1º ano - Profe Denise - Anos Iniciais

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
ATIVIDADES PARA O 1º ANO
- Olá! Por enquanto não vamos poder nos ver devido ao COVID-19, mas precisamos estudar.
Então pensei algumas atividades para você fazer na sua casa.
Sua família poderá ajudar lendo as atividades e orientando, mas o resto fica por sua conta.
Estou torcendo para logo podermos estar juntos na escola!
Beijo da professora Denise!
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
Desenhe você, escreva seu nome e sua idade no seu caderno.
Desenhe você e sua família no seu caderno.
Desenhe e pinte a cena do filme que você mais gostou no seu caderno.


Desenhe no seu caderno o que você mais gosta de fazer quando está em casa.
Desenhe no seu caderno  e pinte o que você faz em um dia: de manhã, à tarde e à noite.
Conte as letras do seu nome.
Conte o número de pessoas da família e escreva o numeral correspondente.
Tente lembrar quantos personagens tem no filme.
Recorte e cole ou desenhe alimentos que você gosta.
Desenhe e pinte seu animal preferido.
 Faça um círculo azul a sua direita e um quadrado vermelho a sua esquerda.
Desenhe um conjunto de brinquedos que você gosta representando a sua idade.
Circule a pessoa mais alta e faça um X na mais baixa.
Escolhe três personagens. Recorte e cole a letra que inicia o nome dos mesmos.
Escreve a letra inicial de cada alimento.
Escolhe quatro animais e desenhe como você sabe. Pesquise, recorte e cole a letra inicial de cada nome.
Desenhe e pinte o que você está fazendo para se proteger do coronavírus.
Desenhe e pinte a casa onde você mora com sua família.
Alguém escreve
os nomes da sua família com letra bastão, exemplo: ANA ) e   você circula a letra inicial de cada nome.
Desenhe e pinte uma fruta grande e outra pequena.
Brinque com a família imitando a voz desses animais e seus movimentos.

Conte para a família uma história que você conhece.
Escolhe um filme infantil para assistir com a família.
Alguém da família vai ler ou contar uma história infantil para você. Preste atenção!
Faça uma lista de alimentos saudáveis com desenhos ou recortes. Conte os alimentos da sua lista.
Escolhe um jogo de dominó, pega-varetas, memória ou um quebra-cabeça e jogue com sua família.


2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
Pense nos cuidados que devemos ter para que nosso corpo esteja sempre limpo.
Escolhe um, desenhe e pinte.
Observe, desenhe e pinte como está o dia.
Pinte numa folha de ofício uma paisagem (giz de cera). Recorte e cole animais na paisagem.
Desenhe você e alguns amiguinhos. Alguém escreve os seus nomes e você circula a letra inicial e a final.
Forme coleções de tampinhas, lápis de cor, canudinhos, caixinhas, etc. Conte para comparar as quantidades.
Recorte de panfletos ou revistas produtos que utilizas na tua higiene corporal.
Alguém faz o pontilhado da letra inicial do seu nome e você cobre com
lápis colorido.
Invente e conte uma história com esses animais.
Alguém escreve a sua história no caderno.
Conte o número de letras dos nomes. Marque com um X o nome com mais letras e sublinhe o que tem menos letras.
Desenhe dois conjuntos com quantidades diferentes (de 1 a 5).  Pinte o conjunto com mais elementos e faça um X no
que tem menos.
Cole no caderno os produtos e conte quanto você conseguiu.
Pesquise com a família e desenhe coisas que comecem com a sua letra.
Alguém escreve o nome dos animais e o número de letras. Você conta e liga.
Desenhe nove bolas. Pinte a 1ª de azul, a
2ª de vermelho e a 3ª de amarelo. Continue pintando na mesma sequência de cores.
Recorte as letras “A”, “E”, “I”, “O” e “U”.
Cole no caderno e desenhe coisas que comecem com essas letras.
Recorte letras e números misture tudo e cole. Circule de amarelo as letras e de verde os números.
Procure em objetos da sua casa figuras como:


 Desenhe e pinte estes objetos.
Desenhe:
a) um animal leve e um pesado.


Escolhe e faz com a família uma receita de doce ou salgado.
Desenhe os ingredientes usados e como foi feito.


Observe os desenhos de um livro infantil e conte a história para sua família.

Quebra- cabeça:
Em ¼ de folha de ofício faça um desenho e pinte. Corte em quatro partes retas, monte no caderno e cole.
Brinque com a família de “o que o que é” (adivinhações).
Brinque com a família de “jogo da velha”.

Bom lanche!
Numa folha de desenho faça uma pintura com têmpera.
A cada cor usada lave o seu pincel e seque bem.
- Lembre que não estamos de férias, portanto é importante que todos façam as tarefas.






1º ANO – PROFESSORA DENISE - ANOS INICIAIS

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
ATIVIDADES PARA O 1º ANO

- Olá pessoal! Espero que todos estejam bem.

Ao preparar as primeiras atividades que foram para dez dias considerei do dia 17/03 (início das aulas) até 30/03.

Sabendo que para vencer o coronavírus precisamos ficar em casa, preparei e estou enviando mais algumas atividades.

Quanto à escrita da data no caderno o familiar pode ajudar dizendo as letras ou mostrando para a criança copiar como ela consegue.

E para começar acesse o link abaixo, pois a sua mensagem é muito importante!

https://www.youtube.com/watch?v=C9LBMawKb0k

DIA 31 DE MARÇO DE 2020
TERÇA-FEIRA

- Depois de registrar a data desenha como está o dia hoje.

Atividade 1: Vamos estudar sobre o corpo humano? Então fale para a pessoa que está te ajudando o nome das partes do corpo.

Atividade 2: Recorte e cole no caderno ou desenhe o corpo humano.

Atividade 3: Alguém te ajuda a fazer fichas com as palavras CABEÇA, TRONCO, BRAÇO, MÃO, PERNA e PÉ. Cole estas fichas no corpo humano que você recortou ou desenhou para identificar suas partes principais.

Atividade 4: Brinque com a família de fazer movimentos com as partes do corpo. Exemplo: mãos – cada pessoa faz um movimento diferente com as mãos até fazer com todas as partes.

Atividade 5: Acesse, cante e brinque com este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=vDee2bF8Xls

Atividade 6: a) Nas fichas que você colou circule e nomeie a letra inicial do nome de cada parte do corpo.

b) Procure recorte e cole em seu caderno as letras iniciais. Pegue seu lápis e faça o traçado das mesmas. Duas vezes já está bom.

c) Depois sublinhe as letras: “A” de vermelho, “E” de azul e “O” de amarelo.

Atividade 7: Use as massinhas de modelar e faça a letra inicial do nome de cada parte do corpo. Você pode usar também a massa de pão, depois um adulto assa para o lanche.

Atividade 8: Alguém escreve em seu caderno

CABEÇA                   
TRONCO                     5
BRAÇO                        2
MÃO                             6
PERNA                         3
PÉ               

a) Conte as letras de cada palavra e ligue ao número correspondente.

b) Circule a palavra com menos letras.
c) Faça um “X” ao lado das palavras com mais letras.

Atividade 9: Pinte a palma da sua mão com tinta têmpera e carimbe na folha de desenho ou ofício. Conte e numere os dedos da sua mão. Se não tiver tinta têmpera, faça o contorno da mão e pinte com lápis colorido. 

DIA 1º DE ABRIL DE 2020
QUARTA-FEIRA

Atividade 1: Observe como está o dia e desenhe.

Atividade 2: Vamos trabalhar mais um pouco com o seu nome?

a) Então acesse o endereço abaixo e cante.

https://www.youtube.com/watch?v=YZ1iKfFgFN0

Se não consegue acessar o endereço eletrônico acima, não tem problema.

b) A pessoa que está te ajudando vai ler um trecho de um livro. Preste atenção:

ROSITA MARIA ANTONIA MARTINS DA SILVA
ERA UM NOME TÃO GRANDE QUE PINICAVA. [...]
ROSITA FOI O AVÔ QUEM QUIS.
MARIA ANTONIA, O IRMÃO.
MARTINS DA MÃE.
DA SILVA DO PAI.
O PROBLEMA TODO É QUE NINGUÉM PERGUNTA PRA GENTE
COM QUAL NOME QUER NASCER!
TERIA ESCOLHIDO ROSITA! MAIS NADA.

Rosita Maria Antonia Martins da Silva. de Ana Terra. São Paulo: Larousse Júnior, 2009.


a) Você já sabe dizer seu nome completo? Se ainda não sabe vá treinando.

b) Responde oralmente as seguintes perguntas:
- Qual é seu nome? E o seu sobrenome?
- Quem escolheu o seu nome?
- Se pudesse escolher qual nome seria?

a) Pergunte sobre a origem do seu sobrenome, qual é do pai e qual é da mãe?

b) Agora é no caderno. Alguém escreve pra você seu nome e sobrenome, o nome dos pais ou responsáveis.

c) Aproveita pra contar as letras do seu nome completo. Faz um círculo e escreve o número dentro.

Atividade 4: Vamos fazer o monstrinho do nome.

a) Alguém vai escrever numa folha de ofício o seu primeiro nome em letra bastão grande.

b) Começando da esquerda pra direita você vai passar seu dedo indicador sobre o traçado das letras.

c) Agora com cuidado rasgue a folha ao redor do seu nome.

d) Vire o lado escrito para baixo e desenhe no lado em branco o que falta no seu monstrinho (olhos, boca, nariz, etc...).

e) Cole numa folha de ofício o seu monstrinho.

Observação: Em todos os trabalhos em folha de ofício deve constar o nome da criança, pois vou olhar as atividades do caderno e das folhas também.

Atividade 5: Procure em revistas ou jornais as letras do seu  primeiro nome. Recorte, monte e cole no seu caderno.

 Atividade 6: Vamos estudar números e quantidades?

a) Desenhe uma coisa cujo nome comece com a letra inicial do seu primeiro nome e escreva ou cole ao seu lado o número 1.

b) Faça dois conjuntos e desenhe dentro do primeiro duas meninas. E no outro duas balas.

c) Ligue cada menina a sua bala. Responda oralmente a que conclusão você chegou sobre a quantidade de elementos dos conjuntos.

d) Escreva ou recorte o número 2 e cole abaixo de cada conjunto.

e) Faça dois conjuntos e desenhe dentro do primeiro três meninos e no outro quatro picolés.

f) Ligue cada menino ao seu picolé. Responda oralmente o que aconteceu. Qual conjunto tem mais elementos? Quanto a mais?

g) Pinte os elementos do conjunto que tem menos.

h) Escreva ou recorte os números 3 e 4 e cole abaixo de cada conjunto.

Atividade 7: Hora de brincar de amarelinha com a família.

Com a ajuda de pessoas da família desenhe no chão uma amarelinha com numerais de 1 a 10. Comecem pulando com o pé direito, depois com o esquerdo e depois normalmente. Preste bastante atenção aos numerais.

DIA 2 DE ABRIL DE 2020
QUINTA-FEIRA

Atividade 1: Observe como está o dia. Você descreve e alguém anota no seu caderno. Desenhe e pinte.

Atividade 2: Acesse o endereço abaixo e cante.

https://www.youtube.com/watch?v=Wmj2COW0veI

Se não consegue acessar o endereço eletrônico acima, não tem problema.
A pessoa que está te ajudando vai ler a letra da música pra você. Se conhecer a música pode cantar.
 
A Casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão

Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
Vinicius de Moraes

Atividade 2: Brinque de encontrar  na música palavras que rimam.
Exemplo: a palavra “engraçada” rima com a palavra “nada”.

Atividade 3: Agora, vamos trabalhar.

a) Observe o local onde está a sua casa. O chão é de terra? Tem grama? E árvores? Vizinhos?

b) Numa folha de ofício desenhe a paisagem do local onde fica sua casa. Use giz de cera ou tinta têmpera para pintar.

c) Pegue materiais como papel colorido, papelão, palitos de picolé ou fósforo e faça sua casa. Use a criatividade! Depois da casa pronta cole na sua paisagem.

Atividade 4: Alguém diz e escreve pra você:

a) O nome da sua rua, o número da casa e o seu bairro.

b) O número de pessoas que moram na sua casa.

c) Qual o grau de parentesco?

d) De quais materiais foi feita a sua casa?

Atividade 5: Vamos contar e anotar algumas coisas que tem na sua casa:

a) PORTAS - ....
b) JANELAS - ....
c) QUARTOS - ....
d) COZINHA - ....
e) SALA - ....
f) BANHEIRO - ....
g) GARAGEM - ....

Atividade 6: Escreve mais duas vezes cada número que você encontrou. Não se esqueça de separar com um tracinho.

Atividade 7: Aproveite as palavras escritas e circule a primeira letra de cada uma. Diga seus nomes.

Atividade 8: Escolhe algo para fazer com a sua família. Pode ser a leitura de um livro infantil, ouvir música e dançar, brincar de mímicas, de estátua ou outra atividade que você goste.

DIA 3 DE ABRIL DE 2020
SEXTA-FEIRA

Atividade 1: Observe como está o dia e desenhe.

Atividade 2: Vamos trabalhar mais um pouco com nomes de pessoas?

a) Acesse o endereço abaixo e cante.

https://www.youtube.com/watch?v=x6jbo-nPA6E

b) Se não conseguiu acessar esta é a letra da música. Alguém copia no caderno da criança.

A, E, I, O, U (REFRÃO)
A, E, I, O, U

A DE ANDRÉ, A DE ALBERTO
A DE ALBERTO AO LADO DE ANDRÉ.

(REFRÃO)

E DE EDUARDO, E DE EMÍLIA
E DE EMÍLIA DE FRENTE PARA EDUARDO.

(REFRÃO)

I DE IVO, I DE IRACEMA
I DE IRACEMA JUNTO COM IVO.

(REFRÃO)

O DE ODAIR, O DE OLÍVIA
O DE OLÍVIA OLHANDO PARA ODAIR.

(REFRÃO)
U DE ÚRSULA, U DE ULISSES
U DE ULISSES AO LADO DE ÚRSULA.
(REFRÃO)

c) Alguém escreve em fichas de papel com letras bastão grandes os nomes próprios que aparecem na música. Mostra a ficha com o nome e você procura na música e circula com lápis de cor.

d) Use as fichas para contar e anotar o número de letras de cada nome. Cole no caderno ou numa folha de ofício.

e) Pinte:
- de amarelo os nomes que têm sete letras;
- de laranja os que têm seis letras;
- de azul claro o que tem cinco letras;
- de rosa o que tem quatro letras;
- de verde claro o que tem três letras.

f) Observe e responda: qual grupo de letras tem mais nomes?

g) Escolhe um menino e uma menina da música, copia o nome e desenha.

Atividade 3:  Vamos fazer um quebra-cabeça com o nome?

a) Pegue uma folha de ofício e divida ao meio na horizontal.

b) Faça o pontilhado das letras do primeiro nome da criança.

c) Em seguida ela vai passar lápis colorido sobre as mesmas começando da esquerda para a direita.

d) Pode enfeitar com desenhos e pintar o fundo com cores claras.

e) Faça quatro cortes na ficha. Misture e dê para a criança montar novamente sobre uma folha inteira.

f) Depois do quebra-cabeça montado cole suas partes.


Atividade 4: Hora de relaxar e ouvir uma história infantil que alguém vai ler ou contar.

Beijos da professora Denise e até semana que vem!





  1. 1º ANO – PROFESSORA DENISE - ANOS INICIAIS


COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ALENCAR
ATIVIDADES PARA O 1º ANO

Olá pais ou responsáveis pelos alunos do 1º Ano. Espero que todos estejam bem. Devido ao momento pelo qual estamos passando teremos que ficar mais algum tempo em casa. Agora, mais do que nunca é extremamente importante que nos cuidemos para cuidar dos outros também.
Nesta semana desenvolveremos um projeto sobre a Páscoa, pois este é um momento de renovação pessoal, independente da religião. Lembremos acima de tudo que Páscoa é vida, amor, solidariedade e união.
Uma boa semana a todos e uma abençoada Páscoa em família!

DIA 6 DE ABRIL DE 2020
SEGUNDA-FEIRA

Atividade 1: Vamos iniciar com um vídeo infantil sobre a história da Páscoa e o seu verdadeiro sentido. Deixo a cargo dos pais, caso não queiram que os filhos assistam não tem problema algum.

https://www.youtube.com/watch?v=zrseoxeqgrm

Atividade 2: Agora vamos cantar e aprender:

https://www.youtube.com/watch?v=AvTJ4kfD_Z0

Atividade 3: Copie a letra da música baixo no caderno. Se já sabe cantar melhor ainda.

                COELHINHO DA PÁSCOA

COELHINHO DA PÁSCOA, QUE TRAZES PRA MIM?

UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM!

UM OVO, DOIS OVOS, TRÊS OVOS ASSIM!

COELHINHO DA PÁSCOA, QUE COR ELES TÊM?

AZUL, AMARELO E VERMELHO TAMBÉM!

AZUL, AMARELO E VERMELHO TAMBÉM!

Atividade 4: Faça algumas atividades usando a letra da música:

a) Escolha um lápis de cor e circule o título da música.

b) No seu caderno faça um desenho para representar a letra da música.

c)  Alguém vai partir três folhas de ofício e fazer fichas com as seguintes palavras em letra bastão. A seguir mostra a ficha lendo a palavra, mostrando com o dedo da esquerda pra direita. A criança observa, encontra a palavra na letra da música e circula.

           
d) Aproveite as fichas para contar as letras de cada palavra. Anote o número correspondente na frente ou no verso de cada ficha.

e) Peça para a criança dizer o nome da letra inicial de cada palavra.

f) Peça para ela soletrar cada palavra.

g) Agora pinte de amarelo a ficha com a palavra que tem mais letras e de azul a que tem a palavra com menos letras.

h) Responde: Quantas letras a palavra OVO tem a menos que a palavra COELHINHO?

Atividade 5:  Vamos começar a juntar cascas de ovos para pintar?

Sempre que for usar ovos em alguma receita culinária abra os mesmos fazendo um furo numa das extremidades.
Lave bem as cascas em água corrente.
Misture em um litro de água uma colher de água sanitária e deixe as cascas de molho por dez minutos.
Passando o tempo indicado lave outra vez as cascas em água corrente e coloque sobre papel toalha ou um pano de pratos para escorrer e secar.

Atividade 6: Agora vamos confeccionar  orelhinhas de coelho.

Você pode imprimir ou desenhar o molde abaixo numa folha de desenho para a sua criança enfeitar. Ela pode pintar, colar papéis coloridos, bolinhas de papel, algodão, etc. Deixe que use  a criatividade. Depois fure e coloque um elástico fino ou cole uma tira de papel para fazer o contorno da cabeça.

Atividade 7: A última folha pode imprimir ou copiar no caderno para criança fazer as atividades com os números.


DIA 7 DE ABRIL DE 2020
TERÇA-FEIRA
OBSERVE COMO ESTÁ O DIA E DESENHE.

Atividade 1: Vamos cantar e se divertir?

a) Acesse o endereço eletrônico abaixo. Cante fazendo os gestos e movimentos.

https://www.youtube.com/watch?v=nS-yJupHhOc

b) Brinque de pular com a família.

Exemplo: uma pessoa diz o número 5 e todos os
participantes pulam pra frente contando até cinco. Segue a brincadeira até que todos tenham falado um número (de 1 a 9).

c) Trace círculos no chão com giz e brinque de “coelhinho sai da toca”.

d) Imite o coelhinho e outros animais que você conhece.

Atividade 2: Agora alguém copia a letra da música no caderno.

a) Fazer com que a criança observe este momento de escrita explicando que escrevemos da esquerda para a direita.

DE OLHOS VERMELHOS

DE OLHOS VERMELHOS,
DE PELO BRANQUINHO,
DE PASSO LIGEIRO
EU SOU COELHINHO.

SOU MUITO ASSUSTADO,
PORÉM SOU GULOSO.
POR UMA CENOURA
JÁ FICO MANHOSO.

EU PULO PRA FRENTE;
EU PULO PRA TRÁS;
DOU MIL CAMBALHOTAS,
SOU FORTE DEMAIS!

COMI UMA CENOURA
COM CASCA E TUDO,
TÃO GRANDE ELA ERA!
FIQUEI BARRIGUDO.

b)  Leia a letra da música passando o dedo indicador abaixo do que está lendo. A criança precisa prestar bastante atenção.

c)   É hora da interpretação oral. Faça as perguntas a seguir para a criança responder:

- Como é o nome desta música? Que outro nome você daria pra ela?

- Sobre qual animal a música está contando?

- De que cor são os olhos do coelhinho? E o seu pelo?

- Como o coelhinho se movimenta?

- O que ele gosta de fazer?

- Como ele ficou depois de comer a cenoura?

Observação: Se a criança apresentar dificuldade para responder ajude-a, evitando dizer que está errado. Esta dica vale para todas as atividades.

d)  Peça para a criança circular o nome da música e escolher a parte que mais gostou para representar através de um desenho.

e)  Conte com a criança o número de versos da música, lembrando que cada linha é um verso. Anote no caderno o número de versos.

Atividade 3: Imprima a próxima página. Peça para a criança que mostre e diga o nome das letras do alfabeto. Faça o mesmo com cada palavra

Acompanhe a atividade para ver se a criança inicia pela primeira letra da palavra.

Observação: Se não tiver como imprimir, copie um dos quadros no caderno para a criança realizar.

Atividade 4:  Pesquisa com sua família porque o coelho e o ovo são símbolos da Páscoa. Alguém escreve no caderno utilizando apenas uma palavra para cada símbolo.

coelho - ..................        ovo - ....................

Atividade 5: Desenha as quantidades pedidas.

Atividade 6: Peça para alguém pintar seu rosto como um coelhinho. Coloque suas orelhinhas e tire algumas fotos para montarmos um mural quando estivermos de volta à escola.


DIA 8 DE ABRIL DE 2020
QUARTA-FEIRA

ATIVIDADE 1: Hoje vamos iniciar com a leitura da história: “O coelhinho que não era de Páscoa”, da autora Ruth Rocha . Acesse o endereço eletrônico abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=CVpaP3HvRxY

Observação: Se não conseguiu acessar o vídeo, segue a transcrição da história para ler. Não precisa copiar.

O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA
RUTH ROCHA

VIVINHO ERA UM COELHINHO.

BRANCO, REDONDO E FOFINHO.

TODOS OS DIAS, VIVINHO IA A ESCOLA COM SEUS IRMÃOS. APRENDIA A PULAR, APRENDIA A CORRER...APRENDIA QUAL A MELHOR COUVE PARA SE COMER.

OS COELHINHOS FORAM CRESCENDO, E CHEGOU A HORA DE ESCOLHER UMA PROFISSÃO.

OS IRMÃOS DE VIVINHO JÁ TINHAM RESOLVIDO:

- EU VOU SER COELHO DE PÁSCOA, COMO MEU PAI.

- EU VOU SER COELHO DE PÁSCOA, COMO MEU AVÔ.

- EU VOU SER COELHO DE PÁSCOA, COMO MEU BISAVÔ!

E TODOS QUERIAM SER COELHOS DE PÁSCOA, COMO SEU TRISAVÔ, O TATARAVÔ E TODOS SEUS AVÔS.

 SÓ VIVINHO NÃO DIZIA NADA.

OS PAIS PERGUNTAVAM, OS IRMÃOS INDAGAVAM:

            - E VOCÊ, VIVINHO? E VOCÊ?

- BOM - DIZIA VIVINHO - EU NÃO SEI O QUE QUERO SER. MAS SEI O QUE NÃO QUERO: SER COELHO DA PÁSCOA.

O PAI DE VIVINHO SE ESPANTOU, A MÃE SE ESCANDALIZOU:

- OOOOOHHHHHH!!!

VIVINHO ARRANJOU UMA PORÇÃO DE AMIGOS: O BEIJA-FLOR FLORINDO, JULIETA, A BORBOLETA E A ABELHA MELINDA.

- ONDE É QUE JÁ SE VIU COELHO BRINCAR COM ABELHA? OS IRMÃOS DE VIVINHO DIZIAM.

OS PAIS DE VIVINHO SE ABORRECIAM:

- UM COELHO TEM QUE TER UMA PROFISSÃO. ONDE É QUE NÓS VAMOS PARAR COM ESSA VADIAÇÃO?

 - NÃO SE PREOCUPEM - VIVINHO DIZIA - ESTOU APRENDENDO UMA ÓTIMA PROFISSÃO.

- SÓ SE ELE ESTÁ APRENDENDO A VOAR - OS PAIS DE VIVINHO DIZIAM.

- SÓ SE ELE ESTÁ APRENDENDO A ZUMBIR - OS IRMÃOS DE VIVINHO CAÇOAVAM.

VIVINHO SORRIA E SAIA, PULA – PULANDO, PARA SE ENCONTRAR COM SEUS AMIGOS.

O TEMPO PASSOU.

A PÁSCOA ESTAVA CHEGANDO.

PAPAI E MAMÃE COELHO FORAM COMPRAR OS OVOS PARA DISTRIBUIR. MAS AS FÁBRICAS TINHAM MUITAS ENCOMENDAS. NÃO TINHAM MAIS OVINHOS PARA VENDER.

EM TODO LUGAR A RESPOSTA ERA SEMPRE A MESMA: - TUDO VENDIDO. NÃO TEMOS MAIS NADA...

O CASAL COELHO FOI A TUDO QUE FOI FÁBRICA DA FLORESTA.

DO SEU ANTONIO, DO SEU JOÃO, DO SEU SIMÃO.

DO SEU VELOSO, DO SEU MATOSO, DO SEU CARDOSO.

DO SEU TÔNIO, SEU PETRÔNIO, SEU SINFÔNIO.

MAS A RESPOSTA ERA SEMPRE A MESMA: - TUDO VENDIDO, SEU COELHO, TUDO VENDIDO...

OS DOIS VOLTARAM PARA CASA DESANIMADOS.

- ORA ESSA, ISSO NUNCA ACONTECEU...

- NÃO PODEMOS DESAPONTAR AS CRIANÇAS...

OS IRMÃOS DO COELHINHO ESTAVAM TRISTES:

- NOSSA PRIMEIRA DISTRIBUIÇÃO... AI QUE TRISTEZA NO CORAÇÃO!...

VIVINHO VINHA CHEGANDO COM MELINDA.

- POR QUE NÃO FAZEMOS OS OVOS NÓS MESMOS?

- É QUE NÓS NÃO SABEMOS. COELHO DE PÁSCOA SABE DISTRIBUIR OVOS, NÃO SABE FAZER.

- POIS EU SEI - DISSE VIVINHO. - EU SEI!

- SERÁ QUE ELE SABE? – DISSE O PAI.

- ELE DISSE QUE SABE – DISSERAM OS IRMÃOS.

- ELE SABE, ELE SABE! – DISSE A MÃE.

- E COM QUEM VOCÊ APRENDEU? – DISSERAM TODOS.

- COM MEUS AMIGOS. EU NÃO DISSE QUE ESTAVA APRENDENDO UMA PROFISSÃO?

- POIS EU APRENDI A TIRAR O PÓLEN DAS FLORES COM JULIETA E FLORINDO.  - E MELINDA É A MAIOR DOCEIRA DO MUNDO. ME ENSINOU A FAZER TUDO O QUE É DOCE...

A CASA DA FAMÍLIA COELHO VIROU UMA VERDADEIRA FÁBRICA. TODOS AJUDAVAM: PAPAI COELHO, MAMÃE COELHA, OS COELHINHOS... E OS AMIGUINHOS TAMBÉM: FLORINDO, O BEIJA-FLOR, JULIETA, A BORBOLETA, E MELINDA, A MAIOR DOCEIRA DO MUNDO...

 E ERA VIVINHO QUE COMANDAVA O TRABALHO.

E QUANDO A PÁSCOA CHEGOU ESTAVAM TODOS PREPARADOS.

AS CESTAS DE OVOS ESTAVAM PRONTAS. E OS PAIS DE VIVINHO ESTAVAM MUITO CONTENTES.

A MÃE DE VIVINHO DISSE: - AGORA, NOSSO FILHO TEM UMA PROFISSÃO.

E O PAI DE VIVINHO FALOU: - CADA UM DEVE SEGUIR A SUA VOCAÇÃO...

Atividade 2: E então, prestou bastante atenção?

a) O que você achou desta história? Comente com quem está te ajudando.

b) Você lembra o título da história? Anote no caderno.

c) E o nome da autora da história, você lembra? Anote também.

d) Qual o nome do coelhinho que aprendeu a fazer doces? Anote no caderno e circule a letra inicial.

e)   Tente lembrar alguns personagens, nesse caso os animais, que participam desta história. Desenhe no seu caderno os que você lembrou.

f) Em que época do ano se passa esta história? Anote no caderno.

g) Conte a história do jeito que você lembra. Não precisa escrever.

Atividade 3: Copie a atividade abaixo no caderno para a sua criança fazer. Também dá pra imprimir e depois de pronta colar no caderno.

OBSERVE O DESENHO E SEU NOME. DEPOIS COMPLETA COM AS LETRAS QUE FALTAM.


Atividade 4: Imprimir a folha do alfabeto para a criança dizer o nome das letras. Após observa o nome do coelhinho e pinta os ovinhos com estas letras.

Se não conseguir imprimir, escreve o alfabeto no caderno e pede para localizar e pintar as letras do nome do coelhinho.

Atividade 5: A folha com atividades sobre numerais pode ser impressa ou copiada no caderno.

Atividade 6: Querido(a) aluno(a) chegou a hora da pintura! Lembra aquelas cascas de ovos que pedi para juntar? Hoje você vai pintá-las.

Então vamos lá!

a) A pintura será com tinta têmpera, então pegue todo o material que vai precisar.

b) Coloque o dedo indicador dentro da casca do ovo.

c)   Com o pincel pegue um pouco de tinta e vá pintando com cuidado para a casca não cair e quebrar.

d)   Espalhe bem a tinta para a casca secar mais rápido.

e) Não se esqueça de lavar e secar bem o pincel sempre que for trocar de cor.

f) Depois de pintadas coloque num lugar seguro e arejado para secar.

g) Colabore com a sua família limpando, organizando e guardando o seu material.

Atividade 7: Hora de brincar com a família
Escolha brincadeiras para movimentar o corpo como “chefe manda”, “coelhinho sai da toca”, e outras que você conhece e o espaço da casa permitir.

Se você gosta de dançar, este também é um ótimo exercício.

Logo estarei postando atividades para o dia nove de abril.

Um abração da professora Denise.








Nenhum comentário:

Postar um comentário