividade 2
Escute a música no link: https://youtu.be/n1YKv_Pl8PU e preencha as lacunas com os pronomes adequados:
Love me tender
(Elvis Presley )
Love ___ tender,
Love ___ smeet,
Never
let ____ go.
____ have made ____ life
complete,
And ___ love ____so.
Love ___ tender,
Love ___ true,
All ___ dreams fulfilled.
For _____
darling ____love ____,
And ___ always will.
Love ____ tender,
Love ____
long,
Take ___ to _______ heart.
For
____’s there that ____ belong,
And ___’ll never part.
Love ___ tender, Love ___ true,
All ___
dreams fulfilled.
For ____ darling ____ love _____.
Love ____ tender,
Love ____ dear,
Tell _____
______ are ______.
___’ll be _____ through all the years,
Till the end of time.
Love ___ tender,
Love ___ true,
All ___ dreams fulfilled.
For ____ darling ____ love _____.
And ___ always will.
ARTE: T. 101, 102, 103, 104: Prof. Mariane Berger
Os trabalhos estarão disponíveis no link abaixo que irá direcionar até meu blog pessoal:
CLIQUE AQUI→ ATIVIDADES ARTES - TURMAS 101, 102, 103 E 104 Duvidas meu watts 54999824940
ARTE NOTURNO: Turma:106 -PROF.Marta Rocha
Copiar e resolver no caderno:
Afinal. O que é arte?
“A arte é um resumo da
natureza feito pela imaginação. ”
Eça de Queiroz
“Toda arte é imitação da
natureza. ”
Séneca
”A arte é o espelho e
a crônica da sua época. ”
William Shakespeare
“A arte não é um espelho
para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo. ”
Vladimir Maiakóvski
“A arte é a mentira que nos
permite conhecer a verdade. ”
Pablo Picasso
”A arte consiste em
fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos,
propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação. ”
Fernando Pessoa
“A arte é a forma mais
intensa de individualismo que o mundo já conheceu. ”
Oscar Wilde
“A arte é um dos meios que
une os homens. ”
Léon Tolstoi
“Arte pra mim não é produto
de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e
festa”.
Ariano Suassuna
"A arte é a
expressão da mente, nossa vida é nossa arte".
John Lennon
“Arte é vida”
Estudante Jackson, 6º Ano C
ATIVIDADE:
I. Pesquise e responda em
seu caderno de artes, as seguintes questões:
1)
Onde nasceu a
arte?
2)
Qual a
finalidade da arte?
3)
Qual o significado
de arte? (O que é, conceito e definição)
4)
Quais elementos
são necessários para existir a arte?
5)
Quais as
modalidades da arte?
6)
Para que serve a
arte?
ARTE – NOTURNO - EJA T7 - Professora Mírian Castelo Santos
1. Pesquise a Arte na antiguidade do Egito. Escolha entre Pirâmides e Templos da arquitetura egípcia e faça uma réplica utilizando materiais reciclados, argila ou outro.
2. Escolha uma esfinge e crie uma releitura utilizando desenho, colagem ou no computador.
3. Faça um desenho característico das pinturas egípcias em uma folha de ofício, utilizando tinta.
Educação Física: Manhã:101,102,103, 104
Professora responsável para esclarecer dúvidas: Fernanda Silva, Juliana Santos
Professora responsável para esclarecer dúvidas: Fernanda Silva, Juliana Santos
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
ATLETAS PROFISSIONAIS E SUAS ROTINAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Usando sua criatividade (com imagens, textos e reportagens) confeccione um cartaz explicando as seguintes questões sobre atletas olímpicos e a pandemia covid-19:
1- Como em meio a Pandemia do covid-19 os atletas estão mantendo a forma física?
2- Porque as olimpíadas foram adiadas no ano de 2020? Justifique a sua resposta.
3- Quais atividades físicas os atletas podem fazer sozinhos e em casa durante a pandemia?
4- Uma boa alimentação e um forma física saudável, ajudam na prevenção contra o vírus? Justifique.
5- Apresente no cartaz um atleta olímpico que testou positivo para o novo coronavírus.
OBS: As questões devem ser respondidas uma a uma em um trabalho escrito, também dispostas no cartaz.
Educação Física – NOTURNO - TURMAS 106 e EJA T7 - Professora Mírian Castelo Santos
1. Pesquise o conceito de jogo, esporte, atividade física e brincadeira. Cite cinco exemplos para cada um.
2. Identifique as capacidades físicas e dê suas definições. Exemplifique com um exercício descrevendo-o detalhadamente.
2º ANOS DO ENSINO MÉDIO:
Língua Portuguesa e Literatura:
Turmas 201, 202, 203, 205 e EJA T8
Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
NÃO EXISTE DIA RUIM
12) SEGUNDO O FILÓSOFO FRANCÊS MICHEL FOUCAULT, OS
PRÉDIOS QUE HABITAMOS FUNCIONAM COMO MECANISMOS DE CONTROLE SOBRE OS NOSSOS
CORPOS. FAÇA UMA ANÁLISE DE COMO O PRÉDIO DA “CASA VERDE” FUNCIONOU COMO UM
DISPOSITIVO DE PODER SOBRE OS HABITANTES DE ITAGUAÍ.
Turmas 201, 202, 203, 205 e EJA T8
Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Professores
Responsáveis: Luciano Bisol, Silvana Prux Masieiro e Tatiana Marques Reis
LEMBRETES:
1.
As respostas deverão ser redigidas com caneta de
tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
ATIVIDADE ABRIL 2020: ESTUDO DO GÊNERO LITERÁRIO CRÔNICA; ESTUDO DA OBRA DE MACHADO DE ASSIS.
Atividade
1: Leia
atentamente o texto abaixo e reflita sobre o que foi dito por Fabrício
Carpinejar:
NÃO EXISTE DIA RUIM
Não existe dia ruim. Sempre há chance do dia ser feliz. Mesmo que
seja tarde. Mesmo que seja de madrugada. Uma gentileza salva o dia. Um bife à milanesa
salva o dia. Uma gola branca e engomada salva o dia. Uma emoção involuntária
salva o dia. Nunca o dia está inteiramente perdido. Não devemos acreditar que
uma tristeza chama a outra, que se algo acontece de errado tudo então vai dar
errado. Lei de Murphy não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
Confio no improviso, na casualidade, no movimento
das cortinas na janela. Até o último minuto antes da meia-noite, você pode resgatar o
contentamento. É uma gargalhada do filho diante da papinha, transformando a
cadeira num imenso prato. É algum amigo telefonando para confessar saudade. É
sua mulher procurando beijar a orelha mandando sinais de seu desejo. É o
barulho da chuva na calha, é o estardalhaço do sol na varanda. É encontrar –
iniciando na tevê – um filme que adora e já assistiu cinco vezes. É oferecer
colo ao seu gato. É planejar uma viagem de férias. É terminar um livro que
abandonou pela metade. É ouvir sua coleção de LPs da adolescência. É comprar
uma calça jeans em promoção. É adormecer no sofá e receber a coberta silenciosa
de sua companhia. É a possibilidade feminina de passar um batom e pintar as
unhas. É possibilidade masculina de devolver a bola quando ela sobe a cerca num
jogo de crianças. A felicidade é pobre. A felicidade precisa de apenas um abraço
bem feito.
Sigo esperançoso. Não coleciono tragédias. Sofro e apago. Sofro e
mudo de assunto, abro espaço para palavras novas, para lembranças novas. Vejo o
esforço da abelha tentando sair do vidro, e não sou melhor do que ela. Vejo o
esforço da formiga carregando uma casca de laranja, e não sou melhor do que
ela. Viver é esforço e nos traz a paz de sonhar – querer não fazer nada é que
cansa. Não existe dia que não ganhe conserto. Não existe dia morto, dia de todo
inútil. Não desista da alegria somente porque ela se atrasou. Pode ter recebido
esporro do chefe, ainda assim a hora está aberta. Comer um picolé de limão é
capaz de restituir sua infância. Não encerre o expediente com o escuro do céu.
Pode não ter grana para pagar as contas e ter que escolher o que é menos
importante para adiar, ainda assim é possível se divertir com o cachorro
carregando seu chinelo para o quarto.
Quando acordo com o pé esquerdo, sou canhoto. Não existe dia
derrotado.
1)
FAÇA UM RESUMO DA CRÔNICA
2)
ELABORE DOIS PARÁGRAFOS REFLETINDO SOBRE COMO APROVEITAR SEUS DIAS
NA ATUALIDADE.
3) Leia, atentamente, o conto “O ALIENISTA”, de Machado de Assis. (conto em PDF)
4) FAÇA UM RESUMO DO CONTO (até duas páginas).
5) Conheça a vida e a obra de Machado de Assis. Faça uma pesquisa na internet e elabore um texto de 60 a 80 linhas, em seu caderno de Língua Portuguesa ou Literatura, sobre a vida e a obra desse renomado autor.
6) Em sua opinião, quem era realmente louco em Itaguaí?
3) Leia, atentamente, o conto “O ALIENISTA”, de Machado de Assis. (conto em PDF)
4) FAÇA UM RESUMO DO CONTO (até duas páginas).
5) Conheça a vida e a obra de Machado de Assis. Faça uma pesquisa na internet e elabore um texto de 60 a 80 linhas, em seu caderno de Língua Portuguesa ou Literatura, sobre a vida e a obra desse renomado autor.
6) Em sua opinião, quem era realmente louco em Itaguaí?
7) Qual era a obsessão do médico Simão Bacamarte?
8) Escolha um dos personagens secundários do conto e
descreva sua personalidade.
9) Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc
("o caso alienista" > youtube) e reflita: observando de perto, o que tu fazes
em teu cotidiano que poderia classificar-te como “louco”?
10) QUAL PARTE DO VÍDEO MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO?
POR QUÊ?
11) Quais as
diferenças entre a história do conto e o vídeo?
Língua Espanhola: Turmas
201, 202, 203; Noturno: 205 e EJA T8:
Professora responsável para esclarecer dúvidas: Marta
Alves da Rocha e Aline AguiarCopie e resolva no seu caderno:
ARTIGO NEUTRO "LO"
Atividade 1
OBSERVA Y REFLEXIONA
¡ESCUCHA!
Escucha la
canción Solo le pido a Dios de Leon Gieco e interpretada
por Shakira, y rellena los huecos con el artículo determinado adecuado.
¡VERIFICA!
SOLO LE PIDO A DIOS - Leon Gieco
Solo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacía y sola sin haber hecho lo suficiente
Que el dolor no me sea indiferente
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacía y sola sin haber hecho lo suficiente
Solo le pido a
Dios
Que lo injusto no me sea indiferente
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte
Que lo injusto no me sea indiferente
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte
Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente
Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente
Desahuciado está el que hay de marcharse
A vivir una cultura diferente
Que el futuro no me sea indiferente
Desahuciado está el que hay de marcharse
A vivir una cultura diferente
Solo le pido a
Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
¡DISCUTE!
A) ¿De qué trata la canción?
B) ¿Qué les pareció?
C) ¿Qué opinan sobre la desigualdad en cualquier ámbito:
social, racial, de género etc.?
D) ¿Qué pequeñas acciones en nuestro cotidiano podemos
realizar para hacer del mundo un lugar mejor para vivir?
LOS
ARTÍCULOS EN ESPAÑOL
Los artículos no neutros son palabras variables que se
anteponen al sustantivo, a cualquier palabra u oración que tenga valor de
sustantivo, indicando el género y el número.
Artículos
|
Masculino
Singular
|
Femenino
Singular
|
Masculino
Plural
|
Femenino
Plural
|
Determinados
|
EL
|
LA
|
LOS
|
LAS
|
Indeterminados
|
UN
|
UNA
|
UNOS
|
UNAS
|
ARTÍCULO NEUTRO LO
DEFINICIÓN:
Es un artículo determinado que se utiliza para
referirnos a conceptos abstractos.
¡OJO!
•
El
artículo neutro LO nunca va acompañado de sustantivo.
•
El
artículo neutro LO no existe en el idioma portugués. Los
brasileños suelen cometer el error de confundir el artículo “LO” con
“O”, que es artículo masculino en portugués.
DIFERENCIAS
EL
• Se
usa delante de sustantivos en general, días de la semana, expresiones de
tiempo, nombre de ríos, mares, lagos, montañas, formas de tratamiento, nombres
de algunos países, etc.
LO
•Es
un artículo invariable.
•Se
usa para sustantivar adjetivos, adverbios y las oraciones introducidas por el
pronombre relativo “que”.
•No
es el mismo que el artículo definido “EL”.
Atividade 2
1. Completa los refranes con los artículos el
o lo:
a)
"Haz
____ que bien digo y no ____ que mal hago."
b)
"No
hay mejor espejo que ____ amigo viejo."
c)
"
____ hombre propone y Dios dispone."
d)
"
___ mejor maestro es ___ tiempo.
e)
"
____ dinero hace ____ malo bueno."
f)
"No
hay peor sordo que ____ que no quiere oír."
g)
"
____ que uno no quiere otro lo ruega."
h)
"
____ infierno está lleno de buenos propósitos."
i)
"
____ mejor de los dados es no jugarlos."
2. Observa
las expresiones idiomáticas que aparecen abajo e intenta explicarlas con tus
palabras:
Vive a lo grande
a lo hecho, pecho lo poco agrada
LO APRENDIDO QUEDA PRA SIEMPRE lo mucho empalaga lo que los ojos no ven, corazón no desea
USOS
DEL ARTÍCULO NEUTRO LO
1. Se utiliza
acompañado de adjetivos, adverbios y participio con el
objeto de convertirlos en un sustantivo abstracto.
Ejemplos:
Lo mejor
de todo fue el viaje a España.
Lo más
importante de la vida es saber amar.
Lo aprendido
hoy en clase debe ser estudiado para el examen.
2. Se utiliza LO + ADJETIVO + QUE, LO + ADVERBIO + QUE y LO +
PARTICIPIO + QUE para intensificar o enfatizar su valor.
Ejemplos:
Sabes lo importante
que es terminar todo eso.
Fíjate en lo lejos que está la farmacia.
Date cuenta en lo fijo
que esta muchacha te está mirando.
3. Se utiliza delante del pronombre
relativo QUE.
Ejemplos:
No entiendo lo que
esa chica dice.
Ciertamente es muy importante todo lo que te digo.
4. Se utiliza delante de Posesivos para desempeñar un papel
afectivo o generalizador.
Ejemplos:
No me gusta que te metas con lo mío.
A cada cual a lo suyo.
Lo mío es el
deporte.
5. Se utiliza delante de la preposición
DE + SUSTANTIVO cuando nos referimos a algo no especificado.
Ejemplos:
Lo de Juan no lo
comentes.
Lo de mañana ya te
lo contaré.
¡PRACTICA!
1. Subraya la opción más adecuada.
a) Nadie sabe qué es el / lo mejor de la vida.
b) ¿Le has dicho a tu hermano el / lo de la herencia.
c) ¿Te has enterado de el / lo de Rosa y Paco.
d) Aquí hay varios libros, ¿cuál es el / lo de Pedro y Juan.
e) El / lo importante es que te recuperes de la enfermedad.
2.
Realiza los cambios correspondientes para crear una frase utilizando el
artículo neutro LO. Sigue el modelo:
La hija de Adrián es muy inteligente.
No puedes creer lo inteligente que es
la hija de Adrián
a)
Mis amigos viven muy lejos.
b)
El perro hoy está muy nervioso.
c)
Las amigas de su hermana son muy
cotillas.
d)
Mi socio es muy trabajador.
e)
Carmen será demasiado dedicada.
¡VERIFICA!
a)
Mis amigos viven muy lejos.
No lo
puedes creer lo lejos que viven mis amigos.
b) El perro
hoy está muy nervioso.
No lo
puedes creer lo nervioso que está el perro.
c) Las
amigas de Pepa son muy cotillas.
No lo
puedes creer lo cotillas que son las amigas de Pepa.
d) Mi socio
es muy trabajador.
No lo
puedes creer lo trabajador que es mi socio.
e) Carmen
será demasiado dedicada.
No lo
puedes creer lo dedicada que será Carmen.
3.
Lee el anuncio abajo e identifica la función del artículo LO en cada caso.
CONCURSO
GASTRONÓMICO
Interatún, Organización
Interprofesional del Atún, convoca a lo mejor de su concurso gastronómico. Lo
más importante es que además de escuelas españolas, están presentes escuelas
alemanas y portuguesas. Los alumnos deben elaborar una receta de su creación,
lo principal es la conserva de atún, claro en aceite de oliva, lo mínimo que
debe ser empleado son cincuenta gramos por ración. Los tres primeros
clasificados recibirán importantes premios y lo más importante es la final que
tendrá lugar en Alicante. Más información en http://eladerezo.hola.com/eventos-gastronomicos/ix-concurso-gastronomico-interatun.html
Relaciona cada parte del refrán.
1. Lo bueno, si breve…
|
( )…lo que puedas hacer hoy
|
2. Lo que mal empieza…
|
( )…sale caro.
|
3. Lo barato…
|
( )…dos veces bueno.
|
4. Lo mejor…
|
( )…todo lo que reluce.
|
5. No quieras para los demás…
|
( )…mal acaba.
|
6. No dejes para mañana…
|
( )…está por llegar.
|
7. No es oro…
|
( )…lo que no quieras para ti.
|
4. Completar con artículos determinados, indeterminados o neutros:
a) Siempre
recordaré ___ bueno que fue el paseo.
b) ___
sábado es ___ último día de la semana.
c) He
solucionado ___ del colegio.
d) Junio
es ___ sexto mes del año.
e) No
puedo admitir ___ que haces.
f) No
te imaginas ___ que te he extrañado.
g) ___
más importante es ___ carácter.
h) Tenemos
que tratar ___ problema del alcoholismo.
i) Me
sorprende ___ bien que se come en este restaurante.
5. Observa las historietas a seguir e identifica el uso y
la función del artículo LO que aparece en cada una de ellas.
Professoras
responsáveis para esclarecer dúvidas: Silvana Prux e Aline Aguiar
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
Questão
01
Aproveitando-se de seu status social e da possível influência sobre seus
fãs, o famoso músico Jimi Hendrix associa, em seu texto, os termos love, power e peace para justificar sua opinião de que
a) a paz tem o poder de aumentar
o amor entre os homens.
b) o amor pelo poder deve ser
menor do que o poder do amor.
c) o poder deve ser compartilhado
entre aqueles que se amam.
d) o amor pelo poder é capaz de
desunir cada vez mais as pessoas.
e) a paz
será alcançada quando a busca pelo poder deixar de existir
Questão 02
If children live with criticism, they learn to condemn.
If children live with fear, they learn to be apprehensive.
If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.
If children live with ridicule, they learn to feel shy.
If children live with tolerance, they learn patience.
If children live with praise, they learn appreciation.
If children live with acceptance, they learn to love.
If children live with approval, they learn to like themselves
If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.
If children live with sharing, they learn generosity.
If children live with fairness, they learn justice
If children live with kindness and consideration, they learn respect.
If children live with friendliness, they learn the world is a nice place
in which to live.
NOLTE,
D. L. Disponível em: www.americanfamilytraditions.com
Valores culturais de um povo revelam sua forma de
ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar
crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças
a) temem
quem as amedronta.
b) aprendem
com o que vivem.
c) amam
aqueles que as aceitam.
d) são
gentis quando respeitadas.
e) ridicularizam
quem as intimida.
Questão 03
No cartum, a crítica está no fato
de a sociedade exigir do adolescente que
a) se
aposente prematuramente
b)
amadureça precocemente
c) estude
aplicadamente
d) se
forma rapidamente
e) ouça
atentamente
Educação Física: Turma 201, 202, 203
Professora responsável
para esclarecer dúvidas:
Fernanda Silva
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
ATLETAS PROFISSIONAIS E SUAS ROTINAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Usando sua criatividade (com imagens, textos e reportagens) confeccione um cartaz explicando as seguintes questões sobre atletas olímpicos e a pandemia covid-19:
1- Como em meio a Pandemia do covid-19 os atletas estão mantendo a forma física?
2- Porque as olimpíadas foram adiadas no ano de 2020? Justifique a sua resposta.
3- Quais atividades físicas os atletas podem fazer sozinhos e em casa durante a pandemia?
4- Uma boa alimentação e um forma física saudável, ajudam na prevenção contra o vírus? Justifique.
5- Apresente no cartaz um atleta olímpico que testou positivo para o novo coronavírus.
OBS: As questões devem ser respondidas uma a uma em um trabalho escrito, também dispostas no cartaz.
EDUCAÇÃO FÍSICA – NOTURNO - TURMAS 205 e EJA T8 - Professora Mírian Castelo Santos
1. Pesquise o conceito de jogo, esporte, atividade física e brincadeira. Cite cinco exemplos para cada um.
2. Identifique as capacidades físicas e dê suas definições. Exemplifique com um exercício descrevendo-o detalhadamente.
ARTE - T. 201, 202 e 203 - Prof. Mariane Berger:
Os trabalhos estarão disponíveis no link abaixo que irá direcionar até meu blog pessoal:
Dúvidas meu watts 54999824940
ARTE – NOTURNO - TURMAS 205 e EJA T8 - Professora Mírian Castelo Santos
1. Pesquise a Arte na antiguidade do Egito. Escolha entre Pirâmides e Templos da arquitetura egípcia e faça uma réplica utilizando materiais reciclados, argila ou outro.
2. Escolha uma esfinge e crie uma releitura utilizando desenho, colagem ou no computador.
3. Faça um desenho característico das pinturas egípcias em uma folha de ofício, utilizando tinta.
3º ANOS DO ENSINO MÉDIO:
Língua Portuguesa e Literatura: Turmas 301, 302, 304 e EJA T9
Professores
responsáveis disponíveis para esclarecer dúvidas: Aline Aguiar da Silva, Luciano
Bisol, Tatiana Marques Reis e Vera Lúcia Farias.
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
Atividade
1: Leia
atentamente o texto abaixo e reflita sobre o que foi dito por Sírio Possenti:
Há fundamentalmente duas maneiras de ler.
Por Sírio Possenti, de maio de
2013.
Uma
consiste em “só” ler, ou seja, ler sem anotar, sem analisar explicitamente a
construção do texto, os argumentos, certas estruturas etc. Um exemplo pode ser
a leitura típica que fazemos de romances, de jornais, das revistas semanais. Do
romance queremos acompanhar a intriga, o destino das personagens, queremos
saber como termina. Nos jornais e nas revistas semanais buscamos as notícias,
uma análise da semana “do governo”, uma avaliação de alguns fatos relevantes.
Em nenhum desses casos nos detemos em analisar detalhes.
Mas se,
por exemplo, lemos dois jornais ou duas revistas, é possível que nos demos
conta de que o “mesmo fato” é tratado de maneira diferente. Se lemos dois
colunistas que comentam uma questão mais “profunda” (a questão energética, o
julgamento do “mensalão”, a reeleição de Obama), logo percebemos que aquilo que
um aprova é desaprovado pelo outro. O mesmo efeito, embora um pouco mais raso,
pode ser obtido lendo um jornal e assistindo a outro na tevê. Pode ser que
digamos “tudo é política”, o que é a percepção da impossibilidade de um jornal
ou colunista dar conta de tudo ou não tomar posição.
A outra
forma de leitura é a que analisa. O foco pode ser um aspecto da construção (uma
cadeia anafórica “ideológica”: os jovens... os bandidos... os marginais...),
uma forma de designação (Elisa Samúdio é ex-amante e Bruno é ex-goleiro?), uma
citação, uma alusão (“As armas e os barões assinalados” alude a arma virum que
cano etc.).
Num
romance, pode chamar a atenção o narrador ser onisciente ou não, e as
consequências desse fato. Um exemplo famoso é Dom Casmurro:
Bentinho não sabe o que faz Capitu, pelo simples fato de que é ele quem narra
e, portanto, não vê tudo. Até por isso nem vale a pena perguntar se a heroína o
traiu ou não.
Também se
pode considerar se o romance segue uma cronologia ou não. Grande
Sertão: Veredas começa com Riobaldo já velho contando sua vida ao doutor; o
tempo vai e vem: nem é uma retrospectiva pura nem uma retomada cronológica. No
interior do romance, há um conjunto de histórias quase autônomas, como observou
Walnice Nogueira Galvão. Willi Bolle sugere que o romance seja lido ao lado de Os
Sertões, de Casa-Grande & Senzala etc. Ou seja, como
um livro sobre a formação do Brasil.
O que a
escola pode fazer? Uma possível resposta: fundamentalmente, deve criar
leitores, o que exige tornar o primeiro tipo de leitura uma rotina. O projeto
da escola deveria ser que os alunos lidassem com a escrita como lidam com a
fala, isto é, o tempo todo e como algo natural (ambas as modalidades são cheias
de regras que, no entanto, se dominam intuitivamente – por impregnação, no
termo feliz de Maingueneau).
Aos
poucos, mais chamando atenção aos fatos do que aplicando conceitos,
desenvolve-se uma capacidade de observação da forma dos textos, das filiações
dos autores, das escolas, dos tipos de jornal e revista.
A escola
tem 12 anos para fazer isso antes que o aluno chegue à universidade.
1) QUAIS AS DUAS FORMAS DE LEITURA
APRESENTADAS POR POSSENTI?
2) QUAL DAS DUAS FORMAS VOCÊ MAIS EXERCE
EM SEU COTIDANO?
3) DESCREVA O GÊNERO LITERÁRIO ROMANCE.
QUAL SUA ORIGEM, SUA HISTÓRIA E SEUS POSSÍVEIS FORMATOS.
4) FAÇA UMA PESQUISA SOBRE A VIDA E A
OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA.
ESCREVA UM RELATÓRIO DE APROXIMADAMENTE 60 LINHAS
SOBRE A VIDA E A OBRA DO AUTOR.
5) QUAL O PRINCIPAL FATO HISTÓRICO
APRESENTADO EM “OS SERTÕES” DE EUCLIDES DA CUNHA?
6) EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS QUEM FOI
ANTÔNIO CONSELHEIRO.
7) ASSISTA AO FILME “CANUDOS” (com José Wilker)
E DESCREVA COM TUAS PALAVRAS O QUE ACONTECEU EM BELO MONTE, BAHIA, NA ÚLTIMA
DÉCADA DO SÉCULO XIX.
A SEGUIR, REALIZE O ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS SERTÕES, DE EUCLIDES DA CUNHA. PARA
ISSO, LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS ABAIXO:
I-
A Terra
Ao
sobrevir das chuvas, a terra, como vimos, transfigura-se em mutações
fantásticas, contrastando com a desolação anterior.
Os
vales secos fazem-se rios. Insulam-se os cômoros escalvados, repentinamente
verdejantes. A vegetação recama de flores, cobrindo-os, os grotões
escancelados, e disfarça a dureza das barrancas, e arredonda em colinas os
acervos de blocos disjungidos -de sorte que as chapadas grandes, entremeadas de
convales, se ligam em curvas mais suaves aos tabuleiros altos. Cai a
temperatura. Com o desaparecer das soalheiras anula-se a secura anormal dos
ares. Novos tons na paisagem: a transparência do espaço salienta as linhas mais
ligeiras, em todas as variantes da forma e da cor.
Dilatam-se
os horizontes. O firmamento, sem o azul carregado dos desertos, alteia-se, mais
profundo, ante o expandir revivescente da terra.
E
o sertão é um vale fértil. É um pomar vastíssimo, sem dono.
Depois tudo isto se acaba. Voltam os dias torturantes; a atmosfera asfixiadora; o empedramento do solo; a nudez da flora; e nas ocasiões em que os estios se ligam sem a intermitência das chuvas -o espasmo assombrador da seca.
Depois tudo isto se acaba. Voltam os dias torturantes; a atmosfera asfixiadora; o empedramento do solo; a nudez da flora; e nas ocasiões em que os estios se ligam sem a intermitência das chuvas -o espasmo assombrador da seca.
II-
O Homem
O
sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos
mestiços neurastênicos do litoral.
A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. (...)
É o homem permanentemente fatigado.
A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
É desgracioso, desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela. Caminhando, mesmo a passo rápido, não traça trajetória retilínea e firme. Avança celeremente, num bambolear característico, de que parecem ser o traço geométrico os meandros das trilhas sertanejas. (...)
É o homem permanentemente fatigado.
Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude.
Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.
III-
A Luta
A degola
Chegando à primeira canhada encoberta, realizava-se uma cena vulgar. Os
soldados impunham invariavelmente à vítima um viva à República, que era poucas
vezes satisfeito. Era o prólogo invariável de uma cena cruel. Agarravam-na
pelos cabelos, dobrando-lhe a cabeça, esgargalando-lhe o pescoço; e,
francamente exposta a garganta, degolavam-na. Não raro a sofreguidão do
assassino repulsava esses preparativos lúgubres. O processo era, então, mais
expedito: varavam-na, prestes, a facão.
Um golpe único, entrando pelo baixo
ventre. Um destripamento rápido...
Tínhamos valentes que
ansiavam por essas cobardias repugnantes, tácita e explicitamente sancionadas
pelos chefes militares. Apesar de três séculos de atraso, os sertanejos não
lhes levavam a palma no estadear idênticas barbaridades.
8)
Segundo o dramaturgo
Ariano Suassuna, “quem não entende Canudos, não entende o Brasil”. Explique com
suas palavras o fato histórico ocorrido no sertão baiano e qual sua relação com
a literatura.
9)
Embora prevaleçam as
descrições geográficas na primeira parte de Os Sertões, alguns vocábulos deixam
transparecer a subjetividade do autor. Aponte quais palavras do trecho
selecionado transmitem impressões pessoais de Euclides da Cunha.
10)
O autor apresenta o
sertanejo de maneira paradoxal. Como esta imagem é construída? Em qual momento
do texto a imagem torpe é substituída por uma imagem de bravura?
11)
Qual era o tratamento
concedido pelos soldados aos prisioneiros? Como o autor se posiciona diante
deste tratamento?
12) (Enem
2015)
TEXTO I
Canudos não se
rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo.
Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao
entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram
quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais
rugiam raivosamente cinco mil soldados.
CUNHA, E. Os
sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.
TEXTO II
Na trincheira,
no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio.
Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz
de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para
deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de
maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam
acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.
SOARES, H. M. A
Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.
Os relatos do último ato da Guerra
de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória
construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude
dos sertanejos, respectivamente, como fruto da
a) manipulação e incompetência.
b) ignorância e solidariedade.
c) hesitação e obstinação.
d) esperança e valentia.
e) bravura e loucura.
ATIVIDADE
2: LEIA, atentamente, os contos “A Nova
Califórnia” e “O Homem Que Sabia Javanês, de Lima Barreto. (contos
em PDF)
ATIVIDADE
3:
Conheça a vida e a obra de Lima Barreto. Faça uma pesquisa na internet e elabore
um texto entre 45 e 65 linhas, no seu caderno de Língua Portuguesa ou
Literatura, sobre a vida e a obra desse renomado autor.
ATIVIDADE
4:
APÓS A LEITURA DOS CONTOS, FAÇA UM
RESUMO DE CADA UM DELES.
1) QUAL
O SIGNIFICADO SIMBÓLICO DE “SABER JAVANÊS”?
Língua Espanhola: T.301, 302, 304 e EJA T9:
Prof. Marta Rocha e Aline Aguiar
REVISÃO:
Copie e resolva no seu caderno:
¡PRACTICA!
4. Completar con artículos determinados, indeterminados o neutros:
Prof. Marta Rocha e Aline Aguiar
REVISÃO:
Copie e resolva no seu caderno:
ARTIGO NEUTRO "LO"
Atividade 1
OBSERVA Y REFLEXIONA
¡ESCUCHA!
Escucha la canción Solo le pido a Dios de Leon Gieco e interpretada por Shakira, y rellena los huecos con el artículo determinado adecuado.
¡VERIFICA!
SOLO LE PIDO A DIOS - Leon Gieco
Solo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacía y sola sin haber hecho lo suficiente
Que el dolor no me sea indiferente
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacía y sola sin haber hecho lo suficiente
Solo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte
Que lo injusto no me sea indiferente
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte
Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
Solo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente
Solo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente
Desahuciado está el que hay de marcharse
A vivir una cultura diferente
Que el futuro no me sea indiferente
Desahuciado está el que hay de marcharse
A vivir una cultura diferente
Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente 2x
¡DISCUTE!
A) ¿De qué trata la canción?
B) ¿Qué les pareció?
C) ¿Qué opinan sobre la desigualdad en cualquier ámbito: social, racial, de género etc.?
D) ¿Qué pequeñas acciones en nuestro cotidiano podemos realizar para hacer del mundo un lugar mejor para vivir?
LOS ARTÍCULOS EN ESPAÑOL
Los artículos no neutros son palabras variables que se anteponen al sustantivo, a cualquier palabra u oración que tenga valor de sustantivo, indicando el género y el número.
Artículos
|
Masculino
Singular
|
Femenino
Singular
|
Masculino
Plural
|
Femenino
Plural
|
Determinados
|
EL
|
LA
|
LOS
|
LAS
|
Indeterminados
|
UN
|
UNA
|
UNOS
|
UNAS
|
ARTÍCULO NEUTRO LO
DEFINICIÓN:
Es un artículo determinado que se utiliza para referirnos a conceptos abstractos.
¡OJO!
• El artículo neutro LO nunca va acompañado de sustantivo.
• El artículo neutro LO no existe en el idioma portugués. Los brasileños suelen cometer el error de confundir el artículo “LO” con “O”, que es artículo masculino en portugués.
DIFERENCIAS
EL
• Se usa delante de sustantivos en general, días de la semana, expresiones de tiempo, nombre de ríos, mares, lagos, montañas, formas de tratamiento, nombres de algunos países, etc.
LO
•Es un artículo invariable.
•Se usa para sustantivar adjetivos, adverbios y las oraciones introducidas por el pronombre relativo “que”.
•No es el mismo que el artículo definido “EL”.
Atividade 2
1. Completa los refranes con los artículos el o lo:
a) "Haz ____ que bien digo y no ____ que mal hago."
b) "No hay mejor espejo que ____ amigo viejo."
c) " ____ hombre propone y Dios dispone."
d) " ___ mejor maestro es ___ tiempo.
e) " ____ dinero hace ____ malo bueno."
f) "No hay peor sordo que ____ que no quiere oír."
g) " ____ que uno no quiere otro lo ruega."
h) " ____ infierno está lleno de buenos propósitos."
i) " ____ mejor de los dados es no jugarlos."
2. Observa las expresiones idiomáticas que aparecen abajo e intenta explicarlas con tus palabras:
Vive a lo grande
a lo hecho, pecho lo poco agrada
LO APRENDIDO QUEDA PRA SIEMPRE lo mucho empalaga lo que los ojos no ven, corazón no desea
USOS DEL ARTÍCULO NEUTRO LO
1. Se utiliza acompañado de adjetivos, adverbios y participio con el objeto de convertirlos en un sustantivo abstracto.
Ejemplos:
Lo mejor de todo fue el viaje a España.
Lo más importante de la vida es saber amar.
Lo aprendido hoy en clase debe ser estudiado para el examen.
2. Se utiliza LO + ADJETIVO + QUE, LO + ADVERBIO + QUE y LO + PARTICIPIO + QUE para intensificar o enfatizar su valor.
Ejemplos:
Sabes lo importante que es terminar todo eso.
Fíjate en lo lejos que está la farmacia.
Date cuenta en lo fijo que esta muchacha te está mirando.
3. Se utiliza delante del pronombre relativo QUE.
Ejemplos:
No entiendo lo que esa chica dice.
Ciertamente es muy importante todo lo que te digo.
4. Se utiliza delante de Posesivos para desempeñar un papel afectivo o generalizador.
Ejemplos:
No me gusta que te metas con lo mío.
A cada cual a lo suyo.
Lo mío es el deporte.
5. Se utiliza delante de la preposición DE + SUSTANTIVO cuando nos referimos a algo no especificado.
Ejemplos:
Lo de Juan no lo comentes.
Lo de mañana ya te lo contaré.
¡PRACTICA!
1. Subraya la opción más adecuada.
a) Nadie sabe qué es el / lo mejor de la vida.
b) ¿Le has dicho a tu hermano el / lo de la herencia.
c) ¿Te has enterado de el / lo de Rosa y Paco.
d) Aquí hay varios libros, ¿cuál es el / lo de Pedro y Juan.
e) El / lo importante es que te recuperes de la enfermedad.
2. Realiza los cambios correspondientes para crear una frase utilizando el artículo neutro LO. Sigue el modelo:
La hija de Adrián es muy inteligente.
No puedes creer lo inteligente que es la hija de Adrián
a) Mis amigos viven muy lejos.
b) El perro hoy está muy nervioso.
c) Las amigas de su hermana son muy cotillas.
d) Mi socio es muy trabajador.
e) Carmen será demasiado dedicada.
¡VERIFICA!
a) Mis amigos viven muy lejos.
No lo puedes creer lo lejos que viven mis amigos.
b) El perro hoy está muy nervioso.
No lo puedes creer lo nervioso que está el perro.
c) Las amigas de Pepa son muy cotillas.
No lo puedes creer lo cotillas que son las amigas de Pepa.
d) Mi socio es muy trabajador.
No lo puedes creer lo trabajador que es mi socio.
e) Carmen será demasiado dedicada.
No lo puedes creer lo dedicada que será Carmen.
3. Lee el anuncio abajo e identifica la función del artículo LO en cada caso.
CONCURSO GASTRONÓMICO
Interatún, Organización Interprofesional del Atún, convoca a lo mejor de su concurso gastronómico. Lo más importante es que además de escuelas españolas, están presentes escuelas alemanas y portuguesas. Los alumnos deben elaborar una receta de su creación, lo principal es la conserva de atún, claro en aceite de oliva, lo mínimo que debe ser empleado son cincuenta gramos por ración. Los tres primeros clasificados recibirán importantes premios y lo más importante es la final que tendrá lugar en Alicante. Más información en http://eladerezo.hola.com/eventos-gastronomicos/ix-concurso-gastronomico-interatun.html
Relaciona cada parte del refrán.
1. Lo bueno, si breve…
|
( )…lo que puedas hacer hoy
|
2. Lo que mal empieza…
|
( )…sale caro.
|
3. Lo barato…
|
( )…dos veces bueno.
|
4. Lo mejor…
|
( )…todo lo que reluce.
|
5. No quieras para los demás…
|
( )…mal acaba.
|
6. No dejes para mañana…
|
( )…está por llegar.
|
7. No es oro…
|
( )…lo que no quieras para ti.
|
4. Completar con artículos determinados, indeterminados o neutros:
a) Siempre recordaré ___ bueno que fue el paseo.
b) ___ sábado es ___ último día de la semana.
c) He solucionado ___ del colegio.
d) Junio es ___ sexto mes del año.
e) No puedo admitir ___ que haces.
f) No te imaginas ___ que te he extrañado.
g) ___ más importante es ___ carácter.
h) Tenemos que tratar ___ problema del alcoholismo.
i) Me sorprende ___ bien que se come en este restaurante.
5. 5. Observa las historietas a seguir e identifica el uso y
la función del artículo LO que aparece en cada una de ellas.
Inglês: Turmas
301, 302, Noturno: 304 e T9:
Disciplina: Língua Inglesa.
Professoras responsáveis para esclarecer dúvidas:
Silvana Prux e Aline Aguiar.
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
Questão 01
A United Nations human rights official today
called on Latin American countries to tackle the problem of prison overcrowding
in the wake of an overnight fire at a jail in Honduras that killed hundreds of
inmates. More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the
prison, located north of the capital, Tegucigalpa, with dozens of others still
missing and presumed dead. Antonio Maldonado, human rights adviser for the UN
system in Honduras, told UN Radio today that overcrowding may have contributed
to the death toll. “But we have to wait until a thorough investigation is
conducted so we can reach a precise cause,” he said. “But of course there is a
problem of overcrowding in the prison system, not only in this country, but
also in many other prisons in Latin America.”
Disponível em: www.un.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).
Questão 01
http://politicalgraffiti.wordpress.com
Cartuns são produzidos com o intuito de satirizar
comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios
comportamentos e atitudes. Nesse cartum, a linguagem utilizada pelos
personagens em uma conversa em inglês evidencia a
a) predominância do uso da linguagem informal sobre
a língua padrão.
b) dificuldade de reconhecer a existência de
diferentes usos da linguagem.
c) aceitação dos regionalismos utilizados por
pessoas de diferentes lugares.
d) necessidade de estudo da língua inglesa por
parte dos personagens.
e) facilidade de compreensão entre falantes com
sotaques distintos.
Questão 02
Author J. K. Rowling
has announced plans to publish her first novel for adults, which will be “very
different” from the Harry Potter books she is famous for.
The book will be
published worldwide although no date or title has yet been released. “The
freedom to explore new territory is a gift that Harry’s success has brought
me,” Rowling said.
All the Potter books
were published by Bloomsbury, but Rowling has chosen a new publisher for her
debut into adult fiction. “Although I’ve enjoyed writing it every bit as much,
my next book will be very different to the Harry Potter series, which has been
published so brilliantly by Bloomsbury and my other publishers around the
world,” she said, in a statement. “I’m delighted to have a second publishing
home in Little, Brown, and a publishing team that will be a great partner in
this new phase of my writing life.”
Disponível em: www.bbc.co.uk.
J. K. Rowling tornou-se famosa por seus livros
sobre o bruxo Harry Potter e suas aventuras, adaptados para o cinema. Esse
texto, que aborda a trajetória da escritora britânica, tem por objetivo
a) informar que a famosa série Harry Potter será adaptada para o público adulto.
b) divulgar a publicação do romance por J. K.
Rowling inteiramente para adultos.
c) promover a nova editora que irá publicar os
próximos livros de J. K. Rowling.
d) informar que a autora de Harry Potter agora pretende escrever para adultos.
e) anunciar o novo livro da série Harry Potter publicado por editora diferente.
Questão
03
A United Nations human rights official today
called on Latin American countries to tackle the problem of prison overcrowding
in the wake of an overnight fire at a jail in Honduras that killed hundreds of
inmates. More than 300 prisoners are reported to have died in the blaze at the
prison, located north of the capital, Tegucigalpa, with dozens of others still
missing and presumed dead. Antonio Maldonado, human rights adviser for the UN
system in Honduras, told UN Radio today that overcrowding may have contributed
to the death toll. “But we have to wait until a thorough investigation is
conducted so we can reach a precise cause,” he said. “But of course there is a
problem of overcrowding in the prison system, not only in this country, but
also in many other prisons in Latin America.”
Disponível em: www.un.org. Acesso em: 22 fev. 2012 (adaptado).
Os noticiários destacam acontecimentos diários, que são veiculados em jornal
impresso, rádio, televisão e internet. Nesse texto, o acontecimento reportado é
a:
a)
Ocorrência de um incêndio em um presídio superlotado em Honduras.
b)
Questão da superlotação nos presídios em Honduras e na América Latina
c)
Investigação da morte de um oficial das Nações Unidas em visita a um presídio
d)
Conclusão do relatório sobre a morte de mais de trezentos detentos em Honduras.
e)
Causa da morte de doze detentos em um presídio superlotado ao norte de
Honduras.
Arte: Turmas 301, 302 - Prof. Mariane Berger:
Os trabalhos estarão disponíveis no link abaixo que irá direcionar até meu blog pessoal:
CLIQUE AQUI→ ATIVIDADES TURMA 301 E 302 Duvidas meu watts 5499982494
ARTE 304 - NOTURNO - PROF. MARTA ROCHA:
CLIQUE AQUI→ ATIVIDADES TURMA 301 E 302 Duvidas meu watts 5499982494
ARTE 304 - NOTURNO - PROF. MARTA ROCHA:
Colégio
Estadual José de Alencar
Linguagem
– Artes
Professora:
Marta Alves da Rocha
Arte
Conceitual
Pesquise e escreva em seu caderno de artes.
1. Qual
a definição de arte conceitual? (O que é, resumo, definições e características)
2. Na
sua opinião, a imagem a baixo é arte? Justifique sua resposta.
3. Quais
são os principais artistas da Arte Conceitual? Apresente um exemplo de arte(em
gravuras que você deverá colar no caderno) de cada artista.
ARTE – NOTURNO T9- Professora Mírian Castelo Santos
1. Pesquise a Arte na antiguidade do Egito. Escolha entre Pirâmides e Templos da arquitetura egípcia e faça uma réplica utilizando materiais reciclados, argila ou outro.
2. Escolha uma esfinge e crie uma releitura utilizando desenho, colagem ou no computador.
3. Faça um desenho característico das pinturas egípcias em uma folha de ofício, utilizando tinta.
EDUCAÇÃO
FÍSICA: turmas 301, 302
Professora responsável para esclarecer
dúvidas:
Fernanda Silva
LEMBRETES:
1. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno;
2. Utilize o dicionário, sempre que necessário.
ATLETAS PROFISSIONAIS E SUAS ROTINAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Usando sua criatividade (com imagens, textos e reportagens) confeccione um cartaz explicando as seguintes questões sobre atletas olímpicos e a pandemia covid-19:
1- Como em meio a Pandemia do covid-19 os atletas estão mantendo a forma física?
2- Porque as olimpíadas foram adiadas no ano de 2020? Justifique a sua resposta.
3- Quais atividades físicas os atletas podem fazer sozinhos e em casa durante a pandemia?
4- Uma boa alimentação e um forma física saudável, ajudam na prevenção contra o vírus? Justifique.
5- Apresente no cartaz um atleta olímpico que testou positivo para o novo coronavírus.
OBS: As questões devem ser respondidas uma a uma em um trabalho escrito, também dispostas no cartaz.
EDUCAÇÃO FÍSICA – NOTURNO
EJA T9 - Professora Mírian Castelo Santos
1. Pesquise o conceito de jogo, esporte, atividade física e brincadeira. Cite cinco exemplos para cada um.
2. Identifique as capacidades físicas e dê suas definições. Exemplifique com um exercício descrevendo-o detalhadamente.
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Atividades de Março de 2020 :
Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões a seguir. O texto poderá ser impresso e colado no caderno, ou copiado bem como as atividades. As respostas deverão ser redigidas com caneta de tinta azul ou preta em seu caderno. Ao ler o artigo, destaque nele as palavras que você não conhece.
A crise que definirá nossa geração
Em exílio, mundo é obrigado a se repensar suas prioridades, seus líderes e seu destino
por Jamil Chade
Nesta semana, recebi um email profundamente triste. Uma antiga colega jornalista havia falecido. Nenhuma relação com o coronavírus. Mas o mesmo email trazia uma segunda notícia dramática: a cerimônia prevista para seus obséquios estava cancelada. Desta vez sim, a culpa era do coronavírus. Um enterro solitário.
Não faltaram casamentos adiados, ampliando por alguns meses a vida de solteiro de alguns. Todos eles serão remarcados? As cortinas de milhares de teatros caíram, derrubando milhares de empregos. Todos eles voltarão aos palcos?
O que parecia uma história exótica de uma região da China ganhou, de forma silenciosa e invisível, o resto do mundo. Por semanas, nos corredores da OMS, eu ouvia de dirigentes e técnicos: “Acordem, isso tudo é muito grave”.
Agora, depois de muita hesitação, o continente europeu e o resto do Ocidente começaram a entender a dimensão do problema. Descobrimos um mundo vulnerável e dependente.
A partir dessa semana, quase 200 milhões de pessoas estão em quarentena completa ou parcial pela Europa. O vírus colocou uma parte importante do mundo em isolamento. Um exílio em suas casas, um exílio do contato social.
Sempre cauteloso com suas palavras, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi claro nesta segunda-feira sobre a dimensão da crise. “Ela definirá nossa geração”, afirmou. Ela testará nossa confiança na ciência e coloca em xeque a relação entre lideranças políticas e seus cidadãos, justamente no momento em que essa relação está corroída.
Dramático é folhear nos últimos dias os jornais italianos e descobrir que a seção de óbitos conta com dez páginas. O coronavírus só é invisível para quem não quer vê-lo.
A pandemia também traz o pior e melhor da sociedade. Descobrimos a falta de escrúpulos de quem usa tal situação politicamente. E aqueles que, ignorando os cientistas, colocam uma população em risco em nome de um egoísmo que flerta com o crime. Na França, apesar do vírus bater à porta, eleições municipais foram mantidas, obrigado as pessoas a se encontrar em locais de votos. No Brasil, Jair Bolsonaro deu uma clara demonstração de que não sabe o papel de um presidente ao convocar as pessoas às ruas.
Nas filas dos supermercados ou de serviços essenciais, descobrimos quem é quem. Na espera para comprar botijão de gás, enquanto uma senhora que estava sendo atendida buscava suas moedas e sua idade a levava mais tempo para encontrá-las, alguém tentou furar a fila sob a justificativa de que não tinha a vida toda para esperar.
Mas também presenciei como mães e pais se organizavam numa farmácia para dividir as fraldas ainda existentes no tamanho que precisavam. A solidariedade deve ser mais contagiosa que o vírus.
Ficamos aliviados quando ouvimos histórias de como vizinhos saíram às suas sacadas para cantar juntos na Itália e na Espanha. Um sentimento de uma comunidade real surgido às sombras do mundo virtual?
Mas a quarentena também impõe perguntas desconfortáveis ao mundo. Como é que certos governos gastam mais em armas que em remédios? Em 2018, o mundo destinou 1,8 trilhão de dólares de seus orçamentos públicos para o setor militar. A OMS estima que precisa de 7 bilhões de dólares para lidar com o vírus.
Outra pergunta inconveniente se refere ao destino dos mais pobres nessa crise. Para uma classe privilegiada do mundo, nunca foi tão fácil vencer uma pandemia. Fechados, temos as janelas abertas ao mundo graças às dezenas de conexões e possibilidades tecnológicas. Para aqueles em campos de refugiados, estão mais presos do que nunca.
Curioso como, num momento de agonia coletiva, a mão invisível do mercado parece não ter poderes para lidar com um inimigo. Resta apenas a ironia de ver ultraliberais perguntando: onde está o estado? A constatação é simples: a dificuldade em dar uma resposta ao vírus é o preço que o planeta está pagando por décadas investindo pouco no serviço público.
Desconcertante também é a pergunta sobre onde foram parar os líderes. Aqueles que deveriam chamar para si a responsabilidade pelo destino do mundo optaram pela miopia de uma disputa política por mandatos e influência.
Inquestionável por décadas, a abertura de fronteiras também foi suspensa e a Europa, por algumas semanas, voltará a manter a desconfiança sobre seus vizinhos. O fechamento, agora, pode servir como uma insurreição das consciências de que os luxos do século 21 foram conquistas sociais que o século 20 nos deixou. E conquistas que envolveram o sangue de muitos.
As mesinhas nas calçadas pela Europa não são apenas um hábito de lazer. Trata-se de uma parcela do contrato social de democracias vivas. A garantia da segurança pública, a garantia da renda, a garantia do tempo de lazer, a garantia de participação. Ao vê-las vazias, recolhidas e empilhadas, fica a sombra da possibilidade de que nada é irreversível.
E se usássemos essa quarentena para desenhar um modelo para ampliar a democracia e garantir que a ocupação dos locais públicos seja um direito universal? E se o isolamento fosse usado como incubadora de uma nova geração de líderes? E se o isolamento fosse aproveitado para ajudar nossos filhos sem escolas por semanas a desenhar a letra A? A de ágora.
Em seu livro A peste, Albert Camus conta como a doença que se espalhava pela cidade de Orã gerava em cada um dos moradores um sentimento diferente de exílio e isolamento. Distância daqueles que amamos, de nosso país de origem e até de uma amante.
No começo, todos queriam acelerar o tempo para decretar o fim da peste. Com o passar do tempo, alguns desistiram e outros criaram fantasias paralelas para manter a razão. Todos eram vítimas da mesma epidemia. Todos estavam em um exílio de seus universos. Mas se isso os unia, todos viviam a profunda desconfiança mútua. O resultado: estavam isolados em seu sofrimento.
O nosso exílio que começa nesta semana pela Europa e que pode chegar a outras partes do mundo não pode ser desperdiçado. Uma oportunidade única para a sociedade, fechada, olhar para si mesma e se examinar. Temos como construir uma geração fincada na responsabilidade social?
Entre as milhares de mensagens que circulam pelo Velho Continente nos últimos dias, uma delas tocava no coração do orgulhoso povo europeu, repleto de batalhas. “Nossos avós foram convocados a sair de casa para lutar por sua sobrevivência. Nós, desta vez, estamos sendo convocados a ficar em casa”.
A OMS garante que há como vencer o vírus. Mas ele deixará como legado uma necessidade real de repensar nossa existência.
1) FAÇA O RESUMO DO TEXTO EM UM PARÁGRAFO.
2) PROCURE EM UM DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DESTACOU. E ESCREVA-OS EM TEU CADERNO.
3) O ARTIGO DE OPINIÃO É UM FORMATO DE TEXTO QUE DESTACA O CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE ESTÁ INSERIDO. A CONTEXTUALIDADE É O CONJUNTO DE CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE SE PRODUZ A MENSAGEM DESEJADA. QUAL A CONTEXTUALIDADE DO ARTIGO ACIMA? OU SEJA, QUAL O CONTEXTO HISTÓRICO QUE LEVOU O AUTOR A PRODUZIR O TEXTO?
4) SEGUNDO O AUTOR, A PANDEMIA LEVA-NOS A REPENSAR NOSSA EXISTÊNCIA. CONSIDERANDO ISSO, ESCREVA DOIS PARÁGRAFOS COM TUA OPINIÃO SOBRE O COVID-19.
5) TRANSCREVA PARA LÍNGUA ESPANHOLA OS DOIS PARÁGRAFOS QUE VOCÊ ESCREVEU ACIMA (atividade exclusiva para os alunos do 2º e 3º ano).
6) TRANSCREVA PARA LÍNGUA INGLESA OS DOIS PARÁGRAFOS ACIMA.
7) RETIRE DE SEU TEXTO UM EXEMPLO DE CADA UMA DOS SEGUINTES TIPOS DE PALAVRAS:
a) Verbs:
b) Prepositions:
c) Articles:
d)Possessive pronouns:
e)Personal Pronouns:
f) Verbs in Presente Continuous:
8) NA ATUAL CRISE DO CORONAVÍRUS, ESTAR BEM INFORMADO PODE SALVAR VIDAS. CONSIDERANDO ISSSO, ESCREVA UM TEXTO COM 10 (DEZ) PERGUNTAS E SUAS RESPECTIVAS RESPOSTAS COM DÚVIDAS DOS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA SOBRE O COVID19. PARA ISSO, ENTREVISTE SEUS FAMILIARES E PESQUISE A RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS.
9) O POEMA É UM FORMATO DE TEXTO QUE TEM COMO FINALIDADE A PRODUÇÃO DE SENTIMENTOS. ALÉM DISSO, O POEMA O POEMA CONTA COM O ELEMENTO DA SONORIDADE. LEIA COM ATENÇÃO O TRECHO DO POEMA ABAIXO DE FERNANDO PESSOA. A SEGUIR ESCREVA UM PARÁGRAFO SOBRE OS SENTIMENTOS QUE O POEMA DESPERTOU EM TI.
A hora absurda
“Meu coração é uma ânfora que cai e que se parte...
O teu silêncio recolhe-o e guarda-o, partido, a um canto...
Minha ideia de ti é um cadáver que o mar traz à praia..., e entanto
Tu és a tela irreal em que erro em cor a minha arte...
[...]
Gelaram todas as mãos cruzadas sobre todos os peitos...
Murcharam mais flores do que as que havia no jardim...
O meu amar-te é uma catedral de silêncios eleitos,
E os meus sonhos uma escada sem princípio mas com fim...
10) AGORA É SUA VEZ. ESCREVA UM POEMA QUE COMPARTILHE COM O LEITOR OS TEUS SENTIMENTOS EM RELAÇÃO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS.
11) CRIE UM CARTAZ EM PAPEL A3 OU CARTOLINA USANDO PALAVRAS, DESENHOS, IMAGENS DE RECORTES COM A TEMÁTICA DA ATUAL CRISE DE SAÚDE MUNDIAL. EXPRESSE NO CARTAZ O SEU PONTO DE VISTA. SE PREFERIRES, FAÇA UM CARTAZ INFORMATIVO SOBRE SINTOMAS E/OU FORMAS DE PREVENÇÃO. SEJA CRIATIVO E NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR TUDO!
12) ELABORE UMA TABELA DE ATIVIDADES FÍSICAS COM EXERCÍCIOS DE PREVENÇÃO A DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E HIPERTENSÃO. A TABELA DEVERÁ CONTER DESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO, TEMPO, CALORIAS, SEXO, IDADE, EFEITOS.
13) GRAVE UM PEQUENO VÍDEO DEMONSTRATIVO DOS EXERCÍCIOS ANTERIORES. O VÍDEO PODE CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE SEUS FAMILIARES.